A influência da Lua Cheia na gravidez e no parto
Você já ouviu falar que mais bebês nascem durante a mudança de fase da lua, especialmente da Lua Cheia? Alguns dizem que este é um mito, outros enxergam as evidências da mudança para a Lua Cheia ao observar que as maternidades se enchem de grávidas em trabalho de parto quando chega essa fase lunar. Veja o que descobrimos sobre a influência da lua cheia na gravidez e no parto.
Mais bebês nascem durante a Lua Cheia?
A ciência ainda não conseguiu comprovar qualquer relação entre a mudança da fase da lua ou da Lua Cheia com a chegada de bebês ao mundo. Sem comprovação científica, a medicina afirma, até então, que se trata de um mito. Nossas mães e avós já mandavam todas as grávidas consultarem o calendário lunar no último mês de gravidez para verificar quando a lua ficaria cheia. Segundo essa tradição, na noite da virada da lua, a mãe deveria entrar em trabalho de parto. Essa tradição ultrapassa a crendice popular.
O ginecologista e obstetra Dr. Péricles Bauab, diretor técnico do Hospital Mogi Mater com mais de 40 anos de profissão diz: “Eu acredito que a mudança da lua influencia no parto sim. Mesmo não havendo comprovação científica”. Ele diz que percebe que todos os anos, na mudança da lua, os nascimentos aumentam. No blog Mamãe Tagarela, resgatamos o testemunho da Thaís Cardoso que diz: “Conversando com uma enfermeira na Maternidade Perinatal (a maternidade mais famosa do Rio de Janeiro) ela admitiu que sempre que entrava a lua cheia, o hospital enchia de gestantes em trabalho de parto”.
O que a ciência diz sobre a influência da Lua Cheia na gravidez e no parto?
A verdade é que este é um assunto que possui pouquíssimas pesquisas de credibilidade feitas para averiguar o porquê desta relação entre a lua cheia e os partos. A hipótese mais aceita é que a lua cheia, que influencia as marés, influenciaria também o corpo humano, que é composto de 70% de água. A maré então influenciaria o líquido amniótico, que envolve o bebê no útero. A força gravitacional da terra na Lua cheia, faria pressão no bebê para baixo, aumentando as contrações e induzindo o trabalho de parto. Mas todos os estudos neste sentido foram inconclusivos. Há ainda um estudo que atesta o contrário. O astrônomo americano Daniel Canton analisou durante 12 anos a relação entre os nascimentos e a lua cheia. Oito anos depois ele repetiu as análises e os resultados não coincidiram, concluindo então que a lua não teria determinação no momento do parto.
Verdade ou mito, tanto a tradição quanto os próprios médicos e enfermeiros vêm uma relação (ainda inexplicável) na entrada da lua cheia com a chegada dos bebês.
Lua Cheia na gravidez e no parto – Como prever a data da chegada do bebê pela Lua?
Segundo a tradição, você precisa se lembrar do primeiro dia da última menstruação antes de ficar grávida. Veja qual era a lua deste dia. A partir de então você deve contar 10 luas à frente, que será quando o seu bebê irá nascer. Por exemplo, se você teve sua última menstruação na lua crescente, na 10ª lua crescente depois da concepção o seu bebê deve nascer, ou então na mudança de fase deste mês para a lua cheia. Acredite você ou não, não custa nada marcar a data no calendário e ver se irá coincidir!
As fases da Lua e a concepção dos bebês
Existe também uma relação entre a fase da lua e a concepção dos bebês, é chamado de Lunacepção. Essa teoria está relacionada com o alinhamento do ciclo menstrual da mulher que não utiliza contraceptivos com o ciclo lunar. Essa teoria diz que para aumentar as chances de engravidar, você deve estar atento ao mês em que você irá menstruar na Lua Nova e ovular na Lua Cheia. Como nós não podemos controlar a data da ovulação, é preciso estar atento ao calendário lunar e ao comportamento do seu ciclo menstrual. Acredita-se que a Lua Cheia seja o período mais fácil para engravidar, por isso, basta que você tente engravidar a cada lua cheia para favorecer as chances de conceber uma criança.
E você? Acredita que na influência da Lua Cheia na gravidez e no parto dos bebês? Diga nos comentários!
Saiba mais :