3 sinais de que você tem vocação religiosa
Quando os apóstolos de Cristo foram escolhidos, Jesus havia passado a noite em oração e os chamou então para andarem junto dele. Este chamado ao sacerdócio ou a outras formas de vida religiosa é reconhecido na Igreja como vocação.
A palavra tem origem no latim ‘vocare’, que significa “chamar”. Ou seja, Deus coloca no coração do jovem ou da jovem o desejo de servi-lo totalmente, em tempo integral, sem divisão com as demais coisas da vida.
Como saber se tenho vocação religiosa
Para que você tem vocação religiosa e discernir este chamado de Deus, é necessário que o jovem busque um bom orientador espiritual. Esta figura pode ser um padre ou mesmo um leigo experiente.
Contudo, para começar a entender se você tem ou não essa vocação, separamos aqui alguns dos sinais mais comuns:
-
Você tem vontade de entregar sua vida totalmente para Deus, sem guardar nada para você mesmo
Este é um dos principais sinais de vocação religiosa que uma pessoa pode ser. Ela sente quer ser como Jesus, alguém que é totalmente disponível ao Reino de Deus, que renuncia a tudo o que é mundano.
Essa pessoa sente que quer abraçar o celibato com gosto, deixando de lado qualquer possibilidade de casar, ter filhos, netos, vontade própria. Seu casamento é apenas com Jesus Cristo.
Aquele que tem vocação religiosa não tem apego com as coisas materiais, não tem ambições de posse de bens e vive com Deus e para Ele.
-
Você tem desejo de trabalhar como Cristo pela salvação das almas
Aquele que tem vocação religiosa quer trabalhar pelo bem da humanidade, sem um projeto de vida pessoal. Isso exige que se entregue de forma integral nas mãos de Deus e que tenha o desejo de viver mergulhado na palavra Dele.
Além disso, é uma pessoa que gosta de rezar e de estar com o Senhor, de meditar Sua Palavra e também de participar da liturgia, pois sem ela não há como se sustentar a vocação sacerdotal.
Vale lembrar que mesmo aquele que tem vocação religiosa é muitas vezes tentado pelo demônio. Por esta razão, é preciso que ele viva uma vida de muita vigilância, oração e de mortificação, tal como disse Cristo.
-
Você ama a Igreja de todo o coração
Para aquele que tem vocação religiosa, a Igreja é tida como uma Mãe e Mestra e esta pessoa é submissa aos ensinamentos do seu Magistério.
A fidelidade à Igreja e aos seus pastores é fundamental. O que entra nesta vida nunca deve ensinar algo que não esteja de acordo com aquilo que é dito no Sagrado Magistério da Igreja.
Além disso, é preciso amar Nossa Senhora, o Papa, os anjos, os bispos, os santos, a liturgia e os sacramentos, assim como tudo o que faz parte da fé católica.
O religiosa deverá amar a Bíblia e meditar sobre ela diariamente. Deverá também estudar teologia, filosofia e seguir todas as recomendações de estudo que o Magistério Sagrado da Igreja recomenda.
Saiba mais :