7 conselhos para alcançar a paz anterior e plenitude
Com um estilo de vida cada vez mais agitado, nos perdermos em nossos fazeres e percalços que surgem no caminho, deixando de cuidar de nós mesmos. A melhor maneira de combater o estresse, conflitos e tensões é equilibrando suas emoções e buscando o estado da paz interior. Dedique um pouco do seu tempo para apenas existir. É essencial lembrar que alcançar a paz interior é um processo, que deve ser feito um dia após o outro.
7 conselhos para alcançar a paz anterior e plenitude
-
Aceite as eventualidades da vida
Nenhum de nós passa a vida toda sem acontecimentos que nos desagradem. Desde fatalidades, que realmente nos abalam, até situações chatas do dia a dia como cumprir ordens que não gostamos no trabalho. Os momentos difíceis só vão variar o grau de gravidade em que ocorrem, mas fatalmente vão acontecer.
O que faz diferença é a maneira que você reage a isso. É melhor aceitar a situação do que começar a pensar como poderia ser diferente. Se não agirmos desta forma, começamos a julgar as circunstancias ou as pessoas envolvidas. De repente, tudo que dizem ou fazem nos irrita e passamos a querer controlar o que não está ao nosso alcance.
Aceitando o que ocorre em nossas vidas, passamos a compreender que o que podemos realmente mudar somos nós próprios. Transformando nossas reações, melhoramos muito nossas relações com os outros e, consequentemente, com nós mesmos. Este é um dos conselhos essenciais para alcançar a paz interior.
-
Cuide de si mesmo em paz
Recarregue e apazigue a sua alma. Sente ou deite em um local tranquilo e esvazie sua mente, silenciando-a. Sempre que tiver um tempo vago em seu dia, use-o para descansar. Escolha um lugar confortável e aconchegante para relaxar e até mesmo tirar um cochilo. Para encontrar sua melhor forma física, mental e emocional, é preciso estar disposto.
Tente meditar. A prática da consciência plena é uma boa forma de se concentrar em seu bem-estar espiritual, reduzindo o estresse e a ansiedade que atrapalham na busca pela paz interior.
-
Viva sempre no presente
Não prorrogue a parte boa da vida para depois, você não quer chegar no fim do dia arrependido pelo que deixou de fazer. Muitas vezes, deixamos nossos sonhos de lado, esperando uma oportunidade para realizá-los que nunca aparece. As chances podem ser criadas por nós mesmos.
Assim como canta Geraldo Azevedo, “Eu lhe prometo o sol / Se hoje o sol sair / Ou a chuva / Se a chuva cair”, não importa como o dia se apresenta, mas sim como você o encara. Desfrute de seus dias da melhor forma possível. Afinal, não temos a eternidade para viver.
-
Seja uma pessoa reservada
Certas coisas devem ser guardadas para nós mesmos. Falar demais sobre os próprios problemas pode deixar-nos mais tensos, apesar de desabafar ser benéfico e aliviar a pressão. Você não é obrigado a falar de seus problemas e aventuras caso não queira, apenas quando quiser conselhos daqueles que confia. Não deixe que as pessoas interfiram em suas necessidades pessoais. Procure evitar fofocas. Indivíduos que gostam de falar dos outros pelas costas costumam ser tóxicos e podem drenar sua energia física e emocional.
-
Desacelere e descomplique
Nossas vidas estão repletas de responsabilidades e compromissos. Temos nossos trabalhos, os afazeres domésticos, cuidados com filhos, caso os tenha, estudos, academia e assim por diante. São diversas obrigações e ainda tentamos fazer tudo ao mesmo tempo. É aqui que está o problema. Não dedicamos atenção plena a uma coisa, fazemos umas em cima das outras e não damos pausas para simplesmente existirmos.
Simplificar a vida não é nada fácil, é preciso muita determinação. Devemos evitar fazer coisas com pressa. Analise sua lista de tarefas do dia e o que pode ser adiado para outra data. Se permita uma pausa para um café. Faça suas tarefas com calma, assim vai executá-las com mais atenção e aproveitá-las sem se preocupar depois.
O desapego de coisas que não usamos mais também é uma boa forma de simplificar a vida e os ambientes. De tempos em tempos, separe roupas e objetos que não usa mais para doação, jogue fora papeis velhos, limpe os seus arquivos do computador. Assim, abrirá espaço para o novo e poderá se organizar melhor. Este é um dos conselhos essenciais para alcançar uma vida mais leve e plena.
-
Esteja ocupado sendo feliz
Você precisa dedicar um tempo para fazer o que te anima e te faz feliz, atenda às suas vontades. Seguir o seu caminho e sua missão é a passagem principal para a paz interior. Se conecte com as pessoas ao seu redor para se sentir satisfeito e tranquilo. Você deve se orgulhar de sua individualidade, é fundamental ser feliz consigo mesmo. Aceite quem você é, incondicionalmente. Com suas forças, fraquezas, características negativas e positivas. Siga um dos conselhos mais importantes para uma vida plena: é necessário se amar.
-
Exerça sua gratidão
Dê uma atenção especial ao seu redor, você já pensou em todas as coisas boas que possui? Muitas vezes, focamos nos objetivos que queremos atingir e esquecemos de dar valor ao que já temos. Seja grato por suas qualidades e conquistas, pelas pessoas que te querem bem, pelo o que te faz sorrir.
Um ótimo exercício para praticar a gratidão é, assim que acordar, pensar em cinco coisas que aconteceram no dia anterior pelas quais você é grato. Pode ser algo que deu certo no trabalho, um elogio feito por alguém próximo, uma comida gostosa, uma pessoa que foi simpática com você, um filme bom que você assistiu, algo que te fez sentir bem.
Saiba mais :