Abhyanga – a massagem ayurvédica dos óleos vegetais
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre massagens compostas por óleos vegetais, e que envolviam algum processo terapêutico, certo? Então a Abhyanga pode ser mais familiar do que imagina. Conhecida como oleação ou snehana, a Ayurveda possui entre as suas metodologias de tratamento a utilização de massagens aplicadas através de óleos vegetais medicados, ao longo de toda a extensão do corpo do paciente.
Como funciona a massagem Abhyanga
Na Ayurveda, para colocar a Abhyanga em prática não existe uma única receita nem quantia específica para porcionar os óleos vegetais que farão parte do tratamento. Cada massagem dependerá exclusivamente do tamanho e características do paciente, tendo duração entre 30 e 45 minutos e com pressões que variam de acordo com um levantamento prévio.
Antes de iniciar, o terapeuta deverá fazer toda uma leitura dos desequilíbrios presentes no paciente, isso quer dizer que, na terapia Ayurveda, serão identificados distúrbios relacionados aos doshas Pitta, Vata, Kapha, Agni (conhecido como o fogo digestivo) e Ama (as toxinas presentes no organismo). Uma vez elencadas, a massagem Abhyanga pode começar.
Para pessoas de Pitta, os óleos escolhidos costumam ser o de coco, girassol, neem, azeite de oliva, bringaraja ou brami tailam; para os de Vata, são usados gergelim, amêndoas, castanha do Brasil, mahanarayana, dhanvantari ou bata tailam; por fim, Kapha é massageado com pó de ervas, mostarda e óleo de semente de linhaça.
►Saiba Mais: Energize seus chakras com massagem Ayurvédica
Os benefícios da Abhyanga
Agora que já sabe o significado da Abhyanga, a metodologia da massoterapia Ayurveda promove uma série de benefícios físicos, mentais e espirituais, como:
- Aperfeiçoa e equilibra as funções nervosas;
- Aprimora a circulação sanguínea e sistema linfático;
- Melhora o aspecto físico da pele e cabelos;
- Ajuda na função gastrointestinal;
- Promove o alívio das dores e tensões musculares;
- Reduz ou elimina os níveis de stress, tensão emocional, ansiedade e estimula o sono revigorante;
- Reduz inchaços e edemas;
- Aos que sofrem de reumatismo, promove bons resultados nas alterações musculo-esqueléticas;
- Trata e beneficia os que sofrem de enxaquecas;
- Em disfunções sexuais, promove a libido;
- Indicado no tratamento contra vícios como álcool, drogas, tabagismo e outros.
A técnica só não é indicada a pessoas em estados febris, mulheres grávidas ou menstruadas (pode aumentar o fluxo sanguíneo), pacientes com casos de trombose e tromboflebite, e indivíduos que estejam sentindo algum tipo de náusea ou estejam com diarreia ou episódios de vômito.
Pessoas com acúmulo de Ama (toxinas) ou alterações no fogo digestivo também ficam restritas à essa técnica. Os que estiverem com distúrbios de Kapha deverão ser encaminhados a outro tipo de massagem da Ayurveda, a Udhvarthana.
Para melhores resultados, a massagem deve ser repetida por 5 a 10 sessões, uma a duas vezes por semana.
Veja também:
- Conheça os princípios e significados da Ayurveda.
- Conheça os 4 principais óleos vegetais usados na aromaterapia.
- Contraindicações? Descubra quem pode fazer uso da aromaterapia.