5 santos que lutaram contra o demônio
Na história dos santos, felicidade e plenitude não existem. Quase todos tiveram vidas humildes, sofridas e cheias de dificuldades. Alguns deles, como vamos ver, travaram verdadeiras batalhas contra o demônio, obrigados a vencer os piores tipos de tentações e ataques infernais.
“Para que os santos possam desfrutar de sua beatitude e da graça de Deus mais abundantemente, lhes é permitido ver o sofrimento dos condenados no inferno”
Quanto mais próxima a Deus a pessoa, mais será tentada. É isso que nos mostra a história desses 5 santos, que sentiram na carne as influências do mal e conseguiram vencer as trevas.
Quem são os santos que venceram o demônio?
-
Santo Antão
Este santo viveu durante os séculos III e IV. Foi um dos primeiros monges a retirar-se ao deserto para viver entregue ao jejum e à oração, uma prática que depois ficou muito comum. Toda sua história é conhecida através de Santo Atanásio, seu biógrafo, e é uma história longa de tentações do diabo, que o perseguiu durante anos.
Numa certa ocasião, aos seus 35 anos, Santo Antão decidiu passar a noite sozinho numa tumba abandonada. Então apareceu ali um grupo de demônios e o feriram. Os arranhões do demônio lhe impediram de levantar-se do chão. O ermitão comentava que a dor causada por essa tortura não podia ser comparada com nenhuma ferida causada pelo homem. No dia seguinte, um amigo seu o encontrou e o levou ao povoado mais próximo para curá-lo, entretanto, quando o santo recuperou os sentidos pediu ao seu amigo que o levasse de volta à tumba. Santo Antão então gritou: “Sou Antão e aqui estou. Não fugirei de suas chicotadas e nenhuma dor ou tortura me separará do amor de Cristo”. Santo Atanásio relata que os demônios retornaram e escutou-se uma trovoada, que, como um terremoto, sacudiu o lugar inteiro e os demônios apareceram em formas monstruosas de animais e répteis. O lugar ficou cheio de leões, ursos, leopardos, touros, serpentes, víboras, escorpiões e lobos, que ferozmente ameaçavam Santo Antão. Apesar da dor, o santo enfrentou a todos até que uma luz brilhante iluminou a tumba, os demônios desapareceram e as dores acabaram. Era Deus que viera para confirmar a força do santo.
“Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”
-
São Padre Pio
Padre Pio foi um sacerdote italiano nascido no final do século XIX. Embora realizasse muitos milagres e recebesse os estigmas, Padre Pio também sofreu ataques frequentes do demônio. Conforme os registros, o demônio aparecia para Padre Pio em forma de um gato negro e selvagem ou de animais repugnantes, para assustar o padre. Outra forma de ataque sofrida por Padre Pio eram mulheres lindíssimas que apareciam nuas para ele e dançavam de forma obscena, tentando Padre Pio a quebrar sua castidade.
O rei das trevas também usava da vidência de Padre Pio para enganá-lo, aparecendo para ele em forma de mestre espiritual, Jesus, Virgem Maria, São Francisco ou algum outro santo, aparições que causavam muita angústia no padre. O diabo também buscava feri-lo fisicamente, fazendo com que ele caísse da cama, agarrando suas roupas para arranhá-lo.
Muitas dessas experiências foram descritas em cartas escritas pelo próprio padre e também em outros documentos.
-
Santa Gema Galgani
Santa Gema Galgani é uma santa e mística italiana muito popular. Nascida Gemma Umberta Maria Galgani em 1878, ainda muito criança ela perde a mãe, sendo criada pelo pai junto com os irmãos. Em dado momento, a família perdeu todas as propriedades e teve que se mudar para uma casa muito simples, que foi onde ela começou a receber os estigmas. Rejeitada pelos mosteiros da cidade, Santa Gema Galgani foi adotada pela rica família Giannini, onde viveu os últimos anos de sua jovem vida. Sofrendo de tuberculose, foi removida da casa dos Giannini e levada para uma casa vizinha, na Via della Rosa, onde morreu aos 25 anos.
Certa vez, em carta dirigida a um sacerdote Santa Gema Galgani escreveu: “Durante dois dias, depois de receber a Santa Comunhão, Jesus me disse: “minha filha, em breve o diabo começará uma guerra contra ti”. Estas palavras são repetidas constantemente no meu coração. Reze por mim por favor”. Como arma de combate e defesa, Santa Gema Galgani escolheu a oração. Como retorno, o demônio a atacava com fortes dores de cabeça que a impediam de descansar e dormir. Houve também um contato mais direto com as trevas, durante um momento em que Santa Gema Galgani escrevia uma carta: o diabo agarrou a caneta das suas mãos, rasgou o papel e tirou a santa da cadeira onde estava sentada, agarrando-a pelos cabelos com a violência das suas “garras ferozes”.
Em outro dos seus escritos, ela descreve outro ataque, onde o demônio apareceu como um gigante afirmando que para ela não havia salvação. Ela retrucou e levou um golpe na cabeça, chegando a perder os sentidos. Apesar dos ataques, Santa Gema Galgani sempre manteve a fé em Jesus e, segundo ela, todas as vezes que era atacada quem a salvava era ele.
-
São João Maria Batista Vianney
São João Maria Batista Vianney também é conhecido como o Santo Padre de Ars, nascido na França no ano 1786. Segundo relatos, ele enfrentou o diabo em diversas ocasiões.
Uma dessas vezes, a irmã de São João Vianney foi dormir na sua casa e durante a noite ela escutou raspões na parede. Assustada, ela procurou pelo irmão e o encontrou confessando. Quando ela relatou o que estava ouvindo, ele logo a acalmou dizendo que não precisava temer. Que aquilo que ela estava ouvindo era o “resmungão” e que ele não poderia machucá-la. Segundo relatos, o demônio fazia ruídos durante horas, como assobios e relinchos.Em outra ocasião, enquanto o sacerdote de Ars se preparava para celebrar a missa, um homem lhe disse que seu dormitório estava pegando fogo. Qual foi sua resposta? “O Resmungão está furioso. Quando não consegue pegar o pássaro, ele queima a sua gaiola”.
Segundo a história, Deus premiou a perseverança de Vianney com o poder extraordinário de expulsar demônios das pessoas possuídas.
-
Santa Teresa de Jesus
Santa Teresa de Jesus nasceu Teresa de Ávila, na região de Castela, hoje Espanha. Freira carmelita, Santa Teresa de Jesus praticava rituais muito semelhantes ao que conhecemos por meditação. E essa era a hora em que o demônio revelava sua face trevosa e assediava Santa Teresa de Jesus. Registros em cartas foram feitos, onde a santa contava que o rei das trevas lhe aparecia em uma forma abominável, com uma boca horrorosa, sem sombra e com o corpo coberto por chamas. E sempre que ela tinha essas visões, uma dor terrível lhe tomava o corpo.
Certa vez, Santa Teresa de Jesus relata que em uma de suas visões viu dois diabos com seus chifres ao redor do pescoço do sacerdote que celebrava uma missa. Outras vezes ela dizia sentir essa presença maligna, sem que houvesse uma manifestação física. E mais uma vez vemos que a oração é a escolhida para combater o assédio das trevas. Santa Teresa de Jesus orava muito, praticava a humildade e a resiliência como forma de vencer os ataques. A água benta também era muito utilizada pela santa. Teresa foi beatificada em 1614, pelo Papa Paulo V.
“Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares”
Saiba mais :