O significado mágico das pedras para a umbanda
Pedras preciosas, cristais e as mais variadas gemas encantam a humanidade com sua beleza e seu brilho único desde os primórdios em que se tem registro. Essas pedras sempre foram símbolo de status e poder, porém em alguns círculos religiosos como a umbanda elas possuem um valor um pouco diferente.
Quando se observa o decorrer da história, fica claro o valor econômico atribuído a diversas gemas, normalmente estabelecido por sua beleza e dificuldade de obtenção. Mas para muitas crenças religiosas esse valor ultrapassa a estética, sendo a elas atribuídas certas propriedades místicas, como a capacidade de canalizar energias específicas e conferir certos poderes e bênçãos a seus usuários.
Como funcionam as pedras na umbanda
Como as pedras podem ser utilizadas como canais de energia, a umbanda faz uso justamente do poder destas para atrair e captar tipos específicos de energias místicas. Estas pedras, sendo partes da mãe natureza e um presente para a humanidade, podem estar sintonizadas com a energia mística de algumas entidades como o preto velho, por exemplo.
Clique Aqui: 13 sinais de que um terreiro de umbanda não é de confiança
O que a umbanda faz é utilizar essas pedras em adornos, dentro de algum ponto riscado e trabalham também com elas nas mãos, de modo a sintonizar as energias corretas de cada entidade. Dentro de um terreiro podemos observar logo abaixo do altar o Otá, uma pedra específica que é o ponto forte do assentamento. Da mesma forma, é comum ver uma tronqueira de um terreiro assentada com pedras, já que estas são normalmente solicitadas pelos guardiões dos templos.
Clique Aqui: O poder das pedras místicas sobre o seu mês de aniversário
Significado das pedras na umbanda
É possível observar que algumas entidades na umbanda utilizam-se de acessórios como colares feitos de alguma gema específica, mostrando que cada uma delas possui afinidade com uma gema em particular. Vamos agora conhecer algumas destas gemas e suas entidades associadas.
Quartzo Branco : Representa Oxalá
Quartzo Rosa: Representa Oxum
Quartzo Verde: Representa Oxossi
Ágata de fogo ou Calcita laranja: Representa Egunitá
Ametista, ametrino ou rubelita: Representa Nanã
Granada ou Rubi: Podem estar ligadas tanto a Pombas Giras como a Ogum
Pedra do Sol ou Jaspe vermelha: Representa Xangô
Opala: Representa Oxumarê
Esmeralda ou Calcedônia: Representa Obá
Citrino: Representa Iansã
Turmalina Negra: Representa Obaluaê
Água Marinha: Representa Iemanjá
Ônix negro: Representa Omolu
Turmalina Negra ou Cianita Negra: Representa os Exus
Saiba mais :