Descubra as 4 lendas urbanas de terror mais assustadoras
“Minha mãe tem uma amiga cuja filha ficou doente com xixi de rato ao beber direto da lata de refrigerante.” Soa familiar? Você pode ter ouvido a mesma história. Só que era o irmão do namorado de alguém – ou primo de amigo, ou o agente de viagens do médico – que ficou doente. Ou o sistema de inspeção de alimentos é o pior que há, ou a história é uma lenda urbana.
O que são lendas urbanas de terror
De acordo com especialistas, as lendas urbanas são uma parte importante da cultura popular, oferecendo uma visão sobre nossos medos e o estado da sociedade. Por isso mesmo, existem também as lendas urbanas de terror, com um intuito de assustar ou até passar uma mensagem importante que devemos ter cuidado ou medo.
Como as variações nas próprias histórias, os contadores de histórias têm suas próprias definições do que faz uma lenda urbana de terror. De estudiosos a pessoas comuns, a quem discorde sobre o fato de as lendas urbanas de terror serem, por definição, “fantásticas” demais ou completamente místicas para serem verdadeiras, ou pelo menos parcialmente baseadas em fatos.
Descobrir a verdade por trás das lendas urbanas de terror, no entanto, não é tão importante quanto as lições que elas transmitem. E isto é um fato comprovado por especialistas. Lendas urbanas não são facilmente verificáveis, por natureza. Geralmente transmitidas oralmente ou – mais comum hoje – em forma de e-mails de spam – elas frequentemente invocam a famosa cláusula de “aconteceu a amigo de um amigo” que torna praticamente impossível encontrar a fonte original da história.
Mas a falta de verificação de modo algum diminui o apelo que as lendas urbanas de terror têm sobre nós. As pessoas as apreciam apenas como histórias e tendem a pelo menos acreditar nelas como relatos possivelmente precisos.
Uma lenda urbana de terror é um forte apelo básico à história, com fundamente na crença atual e uma mensagem significativa ou “moral”. A maioria das lendas urbanas tende a oferecer uma lição moral, que é sempre interpretada de maneira diferente dependendo do indivíduo. As lições não têm necessariamente que ser de uma variedade profunda, mas claramente assustadoras.
Quais são as lendas urbanas de terror mais conhecidas
Entre as lendas urbanas de terror brasileiras mais conhecidas, e que você com certeza já deve ter ouvido pelo menos uma delas, tem a do opala preto, a da viúva Machado, a da boneca da Xuxa, e a da noiva da estrada.
Clique aqui para lhe revelarmos as mais misteriosas lendas brasileiras!
A lenda do opala preto
A lenda urbana de terror do opala preto ficou mais conhecida no Rio de Janeiro. Essa história envolve o assassino Ubiratã Carlos de Jesus Chavez, também nascido no Rio, que causou um enorme terror na cidade durante a década de 1970.
Reza a lenda que Ubiratã, um certo dia durante uma perseguição policial, andava em alta velocidade com um opala preto, até entrar num túnel e bater de forma bastante violenta contra uma fusca. O mais assustador da história é que não houveram sobreviventes, de nenhum dos carros.
Mas para piorar o medo, há quem diga que no mesmo túnel em que o assassino bateu, é possível ver um opala preto à noite perseguindo as pessoas que por lá passam de carro, e que depois desaparece de repente no fim do túnel.
A lenda da viúva Machado
Depois de perder o marido – um empresário português conhecido na época -, Amélia Machado ficou conhecida como viúva Machado. Com medo da sua aparência, pois reza a lenda que suas orelhas eram grandes e assustadoras, Amélia passou anos trancada em casa.
A viúva passava a noite a procurar crianças para sustentar seu vício de devorar fígados. Isso aconteceu após um belo dia, uma criança ter entrado na sua propriedade e, em um surto de loucura, Amélia matou a criança, cozeu e comeu seu órgão. Quem passa pela sua casa até hoje sente medo e é uma das lendas urbanas de terror mais assustadoras.
A lenda da boneca da Xuxa
Uma das lendas urbanas de terror mais conhecidas foi a da boneca da cantora Xuxa ser “assassina” A boneca, que foi febre nas décadas de 80 e 90, tinha quase o tamanho real de uma criança. Reza a lenda que uma menina, que dormia todos os dias com sua boneca, acordava sempre com arranhões e hematomas.
Até que um belo dia, a mãe encontrou a criança degolada no seu quarto e a boneca em cima de seu corpo. A lenda afetou até as lojas que vendiam a mesma, que chegaram a deixar de vender e muitas foram até recolhidas.
A lenda da noiva na estrada
Há quem jure de pés juntos que já viu o espírito da noiva na beira da estrada, pedindo carona e assustando os motoristas que passam por lá. Essa lenda de terror gira em torno de uma mulher que tinha o sonho de se casar, mas que sofreu um acidente de carro quando ia buscar o seu vestido.
De tão amargurada por não ter conseguido realizar seu sonho, o seu espírito não consegue deixar o nosso mundo, sempre querendo ir atrás do seu vestido.
Saiba mais :