Água benta: como ela se torna benzida?
A água benta, mesmo para os católicos, às vezes pode ser um grande mistério. Existem pessoas que não sabem como esta água é benzida ou quais são as suas utilidades no meio católico e espiritual. Hoje iremos descobrir o porquê de benzê-la, quem pode realizar este rito e como usá-la.
Água benta: sua história
Ela surgiu como uma necessidade de benção durante a antiguidade. Ela apenas pode ser abençoada pelas mãos de um sacerdote, como um Padre ou Papa. Ela é utilizada para batismos, para abençoar lugares, expulsar demônios e para a benção de pessoas e suas curas, sejam elas físicas ou espirituais.
O princípio da água benta é muito comum e também podemos encontra-lo em outras religiões como o hinduísmo e o protestantismo. No hinduísmo, geralmente utiliza-se um pó de flores, com relações feitas pelos próprios praticantes e, no protestantismo, geralmente se utiliza um óleo ou essência que, após ser abençoada pelo pastor, é utilizada nos rituais de cura e benção.
Clique Aqui: Como proteger o nosso lar com água benta?
Água benta: ritual
Para abençoar a água, para que esta se torne benta, o sacerdote precisa orar por ela, geralmente em contato com ela ou com o recipiente. Nos tempos antigos, eles recitavam um rito em latim, que ainda é lido em algumas igrejas mais tradicionais, porém, hoje em dia, após o Segundo Concílio do Vaticano, apenas uma oração tornou-se necessária.
Após esta, a água benta já pode ser utilizada pelo sacerdote e pelos fiéis para todos os fins cabíveis, como levar um pouquinho para casa, para molhar a testa, pedir curas, etc.
Abaixo, você encontra algumas curiosidades sobre a água benta e fatos não muito discutidos quando tocamos no assunto.
Clique Aqui: Limpeza espiritual com água salgada: veja como fazer
Água benta: curiosidades sobre este rito
- a água benta, junto com a cruz, é conhecida como um dos símbolos mais marcantes em filmes de exorcismo, até porque ela ainda é utilizado hoje para a expulsão de demônios.
- uma questão muito séria sobre a água benta é o seu recipiente. Em igrejas antigas, como as italianas, estes recipientes, muito antigos, foram testados quimicamente e descobriram-se várias bactérias que podem ser contagiosas e até mesmo levar à morte.
- em algumas vertentes do catolicismo, a água benta pode ser abençoada por qualquer fiel, desde que este esteja no ambiente sagrado e próximo de um sacerdote.
Saiba mais :