3 formas de inserir a atenção plena na sua vida de empreendedor
A vida como empreendedor pode ser muito conturbada. Existem incêndios diários para serem apagados, listas intermináveis de coisas a serem feitas e relacionamentos a serem construídos, fora e dentro da empresa. O empreendedor está sempre em busca do crescimento de sua empresa e também dele próprio. Com tantas coisas para pensar e fazer, pode ser muito difícil praticar a atenção plena na rotina de quem empreende.
Ter a sensação de que você está sendo puxado para centenas de direções diferentes não é apenas uma constante, mas também uma forma de conquista. Quando você está tentando se concentrar em tantas coisas ao mesmo tempo, consegue dedicar o seu tempo e atenção a cada uma delas? Provavelmente, sua resposta é não.
A prática da atenção plena pode ajudar muito ao direcionar seu escopo e encontrar clareza em suas decisões. É um grande desafio aplicar a atenção plena na construção de um negócio, mas ainda assim é muito importante. As coisas podem dar errado, mas a capacidade de dar um passo atrás, fazer um balanço do que se passou e aprender com as falhas é essencial para o sucesso de qualquer empresa.
Independente do que você já ouviu falar sobre atenção plena, fazê-la se tornar parte da sua vida não precisa ser uma tarefa difícil. Reservar apenas cinco minutos todos os dias pode te ajudar a ser um líder mais presente e eficaz. Veja a seguir, três formas de inserir a atenção plena na sua vida de empreendedor.
“A atenção plena não é complicada, só precisamos nos lembrar de fazê-la”
3 formas de inserir a atenção plena na sua vida de empreendedor
Seja grato
Uma das ideias centrais da prática da atenção plena é que somos todos suficientes. Como fundador de uma empresa, facilmente fazemos comparações, ficamos impacientes e desenvolvemos pensamentos negativos – principalmente ao nos compararmos com outros negócios que prosperam mais do que o nosso. Em vez disso, agradeça pelo quão longe você chegou. Isso não significa que você não deve querer que sua empresa seja competitiva. Mas, que não importa o que os outros realizem, você sempre deve dar um passo atrás e reconhecer o que alcançou, para focar em seus próximos objetivos.
Pratique a generosidade para ter mais Atenção Plena
Normalmente, pensamos em generosidade no contexto de dinheiro ou tempo, mas quando se trata da atenção plena, estabelecer a intenção de ser generoso com empatia e compaixão pode ter impacto nas pessoas e na energia ao seu redor. Com uma rotina agitada e altos riscos constantes, os fundadores tendem a não perceber quando entram em um espaço no qual a energia que estão gastando não é produtiva para si ou para sua equipe. Ser generoso, entendendo e perdoando, cultiva um local de trabalho melhor e mais equilibrado, onde todos podem se esforçar e assumir riscos. A longo prazo, isso não somente permite que você se concentre de forma mais clara no trabalho que ainda precisa ser feito, mas também estimula a criatividade e o crescimento da sua empresa.
Se permita sentir
Os fundadores costumam ser ensinados que não podem ser emocionais e nunca devem desmoronar. Ou, caso mostrem emoções, as únicas aceitáveis são alegria e raiva. Na verdade, nos ambientes de alta pressão, como em sua própria empresa, todo tipo de emoção pode surgir e isso não é ruim. O que pode ser prejudicial é você tentar reprimir todas elas.
Em um painel do Squad Talks, sobre mindfulness e meditação, Steve Schlafman, sócio da Primary Ventures, compartilhou que “a meditação não é a ausência de pensamentos e sentimentos, é o reconhecimento desses pensamentos”. A ideia de se permitir sentir sugere uma alternativa para você reconhecer e lidar com suas emoções, não importa quais sejam.
Para concluir, ser consciente como empreendedor está ligado a encontrar o equilíbrio entre agitação e paciência. Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, é fácil você sentir que está sempre atrasado. Porém, ao praticar gratidão, generosidade e aceitação ao longo do seu caminho, vai se alcançar a atenção plena e aproveitar todo o seu talento para o crescimento da sua empresa.
Saiba mais :