Autopiedade: 11 sinais de que você se considera vítima
Tem dificuldade em aceitar uma situação ou circunstância em sua vida? Reflete sobre seus problemas constantemente? Sente-se sombrio e deprimido por causa do que já passou na vida? Se sente uma vítima com frequência? Tem um desejo inexplicável pela simpatia e condolências dos outros? Provavelmente, você é uma pessoa com pena de si mesmo e que sofre de autopiedade.
O que é autopiedade?
É um sentimento exagerado de pena pela própria vida, posição ou circunstância. A maioria de nós experimenta autopiedade ao longo de toda a vida e, embora possa servir como um mecanismo de defesa que nos ajuda a aceitar ou alterar posteriormente nossas circunstâncias, muitas vezes criamos um hábito tóxico de ter pena de nós mesmos.
Quando a autopiedade se torna um hábito, ela não apenas impede o progresso que fazemos na vida, mas cria ciclos autodestrutivos de sabotagem da sua própria vida.
Clique Aqui: O perigo do vitimismo e também da negação da vítima
11 sinais de que você tem piedade de si próprio
“A autopiedade é nosso pior inimigo e, se nos rendermos, nunca poderemos fazer algo sábio neste mundo.” Helen Keller
Você é uma uma pessoa com pena de si mesmo? Descubra ao ler os 11 sinais de autopiedade abaixo.
-
Você acha difícil rir da vida e de si mesmo
Levar a si mesmo muito a sério e achar difícil rir de suas dificuldades e derrotas é um sinal revelador de autopiedade.
-
Você tende a desejar drama
Na verdade, você pode ser uma rainha do drama e tende a ter um traço melodramático. Geralmente, isso decorre de tipos extremistas de pensamento (por exemplo, mentalidades em preto e branco, tudo ou nada).
-
Você tende a desejar simpatia
A autopiedade é tão viciante, porque nos dá o prazer momentâneo de ser apoiado, cuidado e emocionalmente mimado. Essa é uma maneira perigosa de desenvolver laços emocionais e conexões com outras pessoas.
-
Você tende a ser um individualista
A autopiedade é uma das maneiras mais eficazes de se manter separado e independente dos amigos, familiares e pessoas ao seu redor.
-
Você tende a ser uma pessoa orientada para o passado
Algumas pessoas vivem no presente, outras no futuro e outras ainda no passado. A autopiedade está ligada a mentalidades focadas no passado que se dedicam à situações antigas.
-
Você tem baixa auto-estima
Pessoas com baixa auto-estima tendem a desejar a aceitação e o carinho de outras pessoas como uma maneira de se sentir melhor consigo mesmas. A história de vida trágica que a autopiedade cria é uma excelente maneira de angariar apoiadores.
-
Você tem um temperamento melancólico
O temperamento melancólico, em particular, é dado a crises de introspecção e profunda introspecção, que podem servir como um terreno fértil perfeito para a autopiedade.
-
No fundo, você não acredita que é digno de amor
Isso decorre da baixa auto-estima e cria um ciclo de comportamento autodestrutivo. A autopiedade é uma das maiores ferramentas para a pessoa autodestrutiva. Cria profecias auto-realizáveis e aliena todas as pessoas que você ama e admira.
-
Você tem um hábito doentio de ser auto-absorvido
De forma muito simples, quanto mais absorvido você for, maior a probabilidade de cair na armadilha da autopiedade.
-
Você tem um forte instinto de luta
Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do motivo pelo qual você escolhe lutar. Quando usado em um sentido negativo, o instinto de luta é usado para lutar contra a vida, para lutar contra a maré e para aceitar a realidade.
-
Você subconscientemente se sente culpado
Muitas vezes, a auto-piedade é uma maneira inconsciente de evitar assumir a responsabilidade por ações ou decisões pessoais tomadas no passado. Quando achamos muito difícil aceitar o erro que cometemos, às vezes tendemos a nos esconder dele, tornando-nos vítimas, em vez de reconhecer e ser responsável. Nesse caso, a autopiedade é o mecanismo de autodefesa perfeito e covarde.
“Rir de si mesmo e da vida. Não no espírito de escárnio ou lamentação de autopiedade, mas como remédio, uma droga milagrosa.”
Conclusão
Sentir pena de si mesmo é normal e, em alguns casos, pode servir como um trampolim natural para o desenvolvimento da aceitação das dificuldades e falhas de sua vida. No entanto, muitos de nós desenvolvemos o hábito da autopiedade, para evitar assumir responsabilidades pessoais, evitar ações ou simplesmente obter formas de afeto e atenção doentias e prejudiciais de outras pessoas.
Se você descobriu que enfrenta esse problema, seja gentil consigo mesmo. Entenda que a autopiedade é um mecanismo para enfrentar a vida que não requer adaptação, mas que você pode remover de sua vida com tempo, persistência e paciência.
Saiba mais :