Animais têm alma? Existe um céu para eles?
Os animais têm alma? Quem nunca se perguntou sobre isso provavelmente já deve ter feito uma questão dialeticamente contrária, como: “Será que os animais vão para o céu?”. Bem, esta questão está sendo respondida há muito tempo, por meio de pesquisas científicas e novos estudos religiosos que se baseiam na Bíblia.
Então os animais têm alma como a nossa?
Essa pergunta, atualmente, é respondida negativamente, a alma dos animais é diferente da alma humana, entretanto os dois “tipos” de almas possuem diversas semelhanças. Muito dependa da espécie do animal para que possamos analisa-las.
De modo geral, a alma caracteriza os sentimentos, desejos e conhecimentos de um ser. Assim, tanto nós como um cachorro temos alma. O cachorro tem sentimentos pelo seu dono, o golfinho tem o desejo de emitir sons com vibrações específicas para cada um de sua família e, o macaco, tão próximo do ser humano, é capaz até mesmo de jogar o jogo da memória ou imitar o comportamento humano.
O elefante, por exemplo, além de ter uma memória notável, reconhecendo pessoas e situações de vários anos passados, é também um dos animais que conseguem se reconhecer num espelho, tendo a consciência de sua própria existência enquanto animal.
Talvez o que mais difira esta consciência da alma é o fato da fala e da irracionalidade. Os animais não conseguem estruturar discursos lógicos e seguirem a razão para se protegerem de tudo, por exemplo, tanto é que eles não podem participar de debates políticos nem conseguem se atentar quando estão em certos tipos de perigo.
E a fala, que talvez seja o principal, eles não têm uma língua comum entre si, apenas um sistema de comunicação, como o das abelhas que se comunicam por cheiros e movimentos de asas para a produção do mel.
Clique Aqui: Céu dos animais: para onde os animais vão após a morte?
Os animais têm alma, então!
Sim, eles têm e, provavelmente, vão para o céu. De certo eles lá chegarão de uma maneira diferente, mas isto não impede que digamos que eles também estarão por lá.
É difícil, de todo modo, negar a existência de alma quando um animal dá a vida por nós ou quando salva um bebê num incêndio, etc. Os animais talvez, mesmo irracionais, tenham uma alma muito mais doce e caridosa do que boa parte da humanidade.
Saiba mais :