Ylang-ylang: conheça esse abrangente óleo essencial da aromaterapia
A flor asiática chamada ylang-ylang vem sendo amplamente utilizada na aromaterapia, por meio de seus óleos essenciais e chamando a atenção. Com aroma adocicado, floral e com um toque exótico, ele remete a mistérios e desejos.
O óleo essencial tem grande eficácia em casos de ansiedade, raiva, insônia, tensão nervosa, depressão, impotência e frigidez, tornando-o um dos óleos mais usados na aromaterapia. Também é recomendado para tratamento de peles oleosas, na forma de loções ou compressas, ou como tônico para o couro cabeludo.
Ylang-Ylang e o afrodisíaco
Para se ter uma ideia do poder da ylang-ylang, antigamente, na Indonésia, era costume cobrir a cama dos recém-casados com essas flores para inspirar uma perfeita noite de lua-de-mel. Por conta disso, o óleo essencial também ganhou a fama de ser altamente afrodisíaco. Bom, usufruir desta propriedade é apenas uma consequência da eficácia inicial do ylang-ylang.
Nos tratamentos da aromaterapia, este óleo essencial funciona, principalmente, para pessoas que necessitam de amor próprio, o que significa que, se um indivíduo se ama, se respeita e possui a sua autoestima em dia, por consequência, será notado e desejado. Este óleo essencial pode sim aumentar sua libido, mas não atrairá um parceiro se quem o usar não estiver bem consigo mesmo.
O ylang-ylang, traz a euforia para os depressivos, acalma os ansiosos, liberta e traz de volta o amor próprio aos que perderam sua autoestima. Se combinado com outros óleos essenciais, também pode se mostrar um ótimo anti-infeccioso e tônico uterino.
Na aromaterapia, o óleo essencial de ylang-ylang combina com os óleos de Bergamota, Citronela, Grapefruit, Toranja, Laranja, Jasmim, Lavanda, Gerânio, Sândalo, Vetiver, Néroli, Melissa, Rosa, Pau-Rosa e Verbena.
Indicações Terapêuticas do Ylang-Ylang
• Problemas capilares e dermatológicos: acne, cuidados geral com a pele, picada de inseto, pele irritada e cabelo sem vida e danificado pela água do mar.
Ação: possui um efeito de equilíbrio sobre o sebo, o que torna eficaz tanto para a pele oleosa quanto a seca, pois é um regulador. Usado para enxaguar, promove um cabelo mais saudável.
• Sistema circulatório: pressão alta, palpitações e taquicardia.
Ação: Abaixa a pressão sanguínea, sendo reconhecido pelo seu efeito regulador e calmante no coração.
• Sistema nervoso: ansiedade, depressão, frigidez, insônia e tensão nervosa.
Ação: reconforta e fomenta a autoconfiança. Também e é benéfico para os problemas relacionados com o stress, raiva e insegurança. Promove aumento da libido.
• Emoções: Aprende a dar e receber, conecta-se com o amor por si mesmo, promove a liberdade e liberta os medos e ciúmes.
Como usar?
Confira algumas sugestões de uso do óleo essencial de ylang-ylang na aromaterapia.
No banho
Opção 1: Para uma banheira de tamanho médio, misture 15 gotas de óleo essencial de ylang-ylang com uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva. Para efeito afrodisíaco, acrescente algumas gotas de óleo essencial de rosas, de jasmim e de bergamota.
Opção 2: no canto do box do chuveiro, pingue até seis gotas do óleo essencial de ylang ylang e inale o cheiro durante o banho.
Opção 3: dilua até seis gotas do óleo essencial de ylang-ylang em leite, álcool ou óleo vegetal de sua preferência e coloque em sua banheira, antes do banho.
Na massagem
Em um frasco de 50 ml de óleo vegetal ou loção neutra (sem adição de parafinas ou derivados de petróleo), acrescente 15 gotas de óleo essencial de ylang-ylang.
Como vaporizador
Em um recipiente com água quente, coloque de 5 a 10 gotas de ylang-ylang, dependendo do tamanho do ambiente.
Para inalação
Em um recipiente com água quente, coloque de 3 a 5 gotas do óleo essencial de ylang-ylang, em seguida, cubra a cabeça com uma toalha, feche os olhos e inale o vapor por poucos minutos.
Como escalda pés
Dilua até seis gotas do óleo essencial de ylang-ylang em uma colher de chá de álcool de cereais ou óleo vegetal. Em seguida, adicione quatro litros de água quente. Se estiver muito calor, troque por água fresca.
Atenção! O uso excessivo do ylang-ylang pode causar náuseas e dores de cabeça. Também pode irritar a pele sensível e seu uso é contraindicado em condições de pele inflamada e dermatite.
Saiba mais:
- Aromaterapia: Óleos Essenciais para Esquentar a Relação
- Final de ano em paz: traga harmonia e união com a aromaterapia
- Aromaterapia: conheça a técnica de cura através dos aromas