7 pecados capitais: quais são eles?
Os 7 pecados capitais é um termo utilizados para se referir aos sete meios pecaminosos pelos quais todos os pecados do mundo foram criados. Estes pecados foram instaurados como capitais durante o século IV, por São João Cassiano e o papa católico Gregório Magno.
Eles decidiram reunir a raiz de todos os pecados para que assim possamos lutar contra a base de tudo e eliminar os frutos maléficos. Ou seja, de todos os pecados que conhecemos no dia de hoje, as suas origens foram incubadas nestes sete, considerados os 7 pecados capitais. São eles: a avareza, a gula, a inveja, a ira, a preguiça, a luxúria e a vaidade.
Como estes pecados, reunidos por São Cassiano e pelo papa Magno, são de origem mais antiga, todos acabaram sendo ligados a planetas do universo, visto que a origem dos termos é da antiga Babilônia e do antigo Egito. Vamos a eles!
A Vaidade
O primeiro dos 7 pecados capitais é a vaidade, o orgulho desmedido. Este pecado é também conhecido como o pecado principal pois foi o primeiro de todos. Quando Adão e Eva pecaram, tomando o fruto da árvore proibida, eles praticaram a vaidade, como se não fossem menores do que Deus. Assim, foram ludibriados pela Serpente satânica e acabaram por sucumbir ao mal de suas ações impensadas. Este primeiro pecado é relacionado ao Sol. Está em todos os cantos, procurando a quem tragar! Ser vaidoso é ser Narciso. É estar sempre impressionado com a sua própria beleza, o quanto você é importante e desejado por tudo e por todos. Uma pessoa orgulhosa, um pecado grave e que pode gerar também grandes consequências para qualquer um. É difícil não ter vaidade hoje em dia, mas existem formas de se manter afastado deste pecado. Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Vaidade.
A Preguiça
O contrário do primeiro pecado é a preguiça. Este já é ligado ao astro da Lua. A preguiça pode originar a covardia, o medo e a falta de compromisso. Tudo isto são pecados quando temos em mente as consequências de nossas ações. Quando estamos preguiçosos, ficamos também desleixados com a nossa vida espiritual, não ligando mais para nossos irmãos ou para um contato mais íntimo com Deus. Como não ter preguiça quando tudo pode ser feito através do seu dispositivo móvel, do seu celular, não é mesmo? Ligar e desligar a luz, pedir comida…pra que trabalhar? É mais fácil assim, não? É mais fácil, mas não é certo. Deus não gosta da preguiça, é bastante vocal nesse assunto e acredita que o trabalho engrandece, sendo Ele um trabalhador. Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Preguiça.
A Ira
Ter ira é bastante diferente do que ter raiva. Parece que não, mas o pecado da ira é exagerado, descontrolado. A raiva acontece e ela é totalmente natural. Quando você chega ao ponto de ter sede de vingança, do excesso de raiva consumir você e só desejar coisas ruins para outras pessoas, você pode saber que, a partir daí, a ira tomou conta de você. Paciência e muita calma pode ajudar com esse pecado. Marte é o planeta da Ira. Ele tem proporções desmedidas de Ira e guerra, aniquilando muitas coisas com toda esta energia negativa. Quando damos ouvido à Ira, acabamos nos perdendo de nós mesmos. É muito comum de vermos pessoas iradas e estressadas sem o senso da razão. Parece que elas saem de seu próprio corpo para expressar toda esta Ira. Além de não fazer bem para a saúde individual e coletiva, a Ira reduz o nosso tempo de vida, nos tirando a oportunidade de um contato mais espiritualizado com o nosso Salvador. Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Ira.
A Inveja
A inveja, popularmente conhecida como a “dor de cotovelo”, é o sentimento pecaminoso ligado ao Mercúrio. É engraçado pensarmos na inveja, pois ela sempre vem acompanhada pelo outro. Isto já mostra que as pessoas invejosas ficam acompanhando muito a vida da outra pessoa, querendo sempre ter o que a outra tem. Você precisa saber que tudo tem o seu tempo certo e que, talvez se você cuidasse mais de sua própria vida, você teria tanto quanto a outra pessoa tem. A inveja é a base das redes sociais hoje em dia. Você posta uma foto feliz em algum lugar, uma viagem, foto dos “recebidos da semana”, tudo isso causa inveja nas pessoas que não tem tantos privilégios, ou não tem a oportunidade do mesmo. Isso gera conflitos na sociedade e é extremamente prejudicial na vida de uma pessoa. Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Inveja.
A Gula
A gula é, com certeza, um dos pecados capitais mais cometidos e, ao mesmo tempo, até aceitos, como no almoço de domingo, por exemplo, embora ainda seja um pecado capital. Ela se caracteriza por comer em excesso. Não significa que comer pouco automaticamente não faz você ser guloso, mas sim comer mais do que efetivamente precisa. Isso gera problemas por ser um pecado e, ainda, de saúde. A gula também originou outros tantos pecados. Tudo que é em excesso leva a essência da gula. Você não se contentar com a sua mulher e procurar outras, mostra apenas uma fome desmedida e pecaminosa. A gula, do planeta Júpiter, é vista nas pessoas que não procuram uma vida plena. Querem sempre mais e mais. O ruim é o seu fim, quando percebem que, na verdade, todo este excesso acaba fazendo com que elas estaquem no meio do caminho e se torne avarentas! Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Gula.
A Luxúria
A luxúria vem do planeta Vênus é nada mais é do que deixar-se guiar pelas suas paixões e pelos pecados da carne. Quando damos razão apenas ao Luxo, a nossa vida se destrói. O prazer, sobretudo o sexual, é posto como o nosso Deus. Queremos apenas ter parceiros para relações e aproveitar ao máximo, mas nos esquecemos de que o maior luxo que podemos ter é uma vida de retidão e simplicidade para com Deus. O prazer da carne, o desejo passional, o prazer sensual e sexual, além do prazer material são todos problemáticos e emblemáticos do pecado capital da luxúria. Os prazeres do sexo em excesso podem gerar problemas ainda maiores que apenas o pecado da luxúria. Consequências ruins e fetiches são alguns dos motivos para se manter afastado e fazer de tudo para evitar a luxúria. Este pecado nos desvenda outros, como a avareza e sobretudo a gula, que deu sua origem! Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Luxúria.
A Avareza
E, por fim, temos o último dos 7 pecados capitais, a Avareza. Este guiado pelo planeta Saturno. A avareza pode ser colocada como um dos grandes problemas do século XXI. Também chega a ser aceita como algo natural na sociedade, uma vez que o dinheiro controla tudo e todos querem ter mais e mais dele. Nada mais é do que o apego excessivo ao dinheiro, a bens materiais, a posses, em detrimento da companhia e da palavra de Deus. A avareza parece às vezes inofensiva, pois as pessoas tendem a confundir com economia. A avareza nada tem a ver com economia, mas sim com egoísmo. Pessoas avarentas não ajudam ninguém, nem quem está passando fome. O espírito de caridade, o amor e a solidariedade somem de seus corações, como se nada mais existisse além de acumular riquezas para si próprio! Quando somos avarentos, nos esquecemos do próximo e, consequentemente, do maior mandamento de Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!”. Clique aqui para saber mais sobre o pecado da Avareza.
Saiba mais :