Aridez espiritual: o que fazer?
A aridez espiritual é um processo negativo que acontece quando começamos a perder a fé ou esfriamos nossas crenças religiosas, nos sentimos tristes indo à igreja ou falando do amor de Cristo. Isto pode acontecer com todos nós e deve ser visto com muita seriedade.
Este tipo de fenômeno é comum quando temos dentro de nós questões a serem resolvidas, como a desconfiança, traumas e até mesmo pecados encobertos.
Aridez espiritual por pecados
Muitas vezes nos tornamos frios e nos afastamos dos caminhos do Senhor devido a pecados graves que são encobertos por nós mesmos e – até mesmo – por outros tipos de pecados que nem nos damos conta.
Às vezes, estamos cometendo um pecado gravíssimo e não pensamos na gravidade deste. Assim, o recomendado é que saibamos refletir sobre tudo o que estamos fazendo, a fim de verificar realmente se não estamos pecando para esta frieza e aridez espiritual.
Clique Aqui: Tratamento espiritual durante o sono: como descansar o espírito?
Aridez espiritual por dúvidas
Uma outra causa muito comum para este afastamento são as dúvidas que temos quanto às veracidades da religião e do cristianismo, por exemplo. Será que Deus realmente existe? Estes tipos de questionamentos podem confundir o nosso espírito.
Nestes momentos, precisamos ter em mente que essas questões devem ser resolvidas conosco mesmos. Também é interessante que procuremos a ajuda de algum líder religioso, para podermos conversar e entender se é este tipo de vida que queremos seguir. Muitas vezes, eles nos ajudam a pensar melhor, assim como também considerar outros pontos.
Clique Aqui: Como fazer uma limpeza espiritual da casa com casca de laranja
Aridez espiritual: por que devemos nos preocupar?
Como vocês podem supor, qualquer tipo de aridez espiritual deve ser tratado. Isso porque ela cria manchas e muita tristeza em nossos corações. Quando começamos a nos afastar e esfriar nosso relacionamento com Deus, nos tornamos seres melancólicos e insatisfeitos com a vida.
É muito comum que pessoas com aridez espiritual sejam mal-humoradas e reclamem de tudo, sobretudo quando o assunto for igreja. Elas sempre vão falar mal das autoridades religiosas e questionar os dogmas de determinada religião.
Se você conviver ou estiver vivendo este período em sua vida, lembre-se que quando tratamos algo com respeito, é neste momento que nos tornamos mais receptivos para entende-lo melhor. Assim, todas as dúvidas e questionamentos se tornarão mais claras e você encontrará um oásis neste imenso e isolado deserto.
“4. Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5. Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. 6. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” (Filipenses 4.4-7)
Saiba mais :