Saiba o que há dentro de um Terreiro de Umbanda
O que é o Terreiro de Umbanda?
O terreiro de Umbanda – também chamado de Templo de Umbanda, Centro de Umbanda ou ainda Casa de Umbanda – é o local onde ocorrem as reuniões, festas e rituais dos devotos dessa religião afro-brasileira. O terreiro de Umbanda é um complexo formado por várias situações, desde as entidades que se manifestam até os médiuns que são os intérpretes dos espíritos. Cada centro de Umbanda varia de acordo com a sua ramificação e com o seu mestre ou pai-de-santo, os compartimentos e locais dos terreiros podem ter diferentes denominações e funções de acordo com cada vertente. Veja aqui o que é mais comum encontrar nos terreiros de Umbanda espalhados pelo país.
Do que é composto um terreiro de Umbanda?
São vários locais sagrados para os umbandistas, veja exemplos:
Tronqueira
É um compartimento fechado com uma pequena porta que fica localizado do lado externo do terreiro, à esquerda de quem entra. A tronqueira é destinada à segurança do terreiro e tem por finalidade o assentamento das forças dos Exus e é também onde é firmado o assentamento das entidades que protegem a casa e comandam as atividades espirituais. Ao passar em frente o visitante deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira.
Firmeza ou Assentamento de Ogum
É o altar do Orixá Ogum, destinado a receber as oferendas. Pode ficar localizado do lado de fora ou de dentro do terreiro.
Canjira
É o altar de Exu e da Pombagira. É o local onde se realizam as obrigações e oferendas.
Pegi
É o altar sagrado do Terreiro de Umbanda onde são realizados os rituais.
Congá
É o local mais importante dentro de um terreiro de Umbanda. É um espaço consagrado, onde as energias são permanentemente renovadas, através de preces e outros objetos que ali são dispostos, como velas, flores, copos com água, pontos riscados, pedras e imagens.
Roncó
O ronco é o altar particular do chefe do terreiro, somente ele e seus filhos podem ali estar. É onde é feito o ritual do batismo da Umbanda.
Existem ainda vários outros locais característicos dos terreiros de Umbanda, mas que não são encontrados em todas as vertentes, como a Casa das Almas, o Quarto de Camarinha, o Quarto de Santo, a Cozinha de Santo, entre outros. No entanto, todo terreiro de Umbanda é um local de oração, de devoção e de respeito, onde se deve entrar de coração aberto, livre de preconceitos e abertos a vivenciar as experiências e rituais dessa religião.
Veja também:
- Conheça os principais Orixás de Umbanda
- Livros que todo Umbandista dever ler.
- Saiba como são as músicas de Umbanda e onde ouvi-las.