10 costumes de outros países que deveríamos adotar
O conhecimento de outras culturas nos agrega valores e abre nossa mente de uma forma incrível. Quando viajamos para outros países, é muito interessante observar a cultura local. Hábitos curiosos e muito diferentes de nossa realidade estão presentes na rotina de diversos povos. O Brasil é um país reconhecido por ser multicultural, que teve influência de diversas nacionalidades. Porém, ainda temos muito a aprender com outras culturas. Conheça 10 costumes de outros países que são interessantes para adotarmos em nossa rotina.
10 costumes de outros países
-
A conscientização com o lixo na Alemanha
Os alemães sempre separam o lixo para a reciclagem. Para você adquirir este hábito, deve procurar locais específicos de coleta de lixo em sua cidade e fazer a separação em sua própria casa.
Além da separação do lixo, eles recebem dinheiro por devolver embalagens. Ao comprar uma garrafa de água, é incluso no pagamento o valor da embalagem. Depois de consumir, é possível devolver a garrafa em qualquer estabelecimento que venda o mesmo produto e pegar o dinheiro do recipiente de volta. Em alguns locais, é possível depositar a embalagem em uma máquina que já identifica o material e libera o valor. A partir desta prática, as pessoas economizam e diminuem o impacto das embalagens no meio ambiente.
-
O descanso pós almoço na Espanha
Quem nunca teve vontade de tirar um cochilo após o almoço? Para os espanhóis, isso é um costume antigo e comum até os dias de hoje. O descanso pós refeição é chamado de siesta e dura aproximadamente meia hora. De acordo com a Ciência, este costume é extremamente benéfico. O curto período de sono contribui para o estado de alerta do cérebro e faz com que as pessoas voltem com mais disposição para o trabalho.
-
A valorização de serviços nos Estados Unidos
Um dos costumes mais difundidos nos Estados Unidos é deixar uma gorjeta como forma de respeito ao profissional. Apesar da prática ser comum em alguns estabelecimentos brasileiros, ela não é obrigatória. Deixar gorjeta é uma forma de demonstrar que está satisfeito com o serviço prestado. Vale separar um valor extra quando for bem atendido em um local.
-
A bicicleta como um dos principais meios de transporte na Hungria
Assim como em outros países europeus, a bicicleta é vista como um meio de transporte oficial na Hungria. No Brasil, há um incentivo para a prática atualmente, mas ainda não é uma cultura muito difundida. Além de contribuir para o meio ambiente, a bicicleta como meio de transporte proporciona qualidade de vida.
-
Não entrar com sapatos em casa no Japão
No Japão, um dos costumes levados realmente a sério é não entrar com sapatos em casa. É comum ter o Genkan nas residências – uma área na entrada em que as pessoas deixam seus sapatos ao chegar da rua. Também existem adaptações deste espaço em algumas escolas e prédios comerciais. Além da higiene, os japoneses enxergam um fator espiritual no ato. Eles creem que ao tirar os calçados, as energias impuras acumuladas ao longo do dia ficam para fora do lugar.
-
Construção de tetos sustentáveis na França
A partir de 2015, as novas construções comerciais da França devem instalar telhados verdes ou painéis solares. Esta lei foi criada como parte de um plano energético francês, para reduzir o uso da energia nuclear. Os painéis captam a luz solar e geram eletricidade para uso próprio. Já os tetos ecológicos contribuem para uma vista menos cinza e para o isolamento do calor, diminuindo o uso de energia do edifício e combatendo a poluição. Trata-se de uma medida simples que a longo prazo pode contribuir para a preservação do meio ambiente.
-
O envio de cartões de agradecimento na Itália
Após a participação de uma festa, um jantar ou qualquer evento comemorativo, um dos costumes na Itália é enviar um cartão como forma de agradecimento. É uma maneira elegante de retribuir a recepção do dono da festa e ainda ajuda a fortalecer os laços de amizade. Que tal aderir?
-
A pontualidade na Inglaterra
Na Inglaterra, atrasos demonstram falta de elegância e comprometimento. Para eles, a pontualidade significa que você tem respeito e valoriza o tempo do próximo. No Brasil, é muito comum se atrasar, mesmo que estejamos sempre com pressa. Ninguém gosta de esperar os outros tendo chegado no horário combinado. Vamos tentar mudar isso? Vale se programar para chegar alguns minutos antes em seus compromissos.
-
O típico piquenique em família na Austrália
Em quase todos os parques, praças ou praias da Austrália é comum ter mesa e banquinhos para realizar piqueniques. Além de ser um momento de descontração e contato com a natureza, o costume proporciona ótimos momentos com familiares e amigos.
-
A prática de exercícios antes do trabalho no Japão
Um dos costumes difundidos no Japão é a prática de exercícios antes de iniciar as tarefas diárias. Estudantes e trabalhadores praticam ginástica diariamente para começar o dia. No Brasil, algumas empresas já aderiram à técnica de alongamentos, que desperta o corpo e melhora a qualidade de vida dos funcionários.
Saiba mais :