Os 12 apóstolos de Jesus Cristo: quem foram?
Os apóstolos de Jesus Cristo, também conhecidos por “discípulos”, foram 12 homens que o seguiram em sua caminhada espiritual sobre a terra. Acompanhavam o Mestre durante suas pregações, o ajudavam na logística de todos os seus passos e estavam sempre ao seu lado.
Além de ajudarem o mestre, cada apóstolo tinha sobretudo a missão de se espelhar em Cristo para que, após a sua ida aos céus, eles pudessem continuar este maravilhoso trabalho. Hoje, os apóstolos de Cristo somos nós, os sacerdotes, os cristãos, os padres, o Papa, os pastores, etc. Cada um em sua determinada religião, crenças e dogmas.
Apóstolo: de onde veio este termo?
O termo apóstolo, que às vezes substituímos por discípulo, é proveniente do grego. Em grego, apóstolo quer dizer ἀπόστολος “aquele que foi enviado para uma missão, o enviado”. Neste contexto, também entendemos este termo como aquele que foi escolhido por Jesus Cristo para a missão de salvar almas por toda a Terra.
Jesus escolheu cada um de seus apóstolos para que eles fossem ao mundo e pregassem a sua palavra, falando sobre o seu amor, sobre a caridade e sobre a Fé em Deus. Para que um dia, alcancemos todos a vida eterna no pai.
Os 12 apóstolos de Jesus foram: Simão (também conhecido como Simão Pedro), André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago de Alfeu, Judas, Simão e Judas Iscariotes.
Clique Aqui: As bem-aventuranças de Jesus: o sermão da montanha
Apóstolos de Jesus: conheça suas histórias
Simão Pedro
Talvez um dos apóstolos mais conhecidos de Jesus Cristo, Simão Pedro era natural de Betsaida e foi um dos primeiros apóstolos que Jesus encontrou, durante uma caminhada pelo mar da Galileia. Simão Pedro foi um homem exemplar, de muita simplicidade e amoroso, porém era muito impulsivo, explosivo e às vezes falava sem pensar. Jesus sempre o amou e o educou em sua majestosa glória.
André
Irmão de Simão Pedro, André também foi recrutado por Jesus enquanto pescava. Era um homem de enorme zelo e sincero de coração. Sabia chorar quando era preciso e teve uma morte muito triste, sendo crucificado em forma de “X”.
Tiago
Tiago também trabalhava na área da pesca. Era um apóstolo de muita coragem e ambição e ousadia, sempre querendo pregar e espalhar a mensagem de amor de Jesus Cristo. Infelizmente, pela intolerância da época, acabou sendo morto pela espada do rei Herodes Agripa I.
João
Irmão de Pedro, João sempre foi muito utilizado pelo Senhor. Aprendeu muito com Jesus Cristo na Terra. Era de personalidade muito indisciplinada e exaltado, porém nunca deixou de amar ao seu próximo. É o autor do Apocalipse, o livro das revelações.
Filipe
Era um homem muito tímido e com pouca fé, tinha muitas dúvidas e medo de se lançar no caminho com Jesus Cristo. Até o fim de seus dias, nunca deixou Jesus e sempre pregou a sua palavra. Ele foi sepultado em Hierápolis, com suspeita de ter sido um mártir cristão, porém nunca descobriram o seu assassino.
Bartolomeu
Era um dos homens mais justos e bondosos que já passaram pela Terra. Jesus era muito feliz o ensinando. Era muito amoroso e, talvez por inveja de seus algozes, foi esfolado vivo pelos povos bárbaros e acabou morrendo decapitado.
Tomé
Tomé era um bom apóstolo, porém, após a ressurreição de Cristo, custou a acreditar que realmente o seu mestre tinha ressuscitado, sendo incrédulo. Após isto, foi perdoado e morreu pregando a palavra do Criador. Até hoje existem hipóteses sobre sua provável morte. Uns dizem que morreu orando, outros que foi torturado na região de Madras.
Mateus
Trabalhava como cobrador de impostos, porém sempre foi muito humildade, apesar de sua profissão ser mal vista pelo povo. Recebeu vários talentos divinos, entre eles o da cura e o dom de milagres. Morreu mártir de Deus.
Tiago de Alfeu
Sua profissão nunca foi sabida, porém ele era da Galileia. O apóstolo mais jovem recrutado por Jesus Cristo, ele pregou nos lugares onde ninguém tinha coragem de ir. Morreu crucificado no Egito.
Judas
Também conhecido como Tadeu, era um homem com muito temor e de pouca fé. Até que encontrou a Jesus Cristo e a sua vida mudou. É sobretudo conhecido pela sua epístola bíblica, onde ele fala sobre o amor e justiça de Deus.
Simão
Chamado também de Simão, o Zelote. Ele era extremamente cuidadoso e atencioso com o ministério dado por Jesus Cristo. Até o seu último fôlego esteve ao lado de Deus e sempre pregou a palavra ensinada pelo seu Filho Jesus.
Judas Iscariotes
Conhecido como o maior traidor de Cristo, Judas foi quem entregou Jesus por algumas moedas de prata. Depois de ter traído o mestre por causa de dinheiro, de sua arrogância e egoísmo, o Diabo começou a atentá-lo. De tamanha culpa e malignidade, ele se suicidou, se enforcando.
Saiba mais :