24 de junho: o dia do caboclo
O dia 24 de junho foi reservado para as comemorações ao caboclo, por isso chamamos aquele de “dia do caboclo”. Este personagem, tão importante para a história de nosso país, é homenageado em diversas partes e domínios.
Hoje, vamos conhecer um pouco de sua história e sua maravilhosa cultura.
O dia do caboclo: por quê?
Bem, o caboclo, assim como o mulato, o sertanejo e o caipira, são personagens muito importantes para a construção do país enquanto entidade. Quando nos perguntamos sobre “o que é ser brasileiro?”, ficamos muitas vezes em dúvida. O que somos?
Em países europeus, como a França e Alemanha, o conceito de povo é mais unânime e nacional. Eles se reconhecem, de maneira mais ampla, como povos originários dos gauleses, dos germânicos, dos bárbaros. É algo que aconteceu de maneira mais natural e não tão diversa.
Entretanto, quando pensamos no contexto brasileiro, vemos uma mistura sem precedentes. Os índios, conhecidos como os “brasileiros” de origem, se encontram com os portugueses, com os espanhóis, alemães, holandeses, africanos, etc. Ou seja, uma vasta mestiçagem que nos faz povo.
É neste ponto que encontramos o pioneiro caboclo!
Clique Aqui: Benzedura do caboclo para amenizar doenças e mal estar
Caboclo: índio ou homem branco
Quando o homem branco chegou e teve relações com as índias do Brasil, começaram a nascer os caboclos, estes mestiços. Eles levavam no sangue não apenas a resistência de um povo que teve sua identidade roubada, mas também da força daquele que os colonizara.
Assim, nasceu uma espécie de ser “híbrida”, dotado de força, docilidade e resistência. Este é o caboclo brasileiro. Um ser que luta pelas injustiças do passado e procura se afirmar como um ser humano de boa índole e corajoso.
Clique Aqui: O folclore dos caboclos da umbanda
Dia do caboclo: o Caboclo de hoje em dia
Hoje em dia, muitos brasileiros já são até mesmo descendentes destes primeiros caboclos e também de africanos. Assim, as principais figuras, representadas no dia do caboclo, são postas como uma referência a uma figura importante de nossa cultura.
Na Umbanda, os caboclos são associados às linhas de Oxóssi, uma entidade muita ligada à natureza e, ao mesmo tempo, a uma força e potência completamente humana. Como se ainda víssemos esta mistura de classes tão diferentes.
Muitas vezes ele é visto como este ser espiritual que nos protege e que cuida de nossas matas, sempre estando alerta aos preconceitos e injúrias de nosso povo!
Saiba mais :