Ás de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Este arcano inicia a sequência do Elemento Ar, onde acompanhamos a jornada dos processos mentais em direção à consciência. É de longe a sequência que mais se abre a desequilíbrios, equívocos e infelicidade, mas paradoxalmente traz implícita a promessa de se encontrar paz. Confira tudo sobre o Ás de Espadas!
Ás de Espadas e seu Significado no Tarot
Nesta primeira carta da série, a espada é apresentada ereta e brilhante, empunhada por uma mão firme que sai das nuvens. Sua lâmina parece soltar faíscas. Como alusão à própria cabeça, morada dos pensamentos, a espada está coroada. Coroar nossos pensamentos significa lapidar nossa mente moldando a realidade para o Bem.
Dois ramos pendem da coroa. O da oliveira, à esquerda, indica a possibilidade de encontrar paz. O ramo de palmeira, do lado direito, sugere a resiliência e vigor para enfrentar adversidades – palmeiras são seres primordiais do reino vegetal, que em sua própria forma se assemelham à imagem do Ás de Espadas. No horizonte, montanhas representam a qualidade elevada a que o Ar se destina, quando passar em todos os testes.
Não basta empunhar a espada. O poder vem depois. Este é o mais volátil dos elementos. O Ar concebe tudo o que você “acha” que compreende. Se você pensar bem sobre qualquer coisa, vai se sentir bem. Se pensar mal, isso vai provocar uma reação contrária e vai se sentir mal.
Não é um elemento em que se pode confiar cegamente – não acredite em tudo o que você pensa. Sua mente pode instituir falsas verdades o tempo todo. Mas a espada também é símbolo da justiça: ajustamento é enquadramento correto através da clareza mental. É preciso atravessar o desfiladeiro de conjecturas que a mente cria e onde facilmente nos perdemos. A espada é a arma que possuímos para atravessar esse território – vasto e impalpável, de fronteiras movediças – mas a própria espada para nos defendermos no reino do Ar é feita de Ar. É a mente observando e corrigindo a si mesma.
Numa tirada, o Ás de Espadas simboliza que você está em vias de começar a compreender a raiz de seu poder pessoal. Internamente, esse processo pode começar com uma ideia, uma “pulga atrás da orelha”, uma vontade de conhecer a verdade por trás das coisas.
Externamente, começa com um evento de sincronicidade, embora difícil de pontuar precisamente, porque parece uma linha mágica conectando pontos que antes estavam dispersos: “um encontro com alguém que tocou num assunto que se liga a um fato que levanta a dúvida quanto a uma oportunidade… Correntes de Ar são difusas. Siga o “coelho branco” dos insights.
Você também pode estar inclinado a enveredar por um novo caminho intelectual. Um enorme campo de estudos pode estar se abrindo diante de você.
Aqui você começa a reorganizar suas prerrogativas objetivamente. Se você passou por um período de angústia quanto a que rumo tomar, clareie as questões sem se envolver pelas ramificações problematizantes que elas suscitam. Se tem evitado uma decisão que deixa você esgotado só de pensar a respeito, agora pode trazer para o foco a lógica e o discernimento. É hora de começar a fazer justiça, colocar a vida no devido lugar. Você pode assumir o comando sobre isso, e restaurar a confiança em si mesmo.
Esta é uma carta de aptidão. Aceite a responsabilidade que vem com isso. Razão e Verdade.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo