Ayurveda para crianças: Kapha, o dosha da infância
Segundo o Ayurveda, diferentes estágios de nossas vidas são profundamente influenciados por cada um dos três doshas — Vata, Pitta e Kapha. A infância, que é o primeiro estágio, é governada pelo Kapha dosha, e compreende desde o nascimento até os dezesseis anos.
Sendo assim, mesmo que seu filho possua a predominância de outro dosha em seu biotipo, equilibrar Kapha é fundamental para que ele cresça forte, saudável e consiga manifestar suas qualidades da melhor forma possível durante a vida adulta. Vamos entender melhor como isso funciona?
Ayurveda para crianças: Kapha, o estágio da infância
Cada estágio da vida tem um dosha e, para as crianças, Kapha é a característica dominante. De acordo com o Ayurveda, Kapha é fundamental para construir músculos e ossos em crescimento. Esse dosha é mais lento, sólido, composto por terra e água, e governa aspectos como nossas reservas de gorduras, hidratação e nutrição de tecidos — que são fundamentais para o rápido crescimento e desenvolvimento que caracterizam tão unicamente a infância.
As pessoas de Kapha são pacientes e amorosas. Quando desequilibrado, por outro lado, o dosha é teimoso e relutante em lidar com desafios. Isso pode se manifestar nas crianças em forma de birras, por exemplo.
No Ayurveda, descobrir se uma criança é Kapha, Vata ou Pitta não é a única consideração. Também é fundamental entender que a infância é, por natureza, considerada o estágio Kapha da vida. Isso ocorre porque esse dosha está diretamente relacionado à nossa estrutura física, e é o principal suporte para todos os processos anabólicos que ocorrem no corpo.
Vale dizer ainda que, com o excesso de Kapha, surge uma maior vulnerabilidade a um conjunto de desafios bastante previsíveis. Kapha é lento, pesado, fresco, oleoso, liso, macio, estável e turvo, que, em excesso, pode levar a congestão, tosse, coriza, resfriados frequentes e excesso de muco.
Ainda que seu filho possa manifestar claramente outros doshas em seu comportamento e constituição física, é no estágio Kapha que passamos a esperar essas condições mais do que em qualquer outro momento da vida.
Muitos pais ficam realmente aliviados ao saber que as crianças precisam adoecer para construir sistemas imunológicos saudáveis e fortes. Mas não há necessidade de sofrer com resfriados intensos e frequentes, infecções crônicas ou visitas frequentes ao médico.
A criança de cada dosha, e como equilibrá-las
Encontrar o equilíbrio é um dos maiores desafios em um mundo em constante mudança. E manter-se em equilibrado já é uma tarefa extremamente difícil mesmo antes da chegada dos filhos. Os pequenos também têm seus próprios doshas e desequilíbrios diários, e pode ser complicado descobrir o que fazer para ajudar a estabelecer uma harmonia para eles.
A boa notícia é que as crianças tendem a retornar a um estado de equilíbrio mais facilmente que os adultos. Eles têm a tendência de ver a vida no aqui e no agora, e isso ajuda muito! A verdade é que, em muitos casos, os desafios da criança vêm da frustração e dos desequilíbrios dos pais.
Baseados nos ensinamentos do Ayurveda, as informações a seguir lhe ajudarão a reconhecer as possíveis razões para tais desequilíbrios e fornecerão algumas das ferramentas para permanecer no momento presente com seus filhos.
A criança Vata
Vata é movimento. Pense no ar, em seu fluxo e secura. Seu filho tende a migrar sempre de uma atividade ou pensamento a outro? É distraído facilmente, mas muito criativo? Se você disser que sim, ele provavelmente é um Vata. Esse dosha tem a personalidade flexível e é mais fácil de se equilibrar em comparação aos outros dois tipos.
Segundo o Ayurveda, Vata se manifesta nas crianças como uma estrutura mais leve e apetite irregular. Vata está presente nos pequeninos que tendem a se resfriar com facilidade, ou que apresentam pele seca. O cabelo de Vata é fino e pode ser bem enrolado, enquanto a pele é fina e geralmente se inclina para tons mais escuros.
Vata também se destaca pela rapidez na mente e no corpo, bem como nos altos níveis de criatividade.
No que diz respeito aos desafios, o excesso de Vata geralmente ocasiona preocupação, ansiedade, inquietação física e mental, hábitos alimentares exigentes, dificuldades em adormecer e constipação.
Se o seu filho se encaixar em algumas dessas características, é possível manter o dosha equilibrado por meio de algumas dicas:
- Mantenha a criança aquecida. Os pequenos Vatas podem sentir frio mesmo quando outras pessoas estiverem confortáveis. Mantenha uma jaqueta no carro, mesmo no verão, para estabelecimentos com ar condicionado e seções resfriadas do supermercado;
- Abraços e massagens devem ser frequentes. O toque da mãe ou do pai pode ser um pouco mais importante e fundamental para esse dosha;
- Reduza o feijão, a couve e o repolho, mas permita um pouco mais de sabores doces para a criança Vata. Lembre-se que doce não significa guloseimas. Pode ser mel, frutas e até arroz;
- Use aromaterapia para equilibrar Vata, usando aromas como canela, frutas cítricas, manjericão, lavanda e cravo. Esses cheiros podem ajudar na concentração durante os estudos;
- Decore o quarto da criança Vata usando cores terrosas e tons pasteis.
Clique Aqui : O melhor da estação – alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata
A criança Pitta
Pitta está presente em crianças com uma constituição física moderada, e apetite bastante acentuado. Essas crianças precisam comer regularmente e não toleram pular refeições. Pitta fará com que elas sejam intolerantes ao clima quente, devido a sua tendência a superaquecer.
Os cabelos de Pitta são finos e lisos, enquanto seus olhos são penetrantes. Esse dosha traz na pele e nos cabelos tons avermelhados, bem como a presença de sardas e verrugas.
Quando uma criança tem intelecto afiado e sagaz, fala articulada e mente inovadora, você pode ter certeza de que Pitta está atuando. Esse é um dosha que adora competir e apresenta qualidades como liderança e sinceridade. Por outro lado, pode ficar com raiva num estalar de dedos.
Os desafios associados ao excesso de Pitta incluem tendências a diarreia, inflamações, pele sensível ou facilmente irritável, além da presença notável de algumas emoções agudas, como raiva e frustração.
Quando você pensa em Pitta, pense em fogo. Segundo o Ayurveda, aqui estão algumas maneiras de pacificar esse dosha.
- Permita que a criança de Pitta passe algum tempo sozinha — um pouco todos os dias, se possível;
- Não force a criança a praticar esportes competitivos, pois ela já é competitiva o suficiente. Se puder incentivar o lado calmo dela, ajudará a criar mais equilíbrio. E se você também é Pitta, procure ter em mente que não é você quem está competindo;
- Decore o quarto do seu filho com cores suaves e calmantes, como tons pasteis de azul e verde;
- Use aromaterapia depois da escola e na hora de dormir para acalmar a criança. Pacifique o fogo com sândalo, jasmim, hortelã ou lavanda. Um pouco de óleo no pulso é uma boa alternativa no dia-a-dia e durante as aulas;
- Reduza os alimentos picantes. Como exceção, o gengibre é recomendado e, embora pungente, não agrava Pitta;
- Use água para acalmar o fogo. Quando você sentir que a criança está prestes a “explodir”, talvez seja hora de brincar com água fria. Na escola, sugira que seu filho corra um pouco de água fresca sobre as mãos.
Clique Aqui : Aproveite o verão! Como equilibrar o Pitta com alimentação ayurvédica
A criança Kapha
Kapha pode até dominar os anos da infância, mas isso não significa que seu filho tenha esse dosha predominante. Pitta e Vata se mostrarão, e quanto mais você conhecer a personalidade do seu filho, mais verá essas constituições aparecerem.
Kapha aparece nas crianças como corpos robustos, notável força e resistência. Essas crianças geralmente têm um apetite moderado e digestão mais lenta — mas provavelmente apreciarão genuinamente os alimentos e gostarão de comer.
A pele de Kapha é espessa, oleosa e muito suave, enquanto seus olhos são excepcionalmente grandes e cativantes. Os cabelos de Kapha são espessos, abundantes e geralmente ondulados.
A mente Kapha é muito consistente e compassiva. Não são pessoas facilmente abaladas e podem sustentar um nível impressionante de foco por períodos prolongados. O sono dessas crianças é bastante sadio e também pode ser prolongado.
Quanto aos desafios, o excesso de Kapha inclui a digestão lenta, congestão crônica, letargia, sono excessivo, depressão e aumento de peso.
Ainda que você possa identificar seu filho nessas características, o fato é que cada criança possui seu próprio Prakriti (constituição pessoal). Elas estão crescendo e lidando com desequilíbrios, assim como os adultos. No entanto, saber que Kapha é o estágio predominante na infância pode ajudar muito os pais. Tente aplicar essas dicas nos pequeninos:
- Reduza alimentos que provoquem muco, como leite, queijo, doces e alimentos processados e enlatados;
- Incentive alguma forma de exercício diário. Encontre algumas atividades que toda a família possa praticar em conjunto;
- Tente fazer uma limpeza nasal utilizando um neti pot (pote higienizador) para ajudar a limpar o muco que se acumula durante a noite — uma vez que as crianças são mais propensas a resfriados e corizas. Esse procedimento pode ser um pouco complicado no começo, mas se você mantiver a rotina, será recompensada com a redução de doenças;
- Ofereça às crianças alguns sabores mais picantes durante as refeições. Os adultos tendem a supor que uma criança não come, não gosta ou não pode ingerir alimentos picantes, mas você pode se surpreender. Molhos picantes (especialmente os industrializados) não são as únicas opções de temperos.
No Ayurveda, o pungente é o lado mais picante da vida, mas não necessariamente ardente no paladar. Considere alimentos como gengibre, alho, cebola e rabanete; - Utilize cravo, eucalipto e manjerona como aromaterapia estimulante;
- Ao comprar roupas e decorar o quarto, procure usar cores para equilibrar Kapha, como vermelho, amarelo e laranja.
Clique Aqui : Dosha Kapha e sua alimentação ayurvédica de verão
Saiba mais :