7 terapias e modos de vida alternativos que prometem lhe trazer felicidade este ano
Reiki, Ayurveda, Yoga, Feng Shui, Tai Chi, Cristaloterapia, dentre tantas outras terapias alternativas. Todas essas técnicas de cura e bem-estar são antigas, algumas até milenares, mas de velhas na verdade não tem nada. Nunca foi tão atual cuidar do corpo, da mente e do espírito.
Hoje em dia até os mais jovens estão preocupados com bem-estar e também com sua qualidade de vida futura. Mas seja qual for a sua idade, saiba que sempre é hora de dar uma chance para novos métodos e abordagens rumo a felicidade.
Terapias alternativas para trazer harmonia este ano
Realmente cuidar de si mesmo nunca esteve tão na moda como hoje em dia. Além das terapias alternativas em ascensão, o foco no bem-estar na qualidade de vida é tão presente que até especialistas em organização se tornam celebridades.
Um bom exemplo é Mari Kondo, uma pessoa que dedica seu trabalho em trazer mais organização à vida das pessoas, e dessa forma acaba por também equilibrar a vida delas — que andava perdida em meio a bagunça.
Hoje as pessoas notam com mais clarezas como são coisas aparentemente pequenas que detêm o poder de nos fazer viver melhor. Cuidar mais da alimentação, viver em um ambiente mais organizado e energético, tudo lhe fará melhor.
Bem-estar dividido em esferas
Existem muitas formas de cuidar bem de si, mas alguns especialistas gostam de dividir esse trabalho em diferentes esferas. Temos, por exemplo, uma esfera mais espiritual e sensorial, o que não quer dizer que envolva apenas forças místicas, mas que irá trabalhar mais de dentro para fora, por assim dizer.
Nessa esfera podemos agrupar, por exemplo, o Reiki, a Cristaloterapia e o Tai Chi. Alguns especialistas também incluem o Ayurveda nesse grupo, já outros dizem que ela pertence a esfera seguinte. Tudo depende da forma como organizam, pois nessa categoria reside a capacidade de transformar o negativo em energia positiva.
A segunda esfera seria focada em estruturar um sentido de ser, explorando também sua sensorialidade, mas através de uma estrutura física do ambiente. Aqui encontramos exemplos como o Feng Shui, o estilo de vida Hygge e métodos como os ensinados por Mari Kondo.
Cada esfera ou escola tem sua riqueza a uma proposta de plenitude da mente, bem como técnicas de estilo de vida que prometem oferecer um começo verdadeiramente harmonioso para uma nova vida — e por que não, para o novo ano.
-
Reiki, a magia do toque
Nossa primeira abordagem será sobre o Reiki e sua incrível técnica de cura através das mãos. O Reiki é um método tradicional de bem-estar, voltado para a regeneração e em restabelecer a saúde através. A principal ferramenta utilizada é a imposição das mãos, seja sobre si mesmo, a outras pessoas, a um animal ou a uma situação.
O objetivo principal é que o terapeuta — ou aquele que está aplicando Reiki — seja capaz de modular sua própria energia até que ela seja sincronizada com a energia de quem receberá a “cura”. Sendo capaz de fazer essa sincronização, transmite-se essa energia ao “paciente” de modo a corrigir alguma deficiência que possua. O Reiki acredita que muitos males estão relacionados a problemas com o fluxo energético.
Praticar o Reiki exige muito treino e concentração, mas a técnica em si é relativamente simples. Basta que posicione as mãos no formato correto sobre parte estressada do corpo para gerar energia de cura destinada a liberar a tensão.
Existem muitas formas de se posicionar as mãos no Reiki; cada posição é indicada para um tipo de cura energética. A emulação de Reiki promove a auto cura absorvendo o estresse acumulado através do uso estratégico da imposição das mãos.
Lembrando que não é necessário um contato direto com o paciente. Apenas a proximidade das mãos já é o suficiente.
Clique para saber mais sobre Reiki!
-
Ayurveda, a ciência do autoconhecimento
Ayurveda é uma ciência médica Oriental de origem indiana em exercício há cerca de 5 mil anos. Seu reconhecimento é tamanho que a torna Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO. O Ayurveda também é frequentemente associado ao Taoísmo Chinês e a medicina dos dervixes Hakim no nordeste do Afeganistão.
Os métodos ayurvédicos estão de acordo com o antigo conhecimento da sabedoria corporal, que envolve tratar tanto o paciente como a doença. Essa medicina entende que, se existe uma doença, é por que o corpo não está bem, e de nada adianta cuidar da doença se o corpo continua em desordem. Primeiro trata-se a raiz do desequilíbrio, para que então as doenças desapareçam.
Muitos dos ensinamentos do Ayurveda estão apoiados na fitoterapia, meditação, canto e Yoga, lembrando que compartilham suas bases, mas não são a mesma coisa.
Clique para saber mais sobre Ayurveda!
-
Tai Chi, o ginásio do corpo e mente
O Tai Chi é uma disciplina praticada há séculos na China. Por mais que transpareça a ideia de ser somente uma arte marcial, há muito mais por trás disso, provando ser também um método de relaxamento bem-sucedido, cuidando do corpo e da mente.
É comum que uma vez que um jovem se envolva com o Tai Chi e aprenda seus princípios, ele o leve para toda a vida — e continue praticando inclusive na velhice.
O princípio do Tai Chi é executar lenta e continuamente uma série de movimentos suaves, com a respiração no centro dos exercícios para circular profundamente as energias. É como a mistura de uma arte marcial com uma lenta e precisa dança.
O praticante deve soltar bem os ombros e mover-se com fluidez. Um dos princípios básicos é manter as articulações bem flexíveis e não perder o foco. Isso não só beneficia o corpo com mais tônus muscular e mobilidade como cria uma sessão tranquilizante de movimento, algo que faz bem até mesmo a quem observa.
-
Cristaloterapia, seu canal de energias
A Cristaloterapia também tem em sua história alguns milhares de anos, basicamente desde que o homem foi capaz de perceber que essas gemas não eram apenas objetos decorativos. As terapias alternativas que se apoiam no poder dos cristais buscam extrair e irradiar energia, canalizando, condensando e armazenando energias naturais.
Culturas antigas em todo o mundo usavam cristais e pedras de cura para alinhar, limpar e transformar sua energia, espírito e saúde física. Egípcios, maias, sumérios e outras civilizações constantemente adornavam seus corpos com joias e acessórios com tais pedras sagradas.
Mesmo que essas culturas antigas tenham compreendido as incríveis propriedades curativas dos cristais e das pedras preciosas, ainda existe muito o que se estudar a respeito. Mas o fato é que a escolha certa dos cristais pode equilibrar emoções, sensações e a harmonia de pessoas, animais e ambientes.
Clique para saber mais sobre Cristaloterapia!
-
Feng Shui, lar doce lar
O Feng Shui é uma arte ancestral de origem chinesa com o objetivo de harmonizar a energia ambiental e transformar a vida cotidiana em uma espécie de poesia alopática para o corpo, a mente e a alma.
Feng Shui em sentido literal, significa “vento” e “água, e consiste em dos exemplos da esfera de organização material. Ele procura alcançar a plenitude física e moral organizando adequadamente um ambiente.
Segundo o Feng Shui, existe uma ordem ideal entre móveis e objetos para cada ambiente de uma casa ou escritório — tudo é importante para manter a harmonia energética e o correto fluxo de cada uma delas.
Banir formas agudas ou pontiagudas para curvas, instalar plantas (com exceção de cactos e outras plantas agressivas) e focar em salas iluminadas são algumas das regras básicas do Feng Shui.
Cada ambiente deve ter uma estrutura que combine com sua função e que concentre as energias que necessita. Um escritório precisa de criatividade e vitalidade; já um quarto deve concentrar energias mais tranquilas e restauradoras.
O Feng Shui também é uma ciência bem minimalista, onde o pouco é muito em uma casa. De certa forma, deve haver espaço suficiente para que a energia circule.
Clique para saber mais sobre Feng Shui!
-
Hygge, carpe diem
Agora encontramos no mundo do hygge, um termo que ainda não existe tradução exata para nosso idioma. No entanto, basicamente significa uma arte de viver que engloba tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar para uma pessoa.
Mais que terapias alternativas, o hygge é um modo de vida que foi assim batizado entre países escandinavos. Países que fazem parte dessa região, como Noruega, Dinamarca e Islândia estão entre os mais felizes do mundo.
O que faz das pessoas nesses locais tão felizes é justamente o cuidado que têm com seu modo de vida, chamado de estilo hygge. Como são países tradicionalmente frios e que no inverno além de enfrentar temperaturas muito baixas, ainda têm muito pouca luz disponível, eles aprenderam a cultivar melhor o ambiente de seus lares, bem como a saber aproveitar melhor cada momento.
O princípio é bem simples: transforme os momentos triviais da vida cotidiana — e que passariam desapercebidos — em momentos privilegiados. Como fazemos isso? Nada é mais simples, apenas saboreie todos os eventos da vida. Jante com amigos, assista a um bom programa da Netflix, vivencie a verdadeira experiência de um churrasco em família — essas pessoas não estão ali como decoração, vocês devem trocar calor entre si.
Abra a casa e receba os amigos. Se permita tomar uma xícara de chocolate quente enquanto lê um bom livro que estava muito tempo na prateleira. Prepare-se para abraçar o calor da luz de velas, enquanto toma um chá fumegante em um sofá transbordando de almofadas. Criar ambientes acolhedores em casa é fundamental.
Clique Aqui: Hygge: o movimento do conforto escandinavo
-
Mari Kondo, uma história de organização
Essa é praticamente uma menção especial que fazemos aqui. Mari Kondo é uma consultora de organização japonesa, além de ser a responsável por dirigir uma fundação totalmente dedicada a ensinar as pessoas a organizarem suas vidas. Então, de certa forma, ela também entrou para o rol de terapias alternativas.
Mesmo que a atividade consista em descobrir como organizar objeto e móveis, além de técnicas de limpeza e cuidados da casa, todos os que passam pela experiência com Mari Kondo relatam que é que praticamente uma redescoberta para uma nova fase de suas vidas.
A filosofia de Mari Kondo é que ter uma estrutura de organização eficiente permite que tenha também mais tempo para aproveitar a vida e não se sentir sobre carregado por afazeres. Mari Kondo tenta ensinar as pessoas a se envolverem com cada tarefa de seu dia-a-dia e a trata-las com a mesma importância que qualquer outra teria — até o simples ato de dobrar uma roupa se torna uma experiencia de meditação.
Limpar a casa e se livrar de objetos antigos se torna um verdadeiro ritual de despedida e agradecimento. Esse modo de vida de Mari Kondo se tornou especialmente famoso após lançar seu best-seller “The Life-Changing Magic de Tidying Up”, ganhando posteriormente sua própria série de TV.
O método de Mari Kondo consiste em promover o apaziguamento mental por meio de organização e classificação, e incentiva os praticantes ao desapego, mantendo apenas itens que “despertem alegria”, seja por uma lembrança ou uma sensação que aqueça seu coração.
Clique aqui para conhecer o método Marie Kondo
Saiba mais :