Qual é o significado da reencarnação ?
Muitas pessoas acham que sabem o que é reencarnação: é quando a alma sai de um corpo que faleceu e encarna em outro que acabou de nascer. Mas o significado da reencarnação é muito maior do que esse, ele tem sido estudado há milhares de anos e é a ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos. Saiba um pouco mais sobre a reencarnação abaixo.
Não perca: 5 sinais que você já passou por uma reencarnação
Reencarnação – definições, origens e características
O que é a reencarnação?
Segundo os estudos sobre este tema, nossos somos seres formados de matéria e de espírito. Existe uma porção do ser que é capaz de subexistir após a morte do nosso corpo físico, e ela pode ser chamada de espírito, alma ou consciência. A morte do corpo físico não demanda a morte da alma, ela pode associar-se a outros corpos sucessivamente para fins específicos, como para maior autoconhecimento, evolução ou para anular um carma, por exemplo.
Leia Também: 3 casos de reencarnação impressionantes – parte 1
Origem do conceito de reencarnação
Heródoto, historiador grego do século V a. C. talvez tenha sido o primeiro estudioso a documentar conceitos de reencarnação. Segundo ele, a reencarnação faz parte da doutrina egípcia, que afirma que a reencarnação ocorria exatamente no momento da morte física, que o corpo reencarnava em um ser que estivesse nascendo, podendo ser uma criatura da terra, água ou ar. Segundo a sabedoria egípcia todas as almas percorriam todas as criaturas em um percurso de 3 mil anos.
Pitágoras, filósofo e matemático grego nascido em 570 a.C. também defende com caráter filosófico a lógica da reencarnação que hoje é base para diversas religiões e filosofias modernas. A ressurreição é o elemento chave que liga e faz parte das religiões do Antigo Egito, do Hinduísmo, do Budismo, do Culto de Tradição aos Orixás (africano), dos Cultos Indígenas, da Cabala Judaíca, do Espiritismo e suas dissidências.
Leia Também: Mais 3 casos impressionantes de reencarnação – parte 2
A Reencarnação e o Espiritismo
No Brasil, a doutrina mais presente que defende a existência da reencarnação é o espiritismo. Segundo Allan Kardec, decodificador do Espiritismo no mundo, a reencarnação é um processo obrigatório e sucessivo, a alma vai reencarnando até se tornar um espírito puro. Segundo Kardec, a reencarnação é a oportunidade que a alma tem de melhorar, aperfeiçoar-se intelectualmente através do trabalho e estudo e moralmente através do amor ao próximo e da caridade. Ela é vista como uma bênção pelo espírito, pois é uma oportunidade de progresso. Para o espiritismo, a reencarnação é uma prova da justiça de Deus, que dá diversas oportunidades para o espírito se aperfeiçoar ao invés de mandá-lo para o céu ou para o inferno em uma atitude maniqueísta.
Leia Também: O que a Bíblia diz sobre reencarnação?
Reencarnação e Ciência
Por mais que a reencarnação tenha sido estudada através dos tempos, muito tempo antes de Cristo, ainda não existem provas concretas e científicas que garantem a sua existência. Existem diversas evidências, como o estudo feito pelo psiquiatra Dr. Ian Stevenson, da Universidade da Virgínia, Estados Unidos. Ele recolheu dados durante 40 anos sobre mais de 3000 casos que evidenciam a reencarnação no todo o mundo com resultados foram bem expressivos, todos feitos com crianças. Os estudos foram feitos com crianças pois é nesta idade (entre os 2 e 6 anos) que aparecem as maiores evidências e histórias de casos de reencarnação. Quando a história contada pela criança sobre sua vida passada não é levada a sério, a criança esquece-se ou o cérebro bloqueia estas lembranças.
Leia Também: Reencarnação existe? Veja evidências