5 atitudes típicas de pessoas ingratas
A palavra gratidão, nos últimos anos, tem sido utilizada por muita gente para agradecer as coisas boas que acontecem em suas vidas. Confira as atitudes típicas de pessoas ingratas.
Sem dúvida é um sentimento muito bonito e nobre. E como vivemos em sociedade, certos valores são esperados e algumas atitudes apreciadas. Ninguém faz nada sozinho, e reconhecer um gesto de atenção recebido é muito importante. Ao agradecer, melhoramos nossos relacionamentos com as outras pessoas e ainda nos sentimos mais satisfeitos.
Mas nem todas as pessoas pensam assim. Infelizmente, existem aquelas que decidem seguir o caminho oposto e ficam conhecidas pela ingratidão que possuem. Com certeza você já pensou em alguém que conhece ou que já passou pela sua vida, não é?
Alguns estudos mostraram que pessoas ingratas podem ser mais suscetíveis à depressão. Elas acreditam que tudo o que lhes acontece ou tudo o que recebem é fruto de seu merecimento e que não existe a menor necessidade para agradecer a ninguém.
Separamos seis atitudes nada agradáveis que pessoas ingratas costumam tomar para que você possa tirá-las da sua vida.
5 atitudes típicas de pessoas ingratas
Pessoas ingratas são egoístas
Essas pessoas só se interessam realmente por pessoas ou situações que ela acredite que possam ser benéficas para elas. O que importa é conseguir “lucrar” a todo custo, tirar proveito.
A ingratidão faz com que elas não pensem nas pessoas à sua volta, no coletivo e só conseguem enxergar a si mesmas. Como você deve imaginar, não é aconselhável contar com uma pessoa como essa para qualquer auxílio.
Pessoas ingratas sempre precisam de você
Cuidar de sua própria vida e não depender de ninguém é o sonho de muita gente. Mas não das pessoas ingratas. Elas cobram atenção a todo momento e pedem muitos favores. E ai de você se não ajudar!
Como se julgam mais importantes do que qualquer um, seus desejos e necessidades devem ser atendidos com grau de prioridade máxima pelos outros.
Mas quando você precisa daquela ajuda, elas nunca estão disponíveis. Não imagine, nem por um segundo, que terá um ombro amigo para ouvir seus lamentos e lhe dar conselhos.
Como são ingratas, claro, não reconhecem qualquer esforço que amigos ou parentes tenham feito para resolver seus problemas ou para ajudar no momento de necessidade. Ninguém deveria fazer algo esperando reconhecimento, mas um simples “obrigado” não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Pessoas ingratas cobram favores se lhe ajudarem
Que sensação desagradável é, depois de agradecer à um favor, ouvir: “você está me devendo uma!”. Pronto! Já nos sentimos em dívida com a pessoa. Alguns falam em tom de brincadeira, mas pessoas ingratas costumam falar muito sério.
Afinal, elas disponibilizaram seu valioso tempo para atender ao seu pedido e, portanto, nada mais natural que você retribua esse favor assim que ela precisar. Fazem questão de lembrar o quanto foram úteis nos momentos de dificuldade.
Pessoas ingratas são injustas
Você pode ter se desdobrado para ajudar essas pessoas nos momentos em que precisavam. Pode ter, inclusive, se prejudicado muitas vezes e se sacrificado para atender às necessidades delas. Mas isso não quer dizer que as pessoas ingratas vão reconhecer seu esforço e cultivarem uma amizade leal com você.
Elas não se sentem culpadas em apontar seus defeitos para os outros, criticar suas roupas, seu modo de ser, e ainda rir de você pelas costas. Isso é típico. As palavras gratidão, reconhecimento e lealdade não fazem parte do dicionário delas.
Atitudes típicas de pessoas ingratas: são orgulhosas
O orgulho é um sentimento que pode ter um significado bom e ruim. Quando nos sentimos orgulhosos pela conquista de nossos amigos, familiares, isso mostra que conseguimos ficar felizes com a felicidade dos outros. Mas o orgulho ruim é aquele que faz com que as pessoas não reconheçam em momento algum suas falhas, seus defeitos.
Pessoas ingratas costumam ser muito orgulhosas e não admitem estar erradas mesmo que saibam disso. Elas não se importam de colocar em risco relacionamentos que para ela são muito importantes – já que são poucas as pessoas que aceitam conviver com ela – por causa de algo que aconteceu e não lhes agradou.
Elas guardam ressentimentos de situações que podem ter acontecido muitos anos atrás. O resultado disso é uma relação tóxica. As pessoas ingratas fazem com que você se sinta culpado o tempo inteiro todo esse clima cria energias muito negativas não só para a vida delas como para a sua vida também.
Se você se relaciona com uma pessoa ingrata, pare e faça uma reflexão. Será mesmo necessário manter esse laço com ela? Não seria melhor, daqui para a frente, seguir em frente sem a sua companhia? Pense no quanto a influência que você hoje sofre dela pode causar danos para a sua saúde emocional. Pessoas ingratas não valem qualquer esforço.
Saiba mais :