8 sinais de que você seria considerada uma bruxa
Somos as netas de todas as bruxas que vocês não conseguiram queimar”
Hoje quando falamos de bruxas, a imagem é de uma vida em que só há guerras dentro do próprio reino da magia, afinal, nossa referência são filmes como Harry Potter. O fato é que durante o século XVII as coisas não eram bem assim. Naquela época, muitos julgamentos de bruxaria aconteciam e assim muitas mulheres foram assassinadas na fogueira, enforcadas ou afogadas.
Os julgamentos de Salem, no Estado americano de Massachusetts, no século XVII, são bem conhecidos em todo o mundo: Em Salem, 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e 20 pessoas perderam a vida.
Mas a Europa foi na verdade palco de uma verdadeira caça às bruxas: Na atual Alemanha, estima-se que tenham sido executadas mais de 25 mil mulheres. Na Suíça, por exemplo, aldeias inteiras foram dizimadas. Estima-se que entre 40 mil e 60 mil pessoas foram condenadas à morte na Europa entre o final do século XVI e o final do século XVII.
Mas será que você seria considerada uma bruxa se vivesse naquela época? Descubra agora!
-
Você é mulher
Se você é mulher, não importa qual sua idade, sua cor, suas crenças. As chances de você parar em uma fogueira eram grandes, até porque naquela época se acreditava que mulheres eram mais suscetíveis ao pecado do que os homens, e o pecado era uma clara indicação de culto ao demônio.
-
Você não consegue se sustentar financeiramente
Os pobres ou aqueles que precisavam confiar na comunidade porque não conseguiam se auto sustentar estavam entre os que tinham mais chances de serem acusados de bruxaria.
-
Você é rica
Nem tão rico, nem tão pobre, afinal, extremos financeiros acabavam chamando a atenção dos caçadores de bruxas. Uma mulher independente, solteira e que vivesse sem suporte financeiro de ninguém chamava a atenção e era facilmente taxa de bruxa. Entre os anos 1620 e 1725, mulheres sem homens que as suportassem financeiramente, fossem eles maridos, filhos ou irmãos, correspondiam a 89% das execuções femininas relacionadas à bruxaria na Nova Inglaterra.
Veja também
-
Você tem amigas
Um grupo de mulheres reunido em uma conversa na qual não houvesse um homem presente era considerado um grupo de adoração ao demônio. Se você e suas amigas fazem noites de meninas, facilmente parariam na fogueira no século XVII.
-
Você já se desentendeu com outra pessoa
Qualquer um poderia acusar outra pessoa de bruxaria durante o temeroso século XVII, assim, discutir com alguém poderia lhe gerar uma denúncia sobre pessoa.
-
Você é velha
Mulheres idosas, fossem elas solteiras ou casadas, eram facilmente acusadas de bruxaria.
-
Você é parteira
As parteiras eram em geral mulheres idosas com status social e independentes e se considerava que elas possuíam influências pagãs, final conheciam muito sobre ervas. Isso fazia muita gente as acusassem de bruxaria.
-
Você é casada, mas não tem filhos
Se você é casada, mas seu casamento não gerou filhos, com certeza você teve seu útero amaldiçoado com a infertilidade, afinal, é uma bruxa. Pelo menos é isso o que diram seus vizinhos que pediriam que fosse queimada.
Saiba mais :