7 formas de curar problemas no intestino com Ayurveda
Diante de uma rotina frenética e pouco tempo para se alimentar corretamente, a carga emocional se torna explosiva em combinação com alimentos industrializados, condimentados e tóxicos, por assim dizer. Portanto, se hoje você sofre com problemas no intestino, provavelmente fará bom uso dos conselhos que a Ayurveda tem a oferecer.
Soluções da Ayurveda para problemas no intestino
Estufamento, cólicas, constipação, diarreia, gases ou cansado inexplicável. Esses sintomas fazem parte do seu dia-a-dia? E como você lida com eles? Ignora? Ou culpa o estresse ou algo específico que você comeu?
Pois bem, não é preciso ir muito a fundo para saber que seu corpo está tentando se comunicar com você. E, de acordo com a Ayurveda, toda e qualquer dor ou desconforto é conhecida como “Ama”, traduzido como “alimento não digerido”, e que acaba ocasionando uma toxicidade no organismo.
Quanto mais Ama seu corpo acumular ao longo da vida, mais provável é que você esteja indo de encontro a uma doença mais séria. Portanto, se as coisas andam fora dos trilhos, ainda dá tempo de prevenir os estragos. Afinal, para a Ayurveda, a chave da prevenção se resume em dieta e estilo de vida. Vamos conhecer?
-
Coma alimentos frescos e naturais
Não é segredo para ninguém que, quanto mais fresca e natural for a sua alimentação, provavelmente mais saudável você será. Mas levando em consideração problemas no intestino, o ideal é que você prefira refeições mornas e mais oleosas, como sopas, vegetais assados e grãos de plantas leguminosas (dahl, na Ayurveda).
Os Dahl consistem, em sua maioria, em grãos como a soja, lentilha, ervilhas, feijão mung e grão de bico.
Esses alimentos, quando preparados quentes se tornam melhor digeridos que os pratos crus e frios, considerando que seu corpo teria de trabalhar duro para processar tudo isso.
Em sua próxima ida ao mercado, dê preferência para os alimentos integrais, grãos, frutas, vegetais, nozes, sementes e evite qualquer que seja a opção processada ou com adição de conservantes nas prateleiras. Evite, ou ao menos reduza seu consumo de carnes, sejam elas brancas ou vermelhas.
-
Beba água quente
Não é que você precisa beber um copo de água quente de uma vez, basta que dê pelo menos um gole a cada 15 minutos. De acordo com a Ayurveda, beber água quente deve te ajudar no processo digestivo e naturalmente eliminar as toxinas do corpo.
O ideal é consumir a água na temperatura que for mais confortável para o seu paladar, desde que ela não esteja apenas morna.
-
Adicione ervas e especiarias
É só uma questão de costume, já que temperos como gengibre, açafrão e pimenta são facilmente encontrados e trazem inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles, está incluso ajudar seu corpo a separar o alimento e distribuição os nutrientes pelo seu corpo com eficácia.
Essas especiarias também podem ser adicionadas à água quente e ingeridas como chá, ou a um copo de leite quente, ou em incríveis receitas para aprimorar suas refeições.
-
Reduza o uso de equipamentos eletrônicos
Se você não desgruda do celular ou não sai da frente do computador, provavelmente já levou um puxão de orelha de alguém. E com razão! Campos eletromagnéticos são gerados sempre que você está perto de aparelhos sem fio, como celulares, computadores, roteadores e TVs smart.
Quando não estiver usando nenhum desses equipamentos, desligue-os! Remova todos os dispositivos wireless do seu quarto, se possível, e faça mais uso do “modo avião” do seu celular.
Com tantas ressalvas, você deve estar se perguntando o porquê. É fato que a alta exposição à radiação eletromagnética exerce efeitos tóxicos sobre o corpo, especialmente sobre a glândula pineal — responsável por controlar os hormônios.
O excesso de aparelhos emitindo campos eletromagnéticos acaba tornando o indivíduo mais suscetível à sensibilidade do ambiente. Como consequência, a capacidade cognitiva, a saúde emocional e os hábitos do sono são alguns dos mais afetados.
Estresse, depressão, falta de foco, dores musculares, inquietação, dores de estômago, ansiedade e outros também são efeitos de médio prazo.
-
Viva em harmonia com a natureza
Nesse tópico não estamos falando em simplesmente se mudar para um bairro mais arborizado. Viver em harmonia com a natureza é entender que o seu corpo precisa estar alinhado com ela.
Por exemplo, durante estações frias e secas como o outono e o inverno, você provavelmente busca se alimentar de opções mais pesadas, quentes e oleosas. O mesmo acontece no verão, onde você busca fazer refeições leves, frescas e ingerir bebidas geladas.
Não à toa, a natureza está sempre pronta para nos fornecer o alimento ideal para ser balanceado com a estação do ano em que estiver. Sendo assim, o equilíbrio é natural, e você só precisa dar uma chance a ele. O mesmo princípio se aplica aos hábitos de vida.
-
Aprenda técnicas para gerir o estresse
Problemas no intestino e no aparelho digestivo de um modo geral estão fortemente relacionados a distúrbios emocionais, principalmente o estresse e a ansiedade. Tendo isso em mente, e identificando o desequilíbrio no seu cotidiano, é possível adotar algumas técnicas de Ayurveda para que você aprenda a gerenciar melhor esses sentimentos.
Alguns bons exemplos estão na Meditação Védica, que naturalmente remove todo o estresse acumulado, diminuindo a pressão sanguínea, reduzindo a ansiedade e a fadiga. Como consequência, você é capaz de experimentar melhores noites de sono, funções digestivas reguladas, aumento da imunidade e habilidade de controlar impulsos e desejos.
-
Jejue pelo seu metabolismo
Ficar em jejum ainda é um assunto um tanto quanto polêmico entre diversos profissionais da saúde. A questão é que, jejuar é, comprovadamente, uma das mais poderosas intervenções metabólicas. E a Ayurveda faz uso consciente dessa técnica para aprimorar a sua saúde.
Vale saber, inicialmente, que existem vários tipos de jejum que você pode fazer, dependendo da sua condição de saúde e objetivos. Um dos mais comuns, e que você possivelmente já ouviu falar no mundo dos famosos, é o jejum intermitente.
Nessa “modalidade”, as pessoas costumam se abster da comida durante 12 a 16 horas, se alimentando normalmente nas horas seguintes. Outros restringem a quantidade de calorias durante dois dias da semana, e alguns adeptos escolhem pular o café da manhã ou o almoço.
Se você é novo no assunto, comece o jejum evitando petiscar entre as refeições. Quando estiver acostumado, procure o auxílio de um profissional ayurvédico ou mesmo um nutricionista para te orientar sobre o melhor método para o seu perfil.
Saiba mais :