7 instintos que você nunca deve ignorar
Para cumprir seu propósito espiritual nesta vida, você precisa seguir o caminho menos percorrido. E para percorrer o caminho menos percorrido, você deve abraçar seus instintos.
Seus instintos é o que irá protegê-lo, guiá-lo e protegê-lo com coragem, integridade e inteligência. O problema é que nossos instintos são frequentemente poluídos por medos, preconceitos e desordem mental.
Há sete instintos que você nunca deve ignorar. Veja quais são ao longo desse texto.
O que é um instinto?
Instinto é a reação física que uma pessoa pode ter em relação ao mundo ao seu redor dentro dela mesma.
Quando você experimenta um “pressentimento” avassalador, é o seu corpo está dando uma resposta às informações subconscientes. O objetivo do seu instinto é protegê-lo. Como o seu instinto é o “sexto sentido” mais antigo que você tem, é o que você mais pode confiar.
Um exemplo do seu instinto em ação seria decidir espontaneamente evitar andar por uma estrada à noite, porque algo “parece errado”. Esse sentimento é o seu instinto alertando sobre o perigo. Você pode passar por uma gangue intimidadora na rua enquanto passa fazendo seu jogging semanal – seu instinto acaba de salvá-lo de ser potencialmente roubado, espancado, estuprado ou coisa pior.
Clique Aqui: O que a espiritualidade diz sobre o Déjà Vu?
Qual é a diferença entre instinto e intuição?
Instinto e intuição são frequentemente usados como sinônimos. E, sim, eles estão conectados. Mas eles não são exatamente iguais.
O instinto é sua sabedoria primordial. Intuição é sua sabedoria espiritual. Precisamos de ambos se quisermos seguir nossos caminhos espirituais com coragem e inteligência.
A intuição é muito racional – é uma sensação calma e clara de “conhecimento”. Por outro lado, o instinto é muito visceral e físico – você sente isso em seu corpo.
A intuição pode ser expressa através do corpo, e o instinto pode ser expresso através do conhecimento intuitivo. Mas, geralmente, ambos são claramente diferentes quanto à experiência.
Além disso, o instinto é muito mais emocional e reativo (como é ligado ao cérebro primitivo), enquanto a intuição é mais neutra e calma.
Sinais de que você já teve um instinto
Veja os sinais abaixo e se já vivenciou ter um instinto:
- Um súbito sentimento de pavor ou medo (que está fora de contexto)
- Um forte desejo de fazer algo (parece um puxão interno)
- Calafrios no corpo inteiro, arrepios ou “formigamentos” na espinha
- Náusea ou mal-estar físico
- Hipervigilância súbita (ou estar em “alerta máximo”)
- Uma voz clara e firme dentro de você, instruindo-o a fazer / não fazer algo
Você pode vivenciar todos esses sinais de uma só vez ou apenas um ou dois deles.
7 instintos que você nunca deve ignorar
Você deve ser o juiz. Mas existem algumas situações na vida em que os seus instintos brilham mais. Embora seja fácil eliminar a maioria das sensações irritantes, nunca ignore as seguintes:
-
“Estou em perigo”
Lembre-se de que seus instintos refletem o que sua mente subconsciente já sabe. Embora você não consiga identificar exatamente qual é o perigo, ouça este aviso interno. Pode ser a diferença entre a vida e a morte.
-
“Alguém está em perigo”
Sim, você pode parecer um lunático e se sentir envergonhado ou perplexo. Mas se você realmente sentir que alguém está em perigo, diga. Você não tem nada a perder. Você pode apenas impedir que a pessoa cometa um grande erro ou se ponha em perigo.
-
“Esta não é a escolha certa”
Se você tiver uma sensação clara e forte de que o que está fazendo não está certo, preste atenção. Mesmo que não exista uma razão moral ou lógica para você se sentir assim, preste atenção.
-
“Preciso de ajuda”
Seu instinto não apenas avisa sobre o perigo, mas também ajuda a preservar seu bem-estar emocional. Se você tiver uma forte sensação de que precisa de ajuda (física, emocional, mental ou espiritual), procure-a.
-
“Eu preciso ajudar “
Em algum momento de nossas vidas, o desejo de ajudar alguém surgirá. Pode não haver nenhuma razão racional para isso. A outra pessoa pode parecer perfeitamente bem. Mas não deixe as aparências enganarem você. Converse com a pessoa. Pergunte a ela como está. Isso pode fazer você se sentir vulnerável ou desconfortável, mas, no mínimo, fará com que a pessoa se sinta especial e, quem sabe, salve suas vida.
-
“Algo parece estranho no meu corpo”
A menos que você seja hipocondríaco,, seus instintos raramente mentem sobre o estado de sua saúde. Se surgir um súbito desejo de procurar um médico, faça-o. Faça uma avaliação completa da saúde e, mesmo que nada apareça, sinta-se orgulhoso por cuidar da sua saúde.
-
“É isso aí!”
Normalmente, quando surge a vocação perfeita, o caminho espiritual, o emprego, a casa, a decisão, a opção etc., seu instinto o notificará imediatamente. Se você receber uma sensação forte e clara de que praticamente grita “SIM”, não a ignore! Essa é uma das razões mais importantes pelas quais é essencial ouvir seu instinto. Poderia ser a diferença entre fazer uma escolha que satisfaz a vida e uma decisão de morrer de fome.
Saiba mais :