Entendendo “O Apocalipse” – o livro da revelação
O Apocalipse, também conhecido como “O livro da Revelação” ou “Apocalipse de João”, é um livro da Bíblia escrito pelo Apóstolo São João no ano 100, na ilha Patmos. Ele foi documentado no formato de carta, para as Igrejas da Ásia Menor. Os cristãos viviam tempos tenebrosos, com as perseguições romanas.
Segundo o cristianismo, o Apocalipse é a revelação divina de assuntos que permaneciam em segredo por um profeta escolhido por Jesus. Ele é um livro complexo e intrigante, muitas interpretações já foram dadas ao Apocalipse, com diversos erros, de acordo com a Igreja.
Em que condições foi escrito o Apocalipse?
O Apóstolo São João foi exilado na ilha de Patmos, devido às perseguições do imperador romano Domiciniano aos cristãos. Segundo a Igreja, São João não é o autor de Apocalipse, mas apenas o escritor, que transcreveu o livro ditado por Jesus. É citado duas vezes ao longo do livro que o conteúdo foi revelado por anjos, em nome de Jesus. Nesta época, os cristãos eram zombados pelos judeus por esperar a volta de Jesus Cristo. Foi um momento propício para animar e confortar o povo de Cristo com uma nova escritura.
O que descreve o Apocalipse?
O livro do apocalipse narra o fim dos tempos, quando haverá o julgamento dos homens por Deus. Ele fala sobre desastres cósmicos e utiliza números e simbologias para isso. A Igreja acredita que o Apocalipse não descreve literalmente o futuro, mas representa diversas realidades através de diferentes símbolos. O Apocalipse representa o passado, presente e futuro da Igreja. Ele diz que o sofrimento e a luta serão inevitáveis pelo homem antes da ressurreição, que trará vitória e salvação.
Qual o seu simbolismo?
Existem alguns significados definidos para o simbolismo do Apocalipse. O dragão representa as forças malignas contra o reino de Deus; o Cordeiro represente Jesus Cristo, Vigem Maria, a mulher ou a Igreja; o império é representado pelas duas feras; a fera é o símbolo de Nero; a Roma dos pagãos é a Babilônia; as coisas nefastas são representadas pelo número três e meio e as roupas brancas simbolizam a vitória. Estes símbolos podem variar, como Jesus Cristo, que também é representado por um cavaleiro ou o “filho do homem”.
Qual a mensagem do Apocalipse?
O livro do Apocalipse tem grande importância na tradição judaico-cristã-islâmica. Ele divulga símbolos como o dia do Juízo Final, a ressurreição dos mortos, o inferno, o céu e diversas crenças expostas de forma não tão explícita. O principal da mensagem do Apocalipse é que os justos serão recompensados e que Deus é o grande Senhor da nossa História. Os desastres narrados não devem ser considerados literalmente, não podemos deixar algumas pessoas se aproveitarem de fatos que acontecem atualmente para dizer que estamos vivendo o Apocalipse. Deus é misericordioso e o nosso sofrimento será recompensado com a renovação da natureza e a ressurreição dos mortos.
Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.
Saiba mais :