7 símbolos místicos poderosos e seus significados
Os símbolos místicos são utilizados em rituais, eles são instrumentos e cada um representa algo importante para o que está sendo feito. A palavra “símbolo” é de origem grega e significa exatamente isso, é a realidade visível de algo que está invisível.
7 Símbolos Místicos: conheça a sua simbologia
No misticismo existem diversos símbolos, os símbolos místicos estão sempre presentes nos rituais e são essenciais para que eles aconteçam. Alguns símbolos são conhecidos em todos os lugares, são símbolos populares, já outros, são compreendidos apenas dentro de um grupo específico.
Os símbolos místicos e suas representações podem ser intensificados diante de sua relação com o meio que está inserido. Conheça alguns símbolos e seus significados:
Ankh, a Cruz egípcia
Para os egípcios, esse símbolo representa a vida, o conhecimento cósmico, renascimento e o intercurso sexual. Em alguns lugares também é conhecida como a “Cruz Ansata”. É utilizada em rituais de encantamento e fertilidade e todo faraó levava consigo uma cruz junto a suas narinas, para adquirir a imortalidade.
Essa cruz era muito encontrada em hieróglifos, seu significado também está atrelado a uma chave, como se fosse à chave que abre os portões que separam a vida e a morte. Também era muito comum encontrar esse símbolo em pirâmides mortuárias dos faraós.
Círculo
O círculo é universal. Representa o movimento cíclico de tudo que está no universo e das energias.
Olho de Hórus
Representa o olho do deus Hórus, cultuado pelos egípcios. Também representa as energias solares e lunares e é utilizado para a proteção espiritual.
Pentagrama
Esse é um dos símbolos místicos mais poderosos e um dos mais populares entre os bruxos e magos. O pentagrama é uma estrela de cinco pontoas que representa os elementos: ar, fogo, água e terra. Na wicca, que é uma legião de bruxos, o símbolo é bastante comum e costuma ser desenhado com a ponta pra cima.
Selo de Salomão/Hexagrama
Esse poderoso símbolo mágico simboliza a alma humana. É utilizado por magos e bruxos para a conjuração de espíritos, purificação e para reforçar poderes psíquicos. Trata-se de um hexagrama, dois triângulos entrelaçados.
Sua forma representa a evolução e involução, o triangulo que aponta para baixo representa a involução das energias mais boçais, e o triangulo que aponta pra cima indica a ascensão dos seres em processo de evolução com o objetivo de se divinizar. Também é utilizado como um amuleto de sorte representando o enlace perfeito entre o feminino e o masculino e a compreensão entre os sexos.
OM
Esse é o símbolo universal da Yoga e quando é pronunciado seu poder se potencializa e costuma ser reproduzido em mantras. É considerado um tipo de vibração divina para a criação do universo. Sua força e seu poder estão atrelados à divindade.
Suástica
Esse símbolo é muito conhecido e é um antigo símbolo religioso formado pela cruz grega com seus braços em ângulos retos. Sua maior popularidade se deu por ter sido adotada pelo nazismo, mas antes desse acontecimento, a suástica era um símbolo sagrado de sorte e saúde em alguns lugares da Europa.
Existem muitos símbolos místicos e o poder de cada um deles está associado ao seu grupo pertencente e a sua representação na terra.
Saiba mais :