Acupuntura a laser: saiba como funciona e seus benefícios
Técnica relativamente nova se comparada a prática milenar da acupuntura tradicional, a acupuntura a laser vem se firmando há cerca de quatro décadas, apresentando benefícios e abrangendo um número maior de pacientes — especialmente os que não são grandes fãs de agulhas.
Ainda está relutante em tentar algo novo? Então conheça mais sobre essa vertente e quais são seus benefícios.
Acupuntura a laser, o que é?
Substituindo as agulhas, a acupuntura a laser consiste em feixes de luz de baixo efeito térmico, com comprimento de onda de 660mm (vermelho), os quais são focalizados em determinados pontos de acupuntura (acupontos), estimulando-os de forma semelhante ao método tradicional, com o objetivo de liberar neurotransmissores e outras substâncias.
A acupuntura a laser consiste na união de duas técnicas: a acupuntura, utilizada há milênios, e a laserterapia, que surgiu em 1970. É possível trabalhar com o laser de diversas formas, no entanto, aquela tem indicação em acupuntura atua em baixa intensidade de energia — também conhecido como laser terapêutico.
Clique Aqui: O que é eletroacupuntura? Entenda suas indicações e benefícios
Quais os benefícios dessa técnica?
Com sua eficácia reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a acupuntura a laser é utilizada no tratamento de uma vasta gama de doenças, sejam elas de ordem física ou mental, além de ser amplamente aplicada em tratamentos estéticos.
Em comparação a acupuntura tradicional, a ação do laser no corpo envolve alguns efeitos adicionais, como ação analgésica, anti-inflamatória e anti-edematoso. Além disso, sua combinação com a Medicina Tradicional Chinesa segue promovendo os benefícios clássicos de estimulação dos pontos de acupuntura.
Algumas das enfermidades beneficiadas por esse método incluem a depressão, ansiedade, insônia, reumatismo, artrose, enxaqueca, lombalgia, fibromialgia, asma, dores crônicas, dentre tantas outras. A acupuntura a laser também é especialmente eficaz no processo de cicatrização de feridas.
Além de abranger praticamente os mesmos efeitos da acupuntura com agulhas, a modalidade a laser é mais rápida e tem alcance mais amplo. Para se ter uma ideia, a aplicação tem como tempo de estímulo por acuponto de 30 segundos a 2 minutos.
Outro benefício observado nessa técnica envolve o meio ambiente, por não gerar resíduos. Na acupuntura tradicional, as agulhas precisam ser descartadas em um coletor de perfurocortantes, cujo destino será a incineração.
Existem restrições ou contraindicações?
Como todas as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura a laser também possui algumas restrições quanto ao seu uso, que não deve ser aplicado em gestantes, por exemplo. O laser também não deve ser irradiado sobre focos de infecções bacterianas, pois pode multiplicar os microrganismos, nem sobre portadores de neoplasias, pois o laser também pode aumentar a proliferação das células tumorais.
Lembrando que, apesar de fornecer resultados praticamente iguais ao da acupuntura com agulhas, a incidência do laser e, consequentemente, o sucesso da prática, dependerá de algumas variáveis.
A porção de energia absorvida e transmitida também dependerá de fatores individuais como a idade do paciente, pigmentação da pele e espessura dos tecidos.
Acupuntura a laser dói?
Se você nunca buscou a acupuntura tradicional por medo da dor (que, convenhamos, é praticamente inexistente), saiba que a versão da terapia utilizando laser é completamente indolor.
Nessa modalidade, o laser utilizado é de baixa intensidade. Ou seja, não produz quaisquer queimaduras ou cortes (como acontece nos lasers adotados em cirurgias), gerando um mínimo de calor na pele — não há sequer contato do aparelho com o paciente. Por não ser invasiva, não há riscos de infecção ou problemas de coagulação.
Por isso, a acupuntura é laser é bastante recomendada a pessoas antes relutantes ao tratamento tradicional, incluindo crianças, idosos, animais agressivos ou filhotes, pacientes com problemas mentais ou simplesmente mais sensíveis.
Saiba mais :