Alquimia Interior e a busca pela expansão da consciência
Nos dias de hoje, através da Alquimia Interior, procura-se transformar a pesada estrutura da realidade que nos cerca num despertar espiritual, através da expansão da consciência.
Na Idade Média, os alquimistas procuravam descobrir o Elixir da Vida e a Pedra Filosofal. Um seria capaz de curar doenças e garantir a tão desejada vida eterna, enquanto a outra poderia ser utilizada para transmutar qualquer metal inferior em ouro, um sonho para muitos.
Nos dias de hoje, através da Alquimia Interior, procura-se transformar a pesada estrutura da realidade que nos cerca num despertar espiritual, através da expansão da consciência. Trata-se de um processo de transformação interior, em que elevamos a nossa consciência para que cumpramos o nosso propósito.
Para a Alquimia Interior, o seu campo de trabalho é o homem.
Cada pessoa é vista como um grande laboratório, onde ocorrem os mais diferentes processos. É no ser humano que acontece e existe tudo o que precisa ser transmutado. Hoje, tal como os antigos alquimistas continuamos à procura da Pedra Filosofal. Mas o nosso desejo é que ela possibilite a transmutação do homem velho, com os seus antigos padrões e crenças, feito de chumbo, num homem novo, que irradia luz, feito de ouro. No fundo, é simples. É transformar o nosso interior, através da alteração de estados de consciência, permitindo que sejamos luz.
Alquimia interior e a desconstrução da aprendizagem
Mas para que a alquimia aconteça no nosso interior, é necessário que o homem esteja ligado ao Divino, de uma forma consciente, numa forte conexão espiritual. E aqui encontramos o Elixir da Vida dos tempos modernos: através da ligação com o Divino, sentimo-nos integrados com o Universo e compreendemos que somos eternos. É nesse sentido que a desconstrução da aprendizagem pode ser um ponto de partida para quem quer iniciar-se na Alquimia Interior.
Ao longo da sua vida, é natural que o ser humano se agarre às suas próprias interpretações do que é certo e errado, construindo várias camadas de verdades pessoais. Todas essas camadas impedem que se viva de acordo com a sua própria essência. É necessário, então, expandir a visão.
Na medida em que se alarga o campo de perceção, ou seja, a forma como vemos o mundo (nós e os outros), é preciso também desconstruir antigos padrões. Esse processo de desconstrução permite ao ser humano atuar fora dos padrões preestabelecidos. É igualmente importante que haja disponibilidade para que sejam abandonados o raciocínio tradicional, dando assim abertura para a construção de uma nova lógica.
Através da Alquimia Interior, é possível criar um canal entre o homem e o Divino e trabalhar para uma realidade onde os seres apresentem uma consciência mais elevada. Deixamos algumas sugestões de como poderá expandir a sua consciência:
- Abandone julgamentos e juízos de valor. Cada um está a trilhar o seu próprio caminho;
- Medite e ore. Abra os portais do mundo espiritual e encontre um maior equilíbrio entre corpo, mente e espírito;
- Ame sem reservas. A base de tudo é o amor. Só através dele é que seremos capazes de evoluir;
- Pratique a gratidão. Experimente despir-se de padrões e veja o mundo como se fosse pela primeira vez e agradeça!;
Perdoe, viva o presente e deixe o seu ego morrer de fome.
Saiba mais :