As melhores formas de celebrar o aniversário segundo a Umbanda
Na Umbanda, normalmente cada pessoa tem 2 aniversários: o de nascimento físico e de nascimento espiritual. Veja como celebrar essas importantes datas.
O aniversário na Umbanda
Não existe na Umbanda uma regra na comemoração do aniversário natalício, mas exalta-se essa data como um dia de profundo agradecimento aos nossos pais (sejam eles carnais ou aqueles que nos criaram) e aos nossos orixás e entidades que nos deram à luz. Devemos lembrar deles e prestar uma homenagem, mesmo que a mais simples, que ela terá um grande valor de gratidão para aqueles que amamos e que nos amam tanto. Já o aniversário espiritual é aquele que marca o dia em que a pessoa se iniciou na Umbanda, a celebração da entrada da luz e de bênçãos em sua vida. Por isso, tanto a Umbanda quanto o Candomblé prestam homenagens também neste dia.
Leia também: Umbanda – veja o significado das cores das rosas nos rituais
Celebrando o dia do nascimento
Veja nossas sugestões para celebrar o seu nascimento, seja ele natalício ou espiritual:
1- Faça uma oração de agradecimento aos seus orixás ou seu anjo da guarda logo que você acordar.
2- Acenda uma vela branca para cada um dos seus orixás de cabeça principais. Deixe a vela queimar até o fim.
3- Acenda uma vela branca para cada uma das suas entidades regentes (tanto os Exús, Pombagiras, Pretos Velhos, Caboclos, etc)
4- Não se esqueça também dos Erês que te protegem, acenda uma vela azul e outra rosa, agradeça pelo seu dia e pelo dom da vida e faça os pedidos mais urgentes que o seu coração mandar.
5- Tome um banho de descarrego com sal grosso para fazer uma limpeza espiritual e tirar toda energia negativa, começar o ano com energias renovadas.
6- Faça uma pequena oferenda aos seus orixás e oferendas, mesmo que seja uma coisa simples, mas não deixe de fazer.
Celebre o seu aniversário, abrace os amigos e as pessoas importantes para você, mas sem nunca esquecer de agradecer pelo dom da vida, e por toda a luz e abertura de caminhos providenciadas pelos seus orixás e entidades da Umbanda.
Saiba mais :