Como alcançar a maturidade emocional
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A maturidade emocional é o objetivo que cada pessoa deve visar, talvez o único de todos os objetivos possíveis. Muitos acreditam que têm a maturidade emocional necessária para enfrentar qualquer situação sem que isso provoque um desequilíbrio em suas vidas. A questão aqui é entender os critérios que a definem.
Ter maturidade emocional é o manifesto de uma maturidade real, assim como de ter alcançado o desenvolvimento pessoal desejado consigo mesmo. Aqui a idade é o menos importante. Portanto, ser uma pessoa emocionalmente madura não é o mesmo que maturidade a nível físico.
Você sabe o que é maturidade emocional?
A maturidade psicológica é um conjunto de experiências e decisões de uma pessoa que determina essa condição. Com a maturidade uma pessoa desenvolveu as habilidades de se adaptar ao ambiente, de ter empatia com os outros, de analisar uma situação de forma justa e de controlar as emoções a fim de atingir os propósitos e objetivos com sucesso.
A maturidade neste nível é a melhor ferramenta que você pode ter para que sua vida atinja sua própria evolução pessoal.
Qual é o aspecto de uma pessoa madura?
Se seu desejo é ter uma vida plena, a partir da paz, a melhor coisa a fazer é alcançar um estado de maturidade suficiente que lhe permita fazê-lo. O caminho nem sempre é fácil e, no entanto, é certamente o caminho mais rico e interessante que você pode tomar.
Portanto, aqui mostramos como é uma pessoa madura para que você possa ter um guia de aprendizado.
Deixe para trás as reclamações e as críticas
Uma pessoa madura não passa sua vida criticando os outros, pois tem uma vida muito mais rica do que tudo isso. Como uma pessoa madura você sabe quando é hora de se afastar dessas pessoas que só trazem negatividade à sua vida. Fique longe!
Lembre-se de que à medida que você atingir uma maior maturidade, sua vida interior também se refletirá em sua vida exterior.
A capacidade de se empatizar com seu ambiente e com os outros. Você se torna parte da consciência da unidade deixando para trás a consciência da dualidade.
Quando você compreender os outros, como parte da consciência de unidade que nos une a todos, isso o ajudará a ter a capacidade de compreender a si mesmo.
Empatizar é a capacidade de compreender o que acontece com as outras pessoas sem influenciar negativamente sua vida, mantendo seu equilíbrio.
O interessante é que, ao contrário do que seu ego possa fazer você acreditar, ser empático com os outros o ajudará a conhecer-se melhor. Uma pessoa com maturidade emocional é uma pessoa que ama incondicionalmente, independentemente de rótulos e circunstâncias. Isto torna mais fácil se mover na direção que você escolheu.
A pessoa madura tem a capacidade de tomar suas próprias decisões e assumir as consequências de suas ações. Além disso, as pessoas maduras sabem como ouvir os outros, sem necessariamente serem influenciadas por seu ambiente. Elas também são pessoas mais equilibradas.
Saber controlar a raiva e a angústia ajuda a ter uma vida mais calma, assim como a se sentir mais respeitada. Não é necessário levantar a voz para ser ouvido. Primeiro “por seus atos você os conhecerá” e também sabemos que “falar mais alto não faz com que se fale mais alto”. A pessoa madura sabe a importância de ser coerente no pensamento, na palavra e na ação. Suas vidas estão alinhadas com a energia do Universo.
Portanto, a questão é: como podemos alcançar a maturidade emocional na prática?
Seja uma pessoa mais observadora, porque observando os outros você se descobre a si mesmo. Pense que sua vida exterior, o que você vê, é um reflexo de sua vida interior.
Uma pessoa madura sabe como aceitar seus erros
Ser capaz de reconhecer nossos erros é uma grande virtude porque aceitar seus erros significa aprender e, portanto, ajuda você a amadurecer.
Amadurecer significa dar um passo à frente todos os dias de nossas vidas. Lembre-se de que todos os dias aprendemos algo novo, por mais insignificante que possa parecer para você.
Adeus zona de conforto, tanto quanto possível. Quando você sair de sua zona de conforto, você terá que aprender e testar cada aprendizado. Esta é a melhor maneira de acreditar emocionalmente. Lembre-se disso!
E acima de tudo, não se esqueça de confiar em si mesmo e no Universo!
Saiba mais :