11 exercícios para treinar o cérebro
No topo de uma dieta saudável e fazer exercício regular, existem maneiras de treinar o cérebro com a sua própria rotina de exercícios – sem esvaziar sua carteira. Especialistas recomendam juntar o treinamento cerebral com atividades do mundo real.
Exercícios para treinar o cérebro devem oferecer novidade e desafio. Por exemplo, ir para casa, de onde quer que você esteja, por um caminho diferente, ou até mesmo escovar os dentes com a mão oposta. O cérebro trabalha através de associações, e é por isso que é mais fácil memorizar as letras de uma música do que tentar lembrar as mesmas palavras sem a música.
Exercícios para treinar o cérebro (para começar já!)
O jornal que você lê de manhã é um ótimo começo.
Jogos simples como o Sudoku e as palavras cruzadas são bons para treinar o cérebro, assim como os quadrinhos, onde você encontra coisas diferentes de uma imagem para outra. Além de jogos de palavras, veja outras 11 formas de treinar o cérebro.
-
Teste a sua memória
Faça uma lista de itens de supermercado, coisas para fazer ou qualquer outra coisa que lhe venha à mente – e memorize-a. Cerca de uma hora depois, veja quantos itens você consegue lembrar. Faça com que os itens da lista sejam os mais desafiadores possível para a estimulação mental.
“O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem.”
-
Aprenda a tocar um instrumento
Aprenda a tocar um instrumento musical ou participar de um coral. Estudos mostram que aprender algo novo e complexo durante um longo período de tempo é ideal para treinar o cérebro, especialmente a mente envelhecida.
-
Faça matemática de cabeça
Desvende problemas matemáticos sem a ajuda de lápis, papel ou computador; você pode tornar a atividade ainda mais difícil – e atlética – se caminhar ao mesmo tempo.
-
Faça uma aula de culinária
Aprenda a cozinhar uma coisa nova para treinar o cérebro. Cozinhar usa vários sentidos: olfato, tato, visão e paladar, que envolvem diferentes partes do cérebro.
-
Aprenda uma língua estrangeira
-
A audição estimula o cérebro
Além disso, um vocabulário rico é associado a um risco reduzido de declínio cognitivo.
-
Pense em palavras
Visualize a grafia de uma palavra em sua cabeça e tente pensar em palavras que começam com as mesmas letras.
-
Desenhe um mapa na sua memória
Ao voltar para casa depois visitar um novo local, tente desenhar um mapa da área na sua cabeça; repita este exercício toda vez que você visitar um espaço novo.
-
Desafie seu paladar
Ao comer, tente identificar ingredientes individuais em sua refeição, incluindo ervas e especiarias sutis.
-
Melhore suas habilidades
Tenha um novo hobby que envolva habilidades motoras finas, como tricô, desenho, pintura, montagem de quebra-cabeças, etc.
-
Aprenda um novo esporte
Comece a fazer um exercício atlético que use mente e corpo, como ioga, golfe ou tênis.
Saiba mais :