Artemísia: propriedades medicinais e aplicações
Artemísia é um gênero de plantas com várias espécies e diversas propriedades medicinais. As plantas do gênero artemísia são aromáticas e podem ser utilizadas na aromaterapia, como óleos essenciais, ou como alimento na forma de temperos aromáticos ou chás para tratar e aliviar sintomas de muitas doenças. Pode ser utilizada para combater vermes, melhorar a digestão ou estimular a secreção biliar e a menstruação, por exemplo.
Dentre os efeitos adversos, a artemísia tem propriedades abortivas e, por isso, deve ser evitada por mulheres grávidas.
Tipos de artemísia
Conheça os diferentes tipos de artemísia e suas propriedades medicinais:
-
Artemísia abrotanum
Nome popular: abrótano.
Principais propriedades medicinais: vermífuga, reduz os gases intestinais e diminui a retenção de líquidos, por isso é muito indicada para pessoas com ascite e retenção hídrica.
-
Artemísia absinthium
Nome popular: losna, absinto, erva-santa ou erva-dos-vermes. É utilizada para a produção do absinto, uma bebida alcoólica.
Principais propriedades medicinais: vermífuga, antidiarréica, melhora a digestão, combate azia, náuseas e vômitos e é abortiva.
-
Artemisia annua
Nome popular: erva-de-são-joão
Principais propriedades medicinais: antiinflamatória, antiespasmódica, calmante, digestiva, diurética e combate vermes, como lombrigas e oxiúros.
-
Artemísia dracunculus
Nome popular: como estragão ou erva-dragão.
Principais propriedades medicinais: estimula o apetite, combate vermes, favorece a digestão gástrica e reduz os gases.
-
Artemísia camphorata
Nome popular: cânfora ou cânfora-de-jardim
]Principais propriedades medicinais: descongestionante das vias respiratórias, combate a inflamação do sistema imunológico, reduz a dor nos nervos, é calmante e antiepiléptica. Possui óleos essenciais que aliviam a coceira de picadas de inseto e pode ser usada para aliviar dores musculares.
-
Artemísia vulgaris
Nome popular: artemísia-verdadeira, artemísia-comum e flor-de-são-joão.
Principais propriedades medicinais: melhora a anemia, a digestão, combate vermes, regula a menstruação, tem ação analgésica e antiinflamatória, por isso combate dores, como cólicas menstruais e dor de estômago.
Leia também: Como usar a alfazema e aproveitar suas propriedades medicinais?
Como usar a artemísia
A espécie mais indicada e a forma de uso para o tratamento de cada doença varia. Por isso, é fundamental que um médico, nutricionista ou fitoterapeuta seja consultado para a prescrição correta dessa planta medicinal. Abaixo você encontra algumas aplicações da artemísia:
Chá: infusão com 5 a 15g de folhas ou flores em 1 litro de água fervente por 10 minutos. São recomendadas 2 xícaras ao dia, antes ou após as principais refeições.
Compressa: molhar uma gaze ou pano com o chá ou suco das folhas amassadas sobre a parte da pele a ser tratada, como picadas de insetos ou ferimentos leves.
Misturada ao álcool (uso externo): ideal para tratar dores musculares e contusões.
Artemísia na aromaterapia
O óleo essencial de artemísia tem ação calmante e relaxante. Seu uso ajuda a controlar o ciclo menstrual e seus sintomas, como cólicas, dores abdominais e enjôos. Pode ser considerado um equilibrador hormonal anti-estresse. O óleo pode ser passado na pele em casos de eczema, acne e psoríase, pois estimula o crescimento de células saudáveis.
Saiba mais :