5 tipos de dança espiritual que conectam você com a eternidade
A dança é talvez uma das práticas mais antigas conhecidas pelo homem, que não apenas satisfaz nossa necessidade de liberdade de expressão e lazer, mas também preenche uma lacuna entre o finito e o infinito.
A dança, em muitas maneiras, é o caminho para a verdade de quem somos além de nossos nomes, crenças, títulos, conquistas, memórias e identidades.
Se você deseja explorar uma dança espiritual, abrir a porta para o êxtase experimental e a pureza, descubra abaixo cinco tipos de dança que vão ajudar a aprimorar seu lado espiritual.
5 danças que te podem ajudar:
-
A Dança dos Dervixes
A dança dos dervixes é uma forma de meditação em movimento canalizada por uma dança giratória. A dança dos dervixes é uma homenagem aos movimentos misteriosos e cíclicos da existência.
Toda a vida segue um padrão circular: nosso sangue, ciclos menstruais, ciclos sazonais, ciclos de vida e ciclos planetários. Ao se alinhar com o padrão natural inerente à existência, a dança dos dervixe também se fundem com o divino, entrando frequentemente em estados alterados de consciência.
-
Dança dos 5 ritmos
Criado pela dançarina e autora Gabrielle Roth nos anos 70, a dança dos 5 ritmos é uma fusão de terapia, psicologia transpessoal, xamanismo e filosofia oriental. Os cinco ritmos incluídos nesse tipo de dança incluem “fluído”, “expressivo”, “caos”, “lírico” e “imóvel”.
Quando combinados, esses cinco elementos formam uma “onda” que pode ser vista claramente nos movimentos expressos nesse tipo de dança de forma livre. Roth descreve a dança dos 5 ritmos como uma jornada da alma para a liberdade através da liberação do coração, da mente e do corpo.
-
Dança Folclórica
A dança folclórica, ou também conhecida como “em círculo”, é talvez uma das formas mais primitivas de dança espiritual. Muitas culturas têm alguma forma de dança folclórica, dos índios aos gregos. Como o próprio nome sugere, a dança em folclórica é realizada com um círculo de pessoas dançando pelas batidas rítmicas das músicas folclóricas da sua região.
Esse tipo de dança promove um senso mais profundo de conexão interpessoal com os outros e um estado elevado de consciência. Às vezes, a dança folclórica é estruturada e geralmente livre.
-
Dança do Ventre
“Sensualidade” é a primeira palavra que vem à mente de muitos quando imaginamos a dança do ventre. Com suas ondulações e movimentos sinuosos, essa forma de dança coloca você em contato direto com o poder da energia feminina. Muitas mulheres relatam abraçar sua sexualidade e aceitar mais seus corpos depois de aprender a dança do ventre.
-
Dança trance do século XXI
Quando pensamos em trance, pensamos nas festas rave, mas o trance é muito mais antigo do que parece. Tendo suas raízes na cura tribal xamânica, o trance é sempre executada ao ritmo de uma bateria (ou, atualmente, um DJ).
Dançando de forma livre e desenfreada, aqueles que fazem do trance uma dança se conectam com a energia primordial da vida e frequentemente alcançam estados “espirituais” caracterizados pela liberdade interior e pela expansão.
Saiba mais :