7 formas como o minimalismo pode mudar a sua vida
O minimalismo começou a partir de movimentos artísticos do século XX que contestavam os hábitos de consumo da sociedade e seus excessos. Atualmente, muitas pessoas estão aderindo a este estilo de vida. O minimalismo está presente especialmente em conceitos de design, decoração e moda. Mas, ele vai muito além disso.
Podemos encontrar diversos conceitos que se relacionam com o minimalismo, mas em sua essência significa reduzir ao máximo as coisas que não são necessárias para ter mais energia, tempo livre, mais foco e até melhores condições financeiras para investir em coisas que realmente são importantes para nossas vidas. Como estilo de vida, o minimalismo propõe ter menos coisas e ter mais tempo para você. O objetivo é focar muito mais na qualidade do que na quantidade.
Se você tem interesse em aderir a esse movimento e adquirir pensamentos que podem ser usados em sua rotina, veja 7 maneiras como o minimalismo pode mudar a sua vida.
“Existe uma natureza poética no minimalismo que é sobre o equilíbrio entre o cheio e o vazio”
Jennie C. Jones
7 maneiras como o minimalismo pode mudar a sua vida
O Minimalismo para uma vida menos estressante
Adquirir menos posses significa ter menos coisas para se preocupar, menos contas para pagar e mais tempo para se cuidar. As pessoas que experimentam ter mais espaço livre em casa e menos desordem não querem viver de outra forma. A vida fica muito mais calma com menos coisas pelo caminho.
Ser mais produtivo e ter mais tempo
Quanto menos posses temos, significa que teremos menos distrações e mais tempo para ser gasto em coisas que realmente são importantes. Estar próximos de nossos amigos, entes queridos e familiares, caminhar na rua sem se preocupar, fazer jardinagem, exercícios físicos, yoga, aprender idiomas novos, dentre várias outras atividades que nos acrescentam como pessoas. Todas essas coisas enriquecem a rotina muito mais do que um videogame de última geração ou roupas que usamos algumas vezes e enjoamos.
Consumo de maneira mais consciente
Algumas pessoas acham que para ser minimalista é necessário abrir mão de tudo o que já têm, mas não se trata disso. Este movimento está ligado à felicidade e, portanto, é necessário ter coisas que podem te proporcionar isso de diferentes formas. Ser minimalista não quer dizer que você terá que mudar a decoração da sua casa ou comprar objetos específicos, mas, que deve fazer as escolhas certas e não adquirir coisas que serão inúteis. Não se desespere, com o tempo você vai aprender a hora certa de comprar coisas e o que deve levar para casa..
Minimalismo e Consciência ambiental
Quanto menos temos, menos precisamos jogar fora ou substituir. O consumismo em excesso está gerando grandes estragos no meio ambiente e agindo de forma diferente, podemos fazer uma grande diferença para o planeta. Descartando menos, não só evitamos gerar mais lixo como diminuímos a quantidade de produtos que serão produzidos e a matéria prima usada. A redução deste ciclo significa menos recursos gastos e menos poluição do ecossistema. Este estilo de vida não necessariamente gera uma piora na economia. Os países desenvolvidos que investem cada vez mais em uma economia verde só melhoram a sua economia. Isso acontece porque a área de serviços supera a de produtos acabados.
Valorização das pessoas acima dos bens
O minimalismo nos leva a pensar a respeito de coisas que realmente importam. É recorrente vermos em nosso meio indivíduos que valorizam mais os bens materiais do que as pessoas que convivem com eles. Essa é uma realidade no consumismo excessivo que vivemos. Está ocorrendo uma desordem dos valores, em que as coisas têm mais valor do que as pessoas. Isso é uma consequência do estilo de vida que levamos. O minimalismo defende que as pessoas que convivemos devem estar muito acima dos bens materiais. O consumo de coisas é superficial, enquanto nossas relações realmente nos acrescentam.
Planejamento e liberdade financeira
Ter menos coisas significa ter menos dívidas e consequentemente, mais dinheiro. Através de uma mudança de perspectiva percebemos que o novo telefone ou a roupa nova não são tão importantes assim. Não estar sempre no sufoco e cheio de contas para pagar, nos permite ter um melhor planejamento e investir em coisas que valem muito mais a pena. Nosso dinheiro pode ser mais bem gasto com a viagem dos sonhos, uma dieta saudável, mais qualidade de vida em vários sentidos, além de ter uma reserva financeira para quando precisar.
Se sentir mais livre e menos sobrecarregado
Em diversos momentos de nossas vidas, aparecem oportunidades de crescimento e mudanças que nos fazem sentir vivos. Mas, quando temos uma estrutura material muito densa, com diversos bens, essa mudança fica muito difícil e complicada. Temos que tomar decisões de onde vamos colocar nossas coisas, objetos e acabamos nos questionando se vale mesmo a pena essa nova experiência.
Desta forma, acabamos presos onde estamos, acumulando cada vez mais e quanto mais temos, mais estamos imersos nesse redemoinho que nos impede de sair da zona de conforto e nos lançar em novas experiências que poderiam nos fazer sentir mais vivos, felizes e motivados.
Saiba mais :