Quem são os baianos na umbanda? Conheça essas pessoas humildes e que limpam energias ruins
Os baianos na umbanda já foram muito renegados e os seus trabalhos vistos de forma não autêntica pela maioria dos umbandistas. Isso é extremamente perceptível ao saber que na literatura umbandista existe muito pouco a respeito dos baianos e, por não estarem ligados a nenhuma linha principal da umbanda, foram colocados para segundo plano.
Ainda assim, os baianos, apesar de muitas vezes esquecidos pelas principais correntes de pensamento umbandista, são muito importantes para a umbanda como um todo por estarem muito conectados e serem profundos conhecedores das ervas e do Axé, a energia vital. Hoje, no entanto, eles estão muito mais conectados a umbanda e extremamente respeitados. Conheça um pouco mais sobre os baianos na umbanda.
Quem são os baianos na umbanda?
Os baianos na umbanda são a representação de um povo humilde e batalhador. Eles são vencedores por terem sido um povo oprimido, fragilizado e que sofreu muito ao longo da vida. Ao mesmo tempo, eles são extremamente alegres e são conhecidos por afastarem os espíritos maus e manterem a felicidade sempre em primeiro lugar acima de tudo.
Apesar dos baianos terem esse nome, não existe uma ligação direta com o estado da Bahia. A ligação que existe, no entanto, é de representarem a sabedoria e conhecimento do povo nordestino, que representam, por sua vez, a formação da nação brasileira como um todo. Eles representam a miscigenação dos indígenas, brancos e negros e toda a inteligência que trazem com essa bagagem de diferentes povos.
Clique Aqui: 10 coisas que (provavelmente) você não sabe sobre a Umbanda
Características dos baianos da umbanda
Apesar de terem o estereótipo de cangaceiros, não são todas os terreiros que colocam essa imagem como símbolo. Os baianos da umbanda, por serem humildes e de origem principalmente nordestina, normalmente tem uma fala bastante arrastada e com sotaque carregado, além de usarem palavras e expressões simples, características da sua origem e criação.
Por serem alegres, são conhecidos por afastarem as más energias e manterem o pensamento positivo mesmo nas adversidades, promovendo assim uma limpeza energética profunda na pessoa que os procuram. Não significa, porém, que eles não estão alí fazendo brincadeiras e, por isso, se a pessoa precisar ser chamada atenção para uma situação importante, o farão com o devido rigor e caráter.
Independente das suas características, é importante sempre estar de ouvidos abertos para os seus conselhos e, ainda mais necessário, é estar com o coração totalmente disposto a mudanças e a aceitar os ensinamentos e guias dos baianos na umbanda. Não mantenha-se no preconceito e esteja sempre disponível para contar as suas necessidades e problemas, eles entenderão e acolherão de forma incrível.
Saiba mais :