A embalagem correta para armazenar os seus óleos essenciais
Aqui no WeMystic nós já ensinamos como extrair os óleos essenciais para a aromaterapia. Você ainda não viu? Confira aqui. Mas além de saber como extraí-los, o armazenamento também precisa ser feito de forma correta para que ele não perca as suas propriedades. No artigo de hoje vamos ensinar qual a embalagem correta para os óleos essenciais.
Por que as embalagens corretas são tão importantes?
Os óleos essenciais são substâncias super concentradas que precisam ser armazenados de forma correta, caso contrário pode corroer embalagens pouco resistentes e corromper as suas propriedades terapêuticas. Mesmo que a não seja visível a corrosão da embalagem, vestígios do plástico ficam em contato com o óleo essencial e além de atrapalhar a composição e eficácia dos óleos, pode também causar alergias, irritação, coceira e outros problemas a médio e longo prazo.
As melhores embalagens para os seus óleos essenciais
Vidro é sempre a melhor opção!
Eles não são corroídos pelos óleos essenciais, nem pelos mais fortes e ácidos. Eles garantem maior durabilidade e conservação das propriedades dos óleos essenciais. Os frascos de vidro evitam a contaminação pois são facilmente esterelizáveis e também são ecologicamente corretos, já que podem ser reutilizados de diversas formas.
Os frascos mais indicados são aqueles de vidro âmbar, pois são escurecidos e protegem os óleos da luminosidade, preservando suas propriedades medicinais. A tampa deve preferencialmente ser de rosca e vedar completamente o frasco, ficar hermeticamente fechado. Os frascos são baratos e valem o investimento, por isso invista em bons frascos para guardar os seus preciosos óleos.
E se você for comprar o óleo em farmácias e lojas de artigos naturais, sempre confira a qualidade da embalagem e não se deixe enganar por aquele que tem o menor preço, muitas vezes o barato pode sair caro.
É possível reutilizar os frascos?
É possível reutilizar os frascos de óleos essenciais para outras essências sim.
Mas é preciso tomar muito cuidado para que não sobre nenhum resquício do óleo anterior no frasco. A dica é deixar o frasco de molho em água quente por muitas horas, depois enxaguá-lo com bastante água corrente. Se ele ainda estiver com o cheiro do óleo anterior, coloque o frasco no sol até que ele perca o aroma.
É indicado também utilizar óleos com fragrâncias e procedências semelhantes no mesmo frasco, para que não haja problemas caso sobre resquícios dentro do frasco.
Veja também:
- 7 óleos essenciais que ajudam a melhorar a concentração
- A aromaterapia no controle da ansiedade – veja como utilizar
- Os 5 melhores óleos essenciais no tratamento de queimaduras e feridas