A urina na nossa saúde: saiba mais sobre a sua urina
A urina é um componente eliminado pelo nosso corpo que sempre está em contato com a nossa saúde, não é à-toa que existem exames laboratoriais de urina e, nestes, muitas doenças podem ser detectadas, desde desidratações até infecções mais graves.
Entretanto, muitos não sabem que a cor, a textura e até mesmo o cheiro da urina podem indicar possíveis ricos à nossa saúde. Além disso, há também quem defenda o seu consumo. Muitos médicos não recomendam, pois como sendo o resto para a eliminação, não haveria grandes ganhos em ingeri-la de novo.
Então, hoje falaremos da urina e como identificar possíveis doenças ou cuidados a partir da maneira que a sua urina sai, vamos lá?
Urina: as cores
É certo que quanto mais clara a cor da urina, mais hidratado você estará. Geralmente urinas mais transparentes ou em um tom de amarelo bem claro demonstram uma boa hidratação com um corpo saudável e organismo regulado. Entretanto, todos sabemos que nenhum excesso é bom. Ao mesmo tempo que não beber água e estar desidratado pode nos acarretar diversas doenças, o excesso de consumo de água também pode desregular a pressão das nossas células e provocar tonturas, além de deixar o estômago mais elástico, favorecendo a obesidade.
Além disso, o alto consumo de água dá muito trabalho aos rins, logo o processo de filtração é feito de maneira mais rápida e não tão meticulosa como é feita com a quantidade ideal de água. Pode parecer ingênuo, mas consultar um médico sobre o consumo perfeito de água para o seu tipo de corpo é sempre recomendado!
Clique Aqui: Gomutra e a Ayurveda: como funcionam os tratamentos à base de urina?
Urina: textura e cheiro
Uma urina espumosa indica o alto índice de proteínas, assim como uma urina que parece mais espessa, com riscos brancos, pode indicar a alta quantidade de gordura ingerida ou um colesterol alto. Pessoas com diabetes costumam ter este tipo de urina mais gordurosa.
E quando o problema é o cheiro? Bem, o cheiro forte da urina é devido à alta concentração de ureia. Ela pode ser causada pelo baixo consumo de líquidos, por bactérias e até mesmo por doenças sexualmente transmissíveis. Se você souber que não é devido aos líquidos, procure um especialista. Cálculos renais e pedras nos rins também tendem a causar mau cheiro.
Saiba mais :