10 coisas que você não sobre os Cães
Os cães são conhecidos como o melhor amigo do homem, mas você sabe o porquê? Bem, isto se deve a diversas qualidades que estes amigos caninos nutrem pela gente. Eles possuem um faro, uma vibração e uma aura extremamente especiais que vão amolecer o seu coração.
Confira abaixo estas características que você nem desconfia:
-
Cães reconhecem a nossa tristeza
Apesar de aparentarem estar sempre alegres e contentes, abanando a cauda e tentando nos lamber, eles conhecem exatamente quando algo de mais grave acontece com nosso humor, ou nossa vida. Os cães detectam nossas mudanças mais rapidamente do que nós mesmos. Por isso são ótimos amigos para detectar até mesmo o início de uma depressão.
-
Cães sentem a fragilidade das crianças
Sempre se tem uma pontinha de aflição quando vê-se um bebê ou uma criança pequena perto de um cachorro com raça de grande porte, nos passa a sensação de algo vai dar errado, claro que devemos ficar atentos com os pequenos e com os cachorros, porém naturalmente os cães sabem diferenciar um bebê humano de um adulto, podemos notar isso em vários vídeos na internet nos quais os cães cuidam e são delicados ao estarem perto de crianças pequenas.
-
Cães sentem quando estamos mal
Quando estamos cansados, deprimidos ou sem energia, os cães sentem empatia com esse estado, pois notam que seu amigo humano não está em uma boa fase, às vezes eles nos tentam animar, mas geralmente eles guardam o espaço do dono nos momentos em que ele precisa refletir ou tomar uma decisão importante. Apesar de não parecer eles são ótimos em notar as diferenças mais sutis.
-
Cães identificam nossas intenções
Um dos mitos caninos que tem uma certa dose de verdade é que os cães conseguem farejar as intenções de cada um, seja pela leitura corporal ou por outro fator relevante, física ou quimicamente, eles conseguem uma leitura precisa de um estranho quando ele entra em nosso lar, certamente algumas vezes essa leitura que fazem é equivocada e baseada no sentimento de fidelidade e superproteção ao seu dono, portanto fique alerta quando seu cão estranhar um visita, mas nem sempre tome ao pé da letra o que ele pode estar querendo dizer.
-
Cães sentem quando estamos apaixonados
Felicidade no ar, os cães também conseguem farejar o amor no ar, e mesmo ficarem um pouco ciumentos pois notam uma presença que pode atrapalhar a relação com seu dono, mas quando eles percebem que seu espaço está preservado com certeza demonstram a felicidade junto ao seu dono e ao seu parceiro, aceitando como um novo membro da família.
-
Cães sabem quando uma viagem está próxima
Grande parte dos caninos conseguem prever quando o dono vai ficar algum tempo fora de casa e demonstram isso ficam mais quietos e isolados, pois sabem que ficarão sem a presença da família, à menos que ele seja incluso na viagem em determinadas ocasiões. Procure sempre dar atenção aos estados de tristeza do seu animal para que ele não sinta tanto a ausência nesses períodos.
-
Cães reconhecem o perigo e sabem quando devem proteger
Relacionado ao tema número quatro, além das intenções de terceiros em relação à eles, os cães sentem perigos altamente letais, como animais perigosos nas redondezas, ou quando uma situação (por exemplo um assalto) coloca-nos em risco, os cães entendem a situação de perigo eminente e podem agir para nos defender. Muito além destas situações, alguns estudos comprovam que cães farejam quando seu dono está com problemas de saúde, como problemas cardíacos ou mesmo certos tipos de tumor.
-
Cães farejam nossos problemas em relacionamentos
A capacidade de empatia canina faz com que eles consigam enxergar situações conflituosas, ou de estresse sendo capazes de intervir abanando o rabo ou querendo chamar a atenção para desviar o conflito entre o casal ou familiares.
-
Cães sabem por onde você andou
Com um olfato tão apurado certamente eles sabem cada lugar que fomos durante nossa jornada diária, desde mercado escritório, ruas que passamos e principalmente se entramos em contato com outros animais durante o trajeto, se fomos a lugares com verde como parques ou bosques, tudo isso apenas pelos rastros de cheiros que ficam em nossas roupas, verdadeiros Sherlock Holmes.
-
Cães sentem à distância quando estamos voltando para casa
Olfato e audição apurados fazem com que eles sintam quando estamos a caminho de casa e os tornem eufóricos momentos antes nossa chegada ao lar, também conta os horários de rotina que estabelecem horários mais ou menos certos para eles, claro que a empatia e o amor ao seu dono são os principais motivadores desse comportamento, cães são realmente incondicionais.
Saiba mais :