O Amor na Bíblia – “O amor é paciente, o amor é bondoso”
O amor está em falta nos dias em que vivemos, cada vez mais assolados pela violência e encurralados pela necessidade de sermos bem sucedidos esquecemos mais e mais a palavra que nos manda amar e nos manda perdoar. Cristo veio ao mundo para redimir nossos pecados e para que pudéssemos ter uma chance real de viver eternamente. Não apenas isso mas ter a chance amar de verdade e sermos fraternos com o mais necessitados e nosso próximo. Na Bíblia existem centenas de citações sábias, sobre o amor e como procedermos em nossa vida com amor e sabedoria.
O Amor no antigo testamento da Bíblia:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Clique aqui: Como estudar a Bíblia ? Veja dicas para aprender melhor
Coríntios 13:4-7
Somente nesse trecho da bíblia temos resumidos quase todas as lições que podemos tirar do amor e do que é pode ser o amor.
1. “O amor é paciente, o amor é bondoso” : o amor não apenas aquele sentimento que nos leva às alturas quando estamos apaixonados
se dá nos momentos de maior dificuldade, pois ele requer paciência de seus devotos, requer que passe por provas para saber se é verdadeiro ou apenas fruto de um chama temporária, entenda, amor nunca é euforia amor sempre é uma chama perene e leve.
O amor é bondoso, com todos é doce, quando olhamos para um morador de rua com compaixão ou tentando sentir as dificuldades em viver naquela situação, isso é o amor bondoso, não o amor que dispensamos aos nossos colegas de culto ou missa, o amor quer ser bom e ser bom é trabalhoso, demanda tempo, demanda entender o outro de uma maneira que você só teria paciência para entender a si mesmo.
2. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha : Ele não sente a necessidade de ser igual ao outro, ou ter o que o outro tem, o amor admira, o amor respeita e desperta respeito. Não cobiçar o que pertence ao próximo, não achar que a grama do vizinho sempre é mais verde, procurar as coisas dentro de si e achar a beleza em você mesmo, essa é a essência do amor.
O amor é humilde e não se agrada de grandes atos, o amor de agradá de pequenos gestos, tolera e perdoa, o amor vê o outro com piedade.
3. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor:
O amor respeita ao outro e procura entender as diferenças mesmo que pareçam tão distantes do seu cotidiano, o amor sempre é sereno e quando você se exalta já não está mais com Deus, perdeu-se o vínculo com a divindade da Bíblia. Manter-se calmo é sempre uma forma de prestar homenagem à Deus. O amor perdoa, o amor saber ler além das palavras ditas, o amor tem coragem de olhar além das palavras e gestos.
4. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade: Sentir alegria por algo que ruim que se sucedeu ao seu próximo é tudo, menos amor, é tudo menos o amor bíblico, então de que adianta passar horas aos domingos em missas e cultos se você não controla seus maus impulsos? O amor se alimenta da compaixão, e pelo trabalho duro em busca do aperfeiçoamento da vida através da verdade e não da mentira
5. “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” O segredo do amor é a força, ter força para recomeçar e força para continuar mesmo após duras perdas de pessoas queridas, ou situações difíceis, o amor tudo supera, mesmo no sofrimento e na dor, o amor sempre vence, não importa quão dolorosa seja a situação que vocês está vivendo neste instante, apegue-se ao amor apegue-se à vida e Deus resolverá tudo.
Clique aqui: O que diz a bíblia sobre o pecado?
O amor na Bíblia, novo testamento
“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. João 4:8
Existe maior citação do amor bíblico do que essa? amar, segundo o evangelho de João, é o único caminho para se chegar à Deus, porque Deus é o amor, quem não ama não conseguirá chegar ao Salvador, quem não ama também não enxerga ao Pai, como alguém pode querer ver o criador, quando o criador é feito de Amor, se não sentimos o amor não podemos ver a Deus, podemos passar semanas dentro de igrejas orando e jejuando, se não praticarmos o amor em nossa vida, de nada adiantará, pois será uma fé morta, uma fé que não alcança à Deus, pois não existe fé sem obra.
Saiba mais :