Ayurveda e a alimentação Sattvica — bem-estar sobre os estados da mente
A alimentação Sattvica é uma das 3 principais dietas inseridas nos conceitos da Ayurveda, dividindo espaço com a dieta de Rajas e Tamas. A medicina Ayurveda tem em seus princípios fundamentais a cura e a obtenção de uma longeva e plena vida através de hábitos diários e alimentares saudáveis.
A Ayurveda atua basicamente sobre três doshas com qualidades particulares: o Pitta, o Vata e o Kapha, onde cada indivíduo tem sua rotina adaptada a tais características. Entretanto, como sempre a predominância se apoia em um dos três nomes, é preciso seguir uma dieta que mantenha o equilíbrio entre eles, de modo a controlar principalmente àquele que tenda a se manifestar de forma mais intensa.
A alimentação Sattvica nos princípios da Ayurveda
Os ensinamentos da Ayurveda conta com 3 dos chamados mahagunas em sânscrito, os quais representam, segundo os preceitos da sabedoria Bhagavad Gita, 3 estados da mente humana. O Sattva sobre o qual é construída a alimentação Sattvica promove e estimula o equilíbrio, pureza, espiritualidade e autoconhecimento. O segundo, que seria o Rajas está ligado ao desejo, apegos, paixões e egoísmo; já o terceiro, representado pelo Tamas, está ligado à inércia, preguiça, embotamento, escuridão e ignorância.
A alimentação Sattvica da Ayurveda tem como objetivo promover o crescimento gradual do Sattva, reduzindo os estados mentais negativos do Rajas e Tamas. Segundo os preceitos indianos, as pessoas de Sattva e que desejam estimular esse mahaguna, devem procurar alimentos que sejam capazes de proporcionar maior longevidade, clareza mental, vitalidade e saúde.
A dieta Sattvica contempla o uso de boa quantidade de frutas frescas adocicadas, cereais integrais, leite orgânico e derivados, mel, tâmaras, legumes e verduras orgânicos. Em grande parte, essa dieta se assemelha a algumas dietas vegetarianas, sendo ainda livres do consumo de alho e cebola.
Alimentos pertencentes ao Rajas e ao Tamas não necessariamente devem ser abolidos por todos os indivíduos, mas seu uso deve ser restrito e devidamente controlado, já que segundo os ensinamentos ayurvédicos, os alimentos Tamasicos, por exemplo, podem ser considerados alimentos sem vitalidade e prejudiciais à saúde física e mental – entre eles estão a carne de vaca e a de porco.
Já os alimentos Rajasicos são menos restritos, pois podem ser considerados estimulantes dos sentidos e da força vital – eles normalmente incluem ovos, peixes, carne de carneiro e aves.
Clique Aqui: Vajikarana – a vital e afrodisíaca terapia da Ayurveda.
Saiba mais :