Como ajudar seus parentes idosos a se manter positivos durante a pandemia
Todos nós fomos afetados de alguma forma pela pandemia do Covid-19 que o mundo continua enfrentando. Alguns perderam seus empregos, outros tiveram sérios problemas de saúde mental e muitos sofreram com os efeitos do próprio vírus. Porém, os mais afetados entre nós provavelmente foram os idosos, que são grupo de risco e tiveram que se isolar durante a pandemia, se sentindo muitas vezes deprimidos. Por isso, vamos falar sobre algumas coisas que você pode fazer para ajudar seus parentes idosos a se manter positivos durante a pandemia.
Clique Aqui: Você está sentindo mais dores no estômago na quarentena do que antes?
Por que devemos ajudar parentes idosos durante a pandemia?
O vírus é mais perigoso para aqueles que têm mais do que 65 anos e por isso, o isolamento realizado em todo o mundo foi especialmente para proteger os idosos e outras pessoas do grupo de risco. Os efeitos do Covid-19 pode variar de pessoa para pessoa e na maior parte da vezes, se você for mais jovem, seus sintomas vão ser leves ou talvez você seja assintomático, o que não é o caso dos idosos.
É importante que os mais velhos se mantenham em casa tanto quanto possível, ao menos até que surja uma vacina com eficácia comprovada. E aos mais jovens, cabe praticar a higiene adequada, limitar as interações e também cuidar dos idosos de outras formas.
Este é um momento estressante para os mais velhos e além de estarem lidando com o receio de contraírem o vírus, eles estão com interação limitada, o que causa solidão e frustração. É preciso ajudar seus parentes idosos a se manter positivos durante a pandemia e você pode conferir algumas formas de fazer isso a seguir.
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
Ajudando seus parentes idosos a se manter positivos durante a pandemia – o que fazer?
-
Auxilie-os com a tecnologia
Não existe um bom momento para uma pandemia, mas podemos dizer que agora é o melhor momento da história para uma pandemia, pois estamos em uma era na qual a tecnologia está extremamente avançada e a partir dela, temos acesso a muitas informações.
Existem algumas formas pelas quais isso será útil para os idosos. Para começar, se eles conseguirem se orientar na internet, poderão estar por dentro das notícias atualizadas do que está ocorrendo em relação ao vírus.
As informações sobre novas precauções que devem ser tomada ou sobre qualquer desenvolvimento positivo podem ajudar a aliviar a mente. Ainda que muitas informações não sejam encorajadoras, existe um nível de conforto em se sentir informado.
A tecnologia também pode ajudar seus parentes idosos a se manterem entretidos e distraídos. Isso vale para todos, mas as gerações mais jovens já sabem como usar a internet a seu favor neste sentido. Os idosos provavelmente não vão ter muito interesse em mídias sociais e jogos, mas com certeza poderão encontrar muitas coisas para assistir e ler online e claro, poderão se comunicar com seus familiares.
O Zoom e o Skype são um terreno desconhecido para os idosos, mas poder falar com seus filhos e netos por vídeo pode ser encorajador. Tente orientar os idosos da sua família sobre como navegar nessas tecnologias, caso elas sejam muito estranha para eles. Com certeza essa será uma grande ajuda.
-
Mantenha o contato
Já que você não pode visitar seus parentes idosos pessoalmente, mantenha a comunicação com eles. Deixá-los isolados e sem se comunicar com outras pessoas pode ser muito ruim para sua saúde mental. Apesar dos idosos não saírem para trabalhar todos os dias ou não encontrarem seus amigos com frequência em um cenário normal, não significa que estão acostumados a ficar sozinhos ou isolados. Eles tiveram companhia por toda a vida e agora estão sozinhos.
Se comunique pelo Zoom, Whatsapp e Skype sempre que possível, mas também faça um check-in diário. Uma mensagem rápida ou um telefonema para ter certeza que eles têm tudo que precisam e que estão interagindo com alguém. Dependendo da fase de isolamento que estiver sua cidade, também é possível se encontrar em certas circunstâncias como ao ar livre ou até fazer uma visita breve. Apenas se certifique em manter contato de alguma forma.
-
Também cuide de si mesmo
Vale considerar que os parentes idosos não estarão preocupados apenas consigo mesmos. Eles também vão pensar na possibilidade das pessoas que amam contraírem o vírus e mesmo que os jovens corram menos perigo, ainda existe um certo risco.
Tanto para o seu bem quanto para o deles, evite interagir com muitas pessoas para não contrair o vírus e até mesmo levar ele para um parente mais velho. Mesmo que não os esteja vendo pessoalmente, você pode estar interagindo com outros membros da família que estão e também podem ser assintomáticos. Portanto, você pode acabar espalhando sem perceber.
-
Se disponibilize o máximo que puder
Como estamos vivendo uma pandemia global, todos estão no mesmo barco. Portanto, ajude seus parentes idosos a se manterem positivos durante a pandemia, mas também ajude àqueles que você não conhece. Se voluntarie para fazer compras para os idosos do seu prédio, acompanhe-os ao médico caso você possa e auxilie-os com o que mais for preciso.
Este é um momento estressante para todos nós, mas os idosos precisam de uma atenção especial. Portanto, certifique-se que está fazendo tudo que pode por eles.
Saiba mais :