5 novelas brasileiras que falam do espiritismo
Atualmente a Rede Globo transmite no horário das 18h a novela Espelho da Vida. Na trama, a atriz Cris Valência acaba indo parar na terra Natal do seu namorado para ser a protagonista de um filme que é dirigido por ele. Contudo, enquanto faz pesquisas para a interpretação da personagem, ela vive uma experiência espírita e viaja no tempo, se deparando com uma de suas vidas passadas.
Mas esta não é a primeira novela espírita transmitida na televisão brasileira. Vamos ver mais algumas?
Novelas espíritas
A reencarnação é um tema extremamente comum na dramaturgia brasileira, principalmente quando falamos da Rede Globo. Por isso, podemos relembrar diversas histórias na lista que reunimos abaixo:
-
Alto Astral (2014)
A trama do horário das 19h, que foi transmitida de novembro de 2014 a maio de 2015 pela Rede Globo, trazia a história de amor de Laura e Caíque, que atravessou encarnações. A novela foi transmitida também em outros 14 canais de TV em diversos países do mundo.
-
A Viagem (1994)
Novela das 19h, A Viagem foi um dos títulos produzidos e exibidos pela Rede Glogo no ano de 1994. Com o espiritismo em seu tema central, a novela era um remake de uma novela de mesmo nome que havia sido transmitida pela antiga TV Tupi entre os anos de 1975 e 1976.
A Viagem é muito lembrada por ter despertado o interesse do telespectador brasileiro sobre a religião espírita. Há relatos de que à época da novela houve um grande aumento na procura pelos centros espíritas. Somado a isso, a venda de livros sobre o tema também cresceram durante a transmissão da trama.
-
O Profeta (1977)
Transmita pela Rede Tupi de 1977 a 1978, a novela espírita foi escrita por Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves. Na trama, Daniel era um paranormal que podia ver o passado e prever o futuro. Ainda criança ele previu que o cunhado, João Henrique, trairia sua irmã, Ester. O que não se sabia é que a ‘amante’ era na verdade um espírito que acompanhava o cunhado.
O vidente mais adulto abriu um consultório e se apresentou em diversos programas de televisão virando um homem rico, mas frio.
-
Amor Eterno Amor (2012)
A novela de temática espírita foi transmitida pela Rede Globo no horário das 18h e contou com mais de 160 capítulos.
No enredo, Carlos, aos 10 anos, fugiu de casa por conta dos maus tratos do padrasto, que o humilhava e explorava o dom que o menino tinha para amansar os animais com um gesto do olhar. Na fuga, ele conheceu um caminhoneiro que o levou para o Pará e passou a tratá-lo como filho. É aí que ele ganha o nome de Rodrigo.
No decorrer da trama o protagonista descobre um amor de outras encarnações, trazendo a temática espírita para o enredo.
-
Escrito nas Estrelas (2010)
A novela que transita entre o drama, o romance e o espiritismo foi transmitida de abril a setembro de 2010 em mais de 140 capítulos. Ela contou com a participação de atores como Humberto Marins, Nathália Dill, Alexandre Nero, Jayme Matarazzo, Débora Falabella, entre outros.
Sua proposta inicial de roteiro era de questionar os limites existentes entre o plano espiritual e físico por meio de um debate de aspectos éticos da ciência genética. Assim, o espiritismo é tratado na novela, mas ele não é mencionado diretamente na trama que foi transmitida pela Rede Globo e em mais 25 emissoras ao redor do mundo.
Saiba mais :