Ás de Copas e o Significado nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Só podemos evoluir através do coração. Sem o filtro das emoções, a sabedoria nunca se completa, fica limitada a conhecimento. O Ás de Copas, que inicia a sequência do elemento Água, indica o momento em que encontramos uma abertura no coração, permitindo que nossa vida emocional e espiritual se renove.
O Ás de Copas e seu Significado no Tarot
Há algo de generoso e tocante nessa carta. O Universo nos oferece um cálice sagrado. Temos a sensação de que a oferta vem do Divino porque a Água está em movimento a partir de uma fonte de abundância eterna, fluindo continuamente em cinco cursos, vertendo para baixo em direção a um corpo de água em cuja superfície as flores aquáticas se abrem.
No alto, uma pomba branca – símbolo da paz, que no Cristianismo leva à associação ao Espírito Santo e no paganismo está associado a Vênus – deposita uma hóstia dentro da taça. As flores aquáticas, tal como o lótus e a vitória-régia, são uma alusão ao processo de purificação e evolução espiritual: suas raízes precisam mergulhar no lodo, os caules se desenvolvem submersos em água, e finalmente a alma se revela abrindo as pétalas para a luz.
O lago que recebe a água representa receptividade, fertilidade, intuição e o próprio subconsciente psíquico. O cálice é um símbolo poderoso, carregado de significados. Como recipiente, é símbolo do feminino receptivo. Na linhagem Wicca celta, constitui o útero sagrado. No Cristianismo, temos a referência transcendental do Santo Graal. No baralho comum, as copas são simbolizadas por corações: nosso próprio coração, a ser preenchido pelo amor.
Numa tirada, esta carta é positiva para entrar em contato com emoções. Não sabemos ainda quais tipos sentimentos vão emergir do profundo mar psíquico onde eles ficam dormentes. Tudo o que nos afeta emocionalmente é considerado “afeto”, portanto, assim como a flor de lótus acima mencionada, até ela se abrir, encaramos o lodo e enfrentamos a turbulência das águas.
O Ás de Copas propicia a energia que uma pessoa precisa absorver para se deixar tocar intimamente, em conteúdos muito pessoais. O autoconhecimento requer um mergulho, mas pode nos libertar de medos, angústias, e nos levar à realização do nosso Self. Vamos trabalhando a capacidade de amar a nós mesmos, e com isso podemos amar o próximo. Sem o Ás de Copas não estabelecemos – nem cultivamos, nem celebramos – vínculos afetivos significativos. Nada entra, nada sai. O trabalho realizado a partir do Às de Copas permite abrimos nosso coração aos outros.
Também pode ser um chamado da espiritualidade – já refletiu sobre como o Amor pode transformar sua vida espiritual? Na série de Água a espiritualidade não se encontra na religiosidade institucionalizada, mas no sentido de transcendência que você pode experimentar ao mergulhar no fluxo profundo da vida, onde suas dúvidas são ressignificadas e encontram não uma explicação, mas um sentido. Se puxou esta carta, isso indica que você estará propenso a encontrar o Sagrado em qualquer forma que ele possa assumir, e estabelecer com ele um diálogo transformador.
O Ás de Copas também tem a ver com se apaixonar. Na série de Água esse processo não se dá pelo entusiasmo e a atração do elemento Fogo, mas como uma conexão. Não é superficial, mas um fenômeno que realmente nos desarma e abre para receber algo ou alguém de fora. O sentido da entrega e da confiança em Água conecta nosso eu mais íntimo e profundo àquilo que sentimos que pode preencher esse cálice até que ele transborde.
A jornada do coração começa aqui.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo