O que significa autoconsciência e como ela nos ajuda?
Você sempre se envolve nos mesmos tipos de relacionamento e se arrepende? Está sempre cometendo os mesmos erros? Possui comportamento autodestrutivo? Sente um grande vazio em relação a sua vida? Você costuma magoar as pessoas sem nem perceber? Tem dificuldade para perceber o que você realmente precisa ou deseja? É muito impulsivo? Discorda da opinião que as pessoas possuem sobre você sempre?
Tais comportamentos indicam que você precisa desenvolver melhor a sua autoconsciência. Possuir autoconsciência é o mesmo que ser capaz de fazer uma reflexão íntima para ficar ciente dos seus próprios sentimentos, pensamentos, comportamentos e impulsos.
Quando somos autoconscientes passamos a ter um autoconhecimento mais profundo, a ter mais compaixão com nós mesmos, evitar conflitos repetidos e conseguir ter mais empatia com o próximo. Faz parte da autoconsciência conhecer os aspectos mais básicos sobre você mesmo, como o que faz você funcionar, suas crenças, seus hábitos até a compreensão do seu lado mais complexo como seus conflitos internos, como você deseja ser visto pelo outro, etc.
Clique Aqui: Conheça 5 formas de estimular o autoconhecimento infantil
O que acontece quando a autoconsciência não está desenvolvida?
Quando ela não está desenvolvida, ficamos presos em padrões tóxicos porque estamos acostumados a viver no automático, afinal, imagina se ações como respirar, piscar, etc fossem conscientes? Logo, biologicamente, já estamos programados a não ter a autoconsciência desenvolvida, contudo, sempre podemos aprender e melhorar nossa vida. Por isso algumas ações que temos inconscientemente podem ser autodestrutivas.
Um exemplo: a Ana é uma pessoa que sempre briga com os outros e acredita que isso acontece porque ela é “perseguida” e ela mesma não percebe suas dificuldades na hora de se comunicar. Durante uma briga, após interromper sua irmã várias vezes, a irmã simplesmente fala: “Você nunca me deixa falar, já percebeu que você está sempre brigando com todos porque ninguém consegue falar com você? Você não respeita ninguém! ”. Nesse momento, Ana percebeu um traço na sua personalidade em que ela nunca se deu conta, ela teve um momento de autoconsciência e agora ela pode se esforçar para melhorar sua comunicação.
Quais os benefícios que possuímos quando desenvolvemos nossa autoconsciência?
Quando passamos a ter mais noção sobre “quem somos exatamente”, conseguimos ser mais autênticos, passamos a ser mais cuidadosos com nós mesmos, temos mais facilidade de superar vícios, mudar hábitos e comportamentos, e se torna mais fácil conhecer qual o nosso propósito da vida. A autoconsciência também pode nos ajudar a melhorar nossos relacionamentos pois conseguimos agir de maneira mais pacifica, nos tornamos mais confiantes e evitamos mais a auto sabotagem. Assim a autoconsciência faz com que seja mais fácil de identificar problemas e então começar a agir para mudar. E assim, cada vez mais ter uma vida mais leve e agradável.
Ações para te ajudar a se tornar mais autoconsciente
Passe mais tempo ouvindo a si mesmo
Comece pensando sobre o que você se orgulha em você mesmo, nas suas conquistas, no que você gosta da sua personalidade, etc. Quanto mais conhecedor sobre si mesmo você se tornar, mais facilidade você terá na hora de tomar ações de acordo com seus valores e propósitos. Também faça isso com suas fraquezas e defeitos, pois assim você terá mais consciência sobre o que você precisa melhorar, o que você deve evitar, etc.
Para te ajudar nesse momento de reflexão, é uma boa ideia você ter um diário para ir anotando e até mesmo escrever sobre coisas do futuro como seus planos, etc. Anotar como você se sentiu durante os dias também ajuda a você começar a perceber o que lhe remete determinados sentimentos. Por exemplo, você iria perceber que sempre que seus amigos do trabalho almoçam sem você, você se sente abandonado, pois você notou que sempre fala disso no seu diário.
Um outro método interessante é observar seus pontos de tensão e rigidez, se você estiver sempre cerrando os punhos ou mandíbula, isso significa que você está com raiva; se você sente muito incomodo nos ombros, você deve estar estressado. Assim, analise em quais situações você sente alguma diferença no seu corpo, para então decidir o que fazer sobre isso.
Conversar internamente também pode ajudar, você pode ficar em frente ao espelho para fazer isso e observar suas feições inconscientemente para determinados assuntos. Por exemplo, se pensar em alguém que te irrita e automaticamente você “junta” as sobrancelhas ou então em alguém que você gosta e você sorrir no mesmo instante.
Não esqueça de se atentar a quando você protelar demais. Se distrair é ótimo e super saudável, porém feito em excesso, isso significa que você pode estar buscando viver fora da realidade, o que significa que você tem um problema mal resolvido com você mesmo.
Veja o que os outros tem a dizer sobre você e vice-versa
Muitas vezes não conseguimos enxergar determinadas coisas e por isso é mais fácil alguém de fora perceber por ser mais “imparcial”. Então perguntar qual a percepção sobre você para alguém íntimo como um dos seus melhores amigos, um conselheiro, etc., pode ser muito enriquecedor durante esse processo. Contudo faça isso com alguém que você tem certeza que será sincero.
Primeiro, se prepare emocionalmente para não ficar chateado ou irritado com quem vai te ajudar nesse processo, depois peça para essa pessoa lhe falar seus defeitos e qualidade, e assim vá analisando em como você pode melhorar. Quanto mais pessoas te ajudarem nesse processo, melhor serão os resultados.
Outra técnica que pode ajudar é analisar o que te incomoda ou que você julga nas pessoas pois isso provavelmente é algo que você não gosta em você mesmo e projeta para os outros, e isso faz com que você se incomode muito.
Leia, pesquise, faça terapia, faça testes, etc
Praticar a autoconsciência é um exercício diário, então sempre aprenda maneiras de se conhecer através de outros recursos como leitura, filmes, terapia, etc. Muitas vezes isso é só o que falta para percebemos algum problema que passamos e não estamos conscientes dele.
Saiba mais :