3 passos para aumentar sua inteligência emocional
A inteligência emocional o transformará em um adulto humano funcional, simpático e bem ajustado. IE, como também é conhecida a inteligência emocional às vezes, é a capacidade de identificar e gerenciar suas emoções e as emoções dos outros. Se tudo o que você sabe sobre emoções é “feliz“, “triste” e “zangado”, então prepare-se para um curso intensivo de emoções, lendo mais sobre a inteligência emocional nos nossos artigos.
Como aumentar a sua inteligência emocional
Após compreender perfeitamente a inteligência emocional, vamos mergulhar em como podemos tornar o mundo um lugar emocionalmente mais inteligente, não é? Existem três etapas para aumentar sua inteligência emocional. Aqui estão eles, resumidos de uma forma bastante simples.
3 passos para dar o boost na sua inteligência emocional
Reconheça uma grande variedade de emoções
Reconhecer a variedade e os pequenos detalhes incluídos nas informações são conhecidos pelo termo “granularidade emocional”. Tudo o que você consegue identificar neste momento é “eu estou feliz” e “eu estou triste”, tudo o que você sente é apenas felicidade ou tristeza. Depois de dar às 27 emoções (ou até mais, por que não?) o crédito que elas merecem, você começará a explorar a granularidade dos sentimentos. Ou seja, seu cérebro teria muito mais opções para prever, categorizar e perceber emoções, fornecendo as ferramentas para respostas mais flexíveis e funcionais da vida.
Aprenda novas palavras para emoções específicas
Os noruegueses têm uma palavra para a intensa alegria de se apaixonar: “forelsket”. Se você está pensando que essa é apenas uma maneira elegante de dizer que estão em êxtase, que seja. Você compara “arrependimento” a “mágoa”? Claro que não. No entanto, essas duas palavras se transformam em “tristeza“. Depois de aprender novas palavras para emoções específicas, você pode continuar expandindo sua granularidade emocional.
Você provavelmente nunca pensou em aprender palavras como um caminho para uma maior saúde emocional. Mas as palavras semeiam seus conceitos, conceitos dirigem suas previsões, previsões regulam seu corpo. Portanto, quanto mais refinado for o seu vocabulário, mais precisamente seu cérebro poderá ser calibrado de acordo com as necessidades do seu corpo.
De fato, as pessoas que exibem maior granularidade emocional vão ao médico com menos frequência, usam medicação com menos frequência e gastam menos dias hospitalizados por doenças.
Inteligência emocional: Crie novas emoções
Quem disse que você não pode? Se você não tem uma palavra para um certo sentimento que experimenta, nomeá-lo pode torná-lo real, expandindo ainda mais sua granularidade emocional. Todas as palavras podem ser construídas. Escute seu corpo quando perceber as sensações; não dependa necessariamente de um dicionário para contar o que está lhe acontecendo.
Saiba mais :