Conheça 9 benefícios surpreendentes do banho frio
A prática de tomar banho frio é considerada bizarra por muitas pessoas. Porém, ela começou como uma forma de melhorar a autoconsciência e disciplina, assim como promover a clareza mental e bem-estar físico. A prática do banho frio é antiga e iogues e monges já a praticam há muitos anos. Além do bem-estar físico, acredita-se que os banhos frios ajudam a praticar a não resistência espiritual.
Tomar banho frio não é uma tendência da atualidade. Gregos antigos, russos, monges, nativos americanos e soldados espartanos estavam cientes dos benefícios da água fria. Os tratamentos com água foram redescobertos na Alemanha e nomeados como hidroterapia. Veja neste artigo, 9 benefícios surpreendentes do banho frio.
“Nada melhor que um banho gelado pra saber que estamos vivos”
Os 9 benefícios do banho frio
A maior parte de nós passa a vida protegendo o corpo de qualquer desconforto e com isso, acabamos enfraquecendo-o. Vivemos em uma bolha de controle de temperatura, do ar condicionado no trabalho, aquecedores em casa, condicionadores e aquecedores dos carros. Raramente nos despimos para permitir que a pele respire, exceto ao tomar banho e mesmo assim, fazemos na água quente e confortável.
Se você está aberto a experiências novas, o banho frio é uma ótima opção. Depois de experimentar seus benefícios, o desconforto momentâneo será um preço muito baixo a ser pago ao considerar todas as melhorias físicas, mentais e espirituais. Confira 9 benefícios baseados em experiências e estudos sobre banho frio.
-
Aumenta a conscientização
Ao entrar na água fria, seu coração bate mais acelerado e sua respiração fica mais profunda, por causa do choque experimentado pelo corpo. As respirações profundas são uma forma do seu corpo mantê-lo aquecido e, consequentemente, ocorre a oxigenação do cérebro, enquanto a frequência cardíaca libera adrenalina por todo o corpo. Essa reação aumenta a energia e te ajuda a acordar para começar o dia.
-
Melhora a imunidade
m estudo realizado no Thrombosis Research Institute, na Inglaterra, comprovou que pessoas que tomam banho frio diariamente promovem um aumento dos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate ao vírus. Acredita-se que essa reação esteja relacionada ao aumento da taxa metabólica resultante do seu corpo tentando se aquecer.
-
Aumento da circulação sanguínea
De acordo com o Dr. Joseph Mercola, a água fria melhora a circulação e promove a distribuição do sangue pelos nossos órgãos, melhorando a eficiência das artérias. Maior circulação sanguínea melhora a saúde em geral, diminuindo a pressão sanguínea e limpando artérias bloqueadas.
-
Promove a saúde dos cabelos e da pele
Lavar o rosto com água gelada evita que os óleos naturais da pele sejam removidos. Isso acontece devido ao aperto a frio das cutículas e poros da pele, que também impede que fiquem entupidos. A água fria ainda sela os poros do couro cabeludo, impedindo que fiquem sujos. Além disso, faz o cabelo parecer mais brilhante, forte e saudável, achatando os folículos capilares e aumentando sua capacidade de fixar ao couro cabeludo.
-
Ajuda na recuperação muscular após o exercício
Caso você sofra com dores musculares após o exercício, a água fria pode ajudar seu corpo a se recuperar. Essa melhora na taxa de recuperação muscular pode estar associada ao aumento da circulação sanguínea. Um estudo realizado em 2009, mostrou que atletas que mergulhavam em água fria experimentaram uma redução de dores musculares.
-
Aumenta a tolerância ao estresse
Um estudo feiro em 1994, demonstrou que a exposição ao frio é uma forma eficaz de diminuir os níveis de ácido úrico. Além disso, aumenta a glutationa, um antioxidante que mantém todos os outros antioxidantes em níveis ideais, ajudando-nos a adaptar ao estresse oxidativo repetido.
-
Melhora o humor e alivia sintomas de depressão
O banho frio produz um efeito antidepressivo. Quando os receptores de frio da nossa pele sofrem um choque, enviam uma quantidade enorme de impulsos elétricos para as terminações nervosas periféricas do cérebro. Para aqueles que sofrem com depressão, é uma forma de chocar o sistema deixá-lo acordado.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia descobriu que o banho frio curto estimula a “mancha azul” do cérebro, onde fica nossa principal fonte de noradrenalina, responsável pelo alívio da depressão. Outro estudo em 2008, comprovou que a água fria possui um efeito analgésico e melhora o humor de forma geral.
-
Aumenta a testosterona, energia e fertilidade
O estudo da Thrombosis Research Institute também descobriu que o banho frio aumenta a produção de testosterona nos homens. Isso ajuda a aliviar a depressão e, caso você se exercite regularmente, traz diversos benefícios para a saúde. Além disso, a Universidade da Califórnia em San Francisco descobriu que a exposição a fontes de “calor úmido” (como banhos quentes) reduz a contagem de espermatozoides em 491%. A anatomia física masculina é construída com os testículos pendurados externamente justamente porque o esperma tem pouca tolerância ao calor, por isso, se retraem ou estendem de acordo com a temperatura.
-
Ajuda na perda de peso
Existem dois tipos de gordura em nossos corpo, a branca e a marrom. A gordura branca é o excesso de gordura acumulada por nosso corpo ao consumirmos mais alimentos do que precisamos. A marrom é a gordura boa, responsável por gerar calor e manter o corpo aquecido.
Ao tomarmos banho frio, a gordura marrom começa a queimar para manter o corpo quente. Um estudo realizado em 2009, descobriu que nossa gordura marrom aumenta 15 vezes sua quantidade quando a expomos a temperaturas baixas. Isso pode promover uma perda de até quatro quilos por anos.
Como começar a tomar banho frio
Veja algumas dicas que podem te ajudar a começar a tomar banho frio:
- Tenha em mente que os primeiros 30 segundos são os piores;
- Tome seu banho pela manhã, pois ele te dará mais confiança e energia para o resto do dia;
- Evite oscilar o banho entre água quente e fria, isso não é benéfico e torna a prática mais difícil mentalmente. Se for necessário, tome o banho frio depois do treino, isso pode facilitar;
- No começo, você pode hiperventilar. Use a respiração como uma âncora e concentre-se nas sensações físicas, não em sua mente. Tomar banho frio é um exercício de consciência e não de resistência.
Saiba mais :