Salmo 70 — Como superar traumas e humilhações
Um Salmo consiste em uma forma de oração extremamente poderosa, carregada de muita história e simbolismo por trás de cada palavra. Tais versos, por sua vez, são construídos de maneira especialmente peculiar, apresentando cadência rítmica que as torna aptas a serem cantadas de forma poética ou entoadas como mantras. Neste artigo iremos nos debruça sobre o significado e a interpretação do Salmo 70.
Essa característica semelhante aos mantras é uma de suas maiores armas, pois teria o poder de criar uma frequência energética em suas palavras capaz de sintonizar com as frequências divinas, proporcionando então um contato muito mais próximo e íntimo com Deus e elementos cósmicos.
Outra grande característica das orações que compõem o livro dos Salmos é sua capacidade de orientação e influência direta sobre quem as realiza, o que acaba por se misturar com a importância histórica, motivo de seu surgimento. Cada um dos 150 Salmos existentes foi produzido sob a tensão ou conquista de determinado momento histórico do povo hebreu, pedindo pelo alívio dos males diante momentos de aflição ou destinando corpo e alma em agradecimento a Deus pela grande glória alcançada. Assim, cada um dos Salmos possui também um lição a passar para quem deles fará uso.
As palavras pronunciadas, muitas vezes como um mantra ou uma canção, possuem o poder de influenciar seus devotos com energias positivas, trazendo a luz e a calmaria a seus espíritos.
Recobre a confiança e supere as humilhações com o Salmo 70
Dentre os inúmeros e versáteis textos encontrados neste livro bíblico é possível deparar-se com um breve Salmo destinado a auxiliar aqueles que buscam pela superação de humilhações e situações semelhantes, sendo ele o de número 70.
De modo geral, o Salmo 70 proporciona aos necessitados um incremento de sua força moral com palavras que elevem sua confiança e autoestima. A oração costuma ser de grande efeito para quem acaba de sofrer uma derrota ou penalidade que possa ter afetado a confiança em si mesmo e em suas decisões.
Possibilita ainda ao fiel que encontre auxílio divino através das palavras que trazem alento aos corações, procurando restabelecer o equilíbrio e clarear a mente para que veja a luz que o aguarda no fim do túnel. A leitura do Salmo 70 é ainda eficaz para os que sofrem com o temor de incêndios e para os que desejam uma vida longa e com moderações.
Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.
Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.
Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.
Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.
Interpretação do Salmo 70
Versículo 1
“Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me”.
Iniciamos o Salmo 70 com um pedido desesperado do salmista, que implora pela bondade e misericórdia do Senhor; uma luz, um resultado imediato, para livrá-lo da dor e do sofrimento.
Versículos 2 e 3
“Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!”
Aqui, Davi é muito explícito ao reconhecer as pessoas que desejam o seu mal; e que estas perecerão pelo caminho. O poder do Senhor o protegerá de todos os males por toda a sua vida. E aqueles que buscarem prejudicar os filhos de Deus, se arrependerão e se frustrarão.
Versículo 4
“Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus”.
Todo aquele que busca amparo e orientação no Senhor, não se arrepende, e reconhece Suas benfeitorias. Não há nada a temer quando se tem a Deus; e mesmo que a dor leve tempo a passar, devemos aguardar com alegria, pois o melhor ainda está por vir.
Versículo 5
“Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas”.
Neste último versículo, Davi continua afirmando que sabe que o Senhor está preparando algo bom para ele; entretanto, o rei ainda sofre, e pede para que Ele não demore. O inimigo não poupa esforços para afetá-lo, e por isso a necessidade de urgência pelo socorro Divino.
Saiba mais :