5 exercícios de neuróbica que você pode fazer em um dia
Para os que acham que exercício é apenas corporal indo à academia ou subindo escadas de vez em quando, estão muito enganados. O novo termo do momento é a neuróbica. Você consegue adivinhar do que esse termo se trata? Você já fez algum exercício de neuróbica sem saber que estava praticando?
Neuróbica: o que é?
Esse termo foi utilizado pelo neurocientista Larry Katz no seu livro “Mantenha seu cérebro vivo”. Nesse estudo, ele mostra que, assim como exercitamos o nosso corpo para um desenvolvimento saudável, também podemos exercitar o nosso cérebro. Donde apareceu esse nome, provindo de “neurônio”.
A neuróbica então consiste em exercícios cerebrais para o controle e desenvolvimento saudável da nossa mente. Além de ajudar com o nosso raciocínio, esses exercícios aumentam a memória e nos guiam em situações atípicas que passamos, como estresse e ocasiões onde devemos pensar rápido.
“Poderosa e grande é a mente humana! Pode construir e pode destruir.”
-
Troque a mão de escovar os dentes
Se você é destro, comece a escovar os dentes com a mão esquerda. Uma atividade tão regular e ligada à higiene exercita o seu cérebro e cria hábitos que o farão se exercitar bastante.
-
Se vista de olhos fechados
Comece a colocar a roupa que você já preparou com os olhos fechados. Além de treinar o seu tato, você também ganhará mais confiança em si e aprenderá a otimizar o seu tempo.
-
Troque o relógio de pulso de braço
Se você tem costume de usar o relógio no braço esquerdo, experimente colocá-lo no direito ou vice-versa. Isso fará com que o seu cérebro se readapte para novas ocasiões e comece a ficar mais atento para mudanças bruscas. O seu reflexo melhorará rapidamente!
-
Altere os seus caminhos
Indo para o trabalho ou para a faculdade, procure mudar de caminho ao menos duas vezes por semana. Além de exercitar a sua coordenação motora e localização geográfica, a sua mente se tornará mais apta a reconhecer novos trajetos e a se habituar com mudanças repentinas.
-
Categorize tudo que está à sua volta
Um ótimo exercício é o de categorização. Quando entrar em uma sala de atendimento ou em uma festa, procure contar as pessoas que usam camiseta preta, as que estão de vestido ou separar quantos homens e quantas mulheres estão por lá? Essas atividades te ajudam a pensar sobre o que te rodeia e em como você pode melhor entender aquilo que está à sua volta.
Saiba mais :